1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Meu PET, Minha Vida: Dicas de Decoração para Quem Tem Animais em Casa

Meu PET, Minha Vida: Dicas de Decoração para Quem Tem Animais em Casa

Eles são fofinhos, peludos e muito amados. Se você possui um animal de estimação em sua casa, deve saber que ele acaba se tornando o centro das suas preocupações, e tudo gira em torno dele, inclusive a decoração do imóvel. Para evitar transtornos como alergias e outros pequenos problemas que acabam surgindo quando você tem animais de estimação, existem alguns truques que podem facilitar e muito o seu dia a dia. Em parceria com site Habitissimo nós trouxemos algumas sugestões que podem fazer a diferença para a decoração de sua casa e para o seu bichinho.

casa com animais de estimação

1. Aprenda truques para manter a casa organizada, mesmo tendo animais de estimação

Permita que o animal se sinta acolhido

Se você decidiu adotar um animal de estimação, deve saber que a responsabilidade é enorme, e que ele exige cuidados quase que o tempo inteiro. Por isso, ao pensar na decoração de sua casa, é importante avaliar também as necessidades de seu pet, e procurar fazer com que ele se sinta o mais à vontade possível. Evite o excesso de limites e procure educá-lo de forma que ele saiba por quais áreas pode circular livremente.

animal de estimação bem acolhido e mais feliz

2. O seu animal de estimação precisa se sentir bem acolhido e feliz

Acerte na escolha do piso para não ter problemas na limpeza

Não há como evitar,  uma hora ou outra os animais acabam sujando o piso de alguma forma, e para não se estressar quando isso acontecer o ideal é que você tenha um piso que seja de fácil limpeza. Algumas opções de piso que, além de serem resistentes, são fáceis de limpar, são o porcelanato líquido, o cimento queimado e os revestimentos cerâmicos. Evite optar pela madeira ou pelos pisos de taco, pois esses materiais são mais vulneráveis  a apresentar machas e arranhões, ficando  com a aparência envelhecida.

pisos para animais de estimação

3. Se você tem animais de estimação em casa é necessário que escolha pisos mais fáceis de limpar

Evite as manchas de patinhas nas paredes

As marcas de patinhas são tão fofas que muita gente decide até mesmo tatuá-las. Porém, quando elas se apresentam nas paredes de sua casa essa fofura pode não ser tão interessante. Como é praticamente impossível evitar que isso acabe acontecendo, o mais recomendável é que você pinte as paredes com uma tinta acrílica, que pode ser facilmente limpa com um pano úmido caso o animal resolva deixar a marca dele registrada em algum lugar.

evite manchas de patinhas nas paredes

4. A tinta acrílica é mais recomendada para casas com animais de estimação

Reserve um cantinho só para ele

Assim como nós, os animais também precisam de um espaço só para eles, onde possam se sentir confortáveis e protegidos. Escolha um local fixo para deixar a casinha de seu pet, os potes de ração e água e os brinquedos dele, assim ele saberá que ali é um espaço reservado para ele. O ideal é que você já apresente esse lugar desde o primeiro dia em que o bichinho chegar na sua casa, assim será muito mais fácil a adaptação.

casinha de cachorro na decoração

5. O seu pet precisa ter um cantinho especial só para ele dentro de sua casa

Escolha os tecidos laváveis e resistentes

Seja no sofá, na cama ou nas poltronas, os bichinhos adoram dormir em lugares quentinhos de preferência forrados por tecidos. Para evitar estresse na hora de fazer a limpeza, o ideal é que você já cubra os móveis com um tecido que seja fácil de lavar e ao mesmo tempo resistente, assim basta trocá-lo periodicamente e evitar o acúmulo de pelos no local.

cachorro em cima do sofá

6. Com bichinhos em casa é necessário que você opte por tecidos resistentes e fáceis de lavar

Invista na limpeza frequente

A melhor forma de evitar o acúmulo de pelos e sujeira que inevitavelmente os animais irão deixar  em sua casa é pegando pesado na limpeza. Para isso, o ideal é optar pelo aspirador de pó no lugar da vassoura, porque ela acaba levantando os resíduos no ar e fazendo com que eles se acumulem sobre os móveis e objetos decorativos. Se por acaso seu pet fizer as necessidades fisiológicas fora do lugar correto, primeiro as remova para depois aplicar uma mistura de água, vinagre e detergente no local.

decoração provençal com cachorrinho deitado

7. É necessário caprichar na limpeza quando se tem um animal de estimação

Diga adeus ao mau cheiro

Não é pelo fato de você ter decidido adotar um pet que necessariamente irá precisar conviver com o mau cheiro. Existem algumas formas simples de deixar o ambiente com um odor mais agradável, e a primeira delas é garantir uma boa circulação do ar. Além disso, você pode apostar em odorizadores de ambiente e borrifar uma mistura milagrosa nos sofás, cortinas e tapetes, basta misturar em um recipiente 1 litro de água, 1/4 copo de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, 1/4 de vinagre branco e 1 colher de sopa de amaciante.

vasilha de madeira para a ração do animalzinho

8. Saiba tirar odores ruins que o seu pet pode deixar no ambiente.

Invista em segurança

Se você morre de medo só de pensar que poderia acontecer algum acidente com seu animal de estimação, então investir em segurança deve ser a sua prioridade. Procure isolar todas as áreas que ofereçam algum risco para os seus pets, instalando grades nas janelas e nas varandas e evitando o acesso dele a locais a piscina ou próximo do fogo. É sempre melhor investir na prevenção do que ter que lidar com um acidente.

grades para seguranças dos animais de estimação

9. Invista em segurança para evitar que seu pet sofra algum acidente

Pense no cantinho do banho

Além de ser um cuidado com a saúde do animal, o banho também ajudar remover os pelos soltos e resíduos de poeira que ficam acumulados sobre a pele dele, por isso o ideal é que você tenha um cantinho de sua casa destinado ao banho dos seus pets. Esse espaço pode ficar dentro do banheiro ou no quintal, da forma como ficar mais fácil para a sua organização.

cachorrinho tomando banho

10. O seu animalzinho de estimação precisa ter um lugar apropriado para tomar banho

casa com animais de estimação

11. A casa pode ser bem organizada e limpa, mesmo tendo alguns animais de estimação.

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Sala para games escritorio fechado

Sala Especial para os Gamers: Transforme os Ambientes de Sua Casa

Elementos típicos praianos ficam ótimos na decoração de casa de praia Foto de Carro de Mola

Ideias de Decorações para sua Casa de Praia

Animais para apartamento cachorro no sofá

Animais para Apartamento, Qual o Ideal?

Decoração neon com luminária em formato de flamingo Foto de Você Precisa Decor

50 Inspirações de Decoração Neon para Festas e Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz