1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Móveis: +100 Modelos Lindos e Dicas Para Decorar Toda a Casa

Móveis: +100 Modelos Lindos e Dicas Para Decorar Toda a Casa

Se tem uma coisa que todos nós amamos fazer é transformar a decoração da casa, não é mesmo? Afinal, é por meio dessa mudança que conseguimos renovar nossas energias e trazer muito mais estilo e personalidade ao espaço. Há quem prefira mudar apenas os móveis de lugar, enquanto outros desejam trocar por completo o estilo do cômodo. 

Pensando nisso, se você está em busca de inspiração para transformar um ou todos os ambientes da casa, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, você irá conferir diversas dicas valiosas de decoração, bem como, inúmeras opções de móveis de podem complementar sua sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto, escritório, banheiro e área externa. Inspire-se!

Os móveis para casa decoram e trazem conforto
1. Os móveis para casa decoram e trazem conforto. Fonte: Inside Arquitetura e Design

Móveis: Peças que complementam e trazem conforto para a decoração

Com muito estilo e criatividade, é possível decorar todos os cômodos da sua casa com móveis elegantes, confortáveis e funcionais. Isso porque, além de agregar beleza os móveis são responsáveis por otimizar a organizar os diferentes espaços do imóvel.

Por esse motivo, antes de realizar a compra dos móveis é importante estar atento quanto a área disponível do cômodo, incluindo a posição das janelas e portas, para que a disposição dos móveis possa ser feita de forma harmônica, preservando inclusive o espaço para a circulação de pessoas. Como dica procure deixar uma distância de 70 cm entre os móveis para que você e os demais ocupantes da casa possam se locomover tranquilamente.

Confira 6 dicas para escolher com qualidade os móveis para sua casa

  1. Avalie o tamanho do cômodo que será decorado: anote todas as medidas do cômodo que será decorado, bem como, a disposição de janelas e portas do espaço;
  2. Simule a disposição de móveis: planeje a decoração e pense nos móveis que possivelmente irão fazer parte do cômodo, alinhe todos no espaço e observe o espaçamento entre eles;
  3. Defina o estilo e a paleta de cores dos móveis: as cores dos móveis devem se harmonizar com o estilo de decoração que você deseja imprimir no cômodo, pois caso contrário haverá uma desconexão visual;
  4. Opte por móveis multifuncionais: armários multiuso, sofá-cama, puffs baú, estantes e gaveteiros são alguns exemplos de móveis multifuncionais que podem complementar a decoração e auxiliar na organização do cômodo de diferentes formas;
  5. Preencha espaços vazios: os móveis feitos sob medida, também conhecidos como móveis planejados são perfeitos para preencher espaços vazios de um ambiente. Por isso, se você observar algum cantinho perdido na casa não deixe de investir nestes móveis;
  6. Observe a proporção de móveis no ambiente: evite deixar áreas muito cheias e outras muito vazios com móveis.
Mesa de madeira rústica e banco com estampa escura
2. Mesa de madeira rústica e banco com estampa escura. Fonte: Quitete & Faria

Vale destacar, que o cuidado deverá ser redobrado caso você esteja em busca de móveis para casas e apartamentos pequenos. Se este for o seu caso, a dica aqui é optar por móveis planejados e embutidos multifuncionais em tons claros, pois as cores claras tendem a dar a sensação de amplitude no cômodo, deixando-o muito maior do realmente é na verdade.

Como escolher os melhores móveis para cada ambiente da casa

Com muito planejamento é possível encontrar os móveis perfeitos para cada ambiente da sua casa. Afinal, no mercado há uma infinidade de modelos de móveis com formatos, tamanhos, cores, acabamentos e funções diferenciadas. Logo, não é difícil encontrar pessoas com dificuldade de encontrar a peça ideal para o seu espaço. Diante disso, separamos abaixo algumas dicas para que você possa escolher os melhores móveis para cada ambiente da casa.

Móveis para sala

Seja para relaxar com a família ou receber amigos, uma coisa é certa: a sala de estar é um dos cômodos mais usados dentro da casa. Por essa razão, a escolha dos móveis deve trazer conforto e versatilidade para o cômodo. 

Dentre os diversos móveis que podem compor uma sala de estar podemos destacar a presença do sofá que pode ser um sofá de canto, sofá 2 lugares, sofá retrátil, sofá retrô entre vários outros, a poltrona e puffs que acomodam confortavelmente os moradores e visitantes da casa, o rack e o painel para TV que serve de base para a televisão e demais equipamentos eletrônicos, o aparador e a estante que auxiliam na organização, assim como, a  mesa de centro e mesa lateral que servem de apoio para objetos decorativos como vasos, luminária, porta retratos.

Sofá com tecido neutro e vaso moderno decorativo
3. Sofá com tecido neutro e vaso moderno decorativo. Fonte: Cosentino

Móveis para sala de jantar

Quem tem a oportunidade de ter uma sala de jantar na sua casa, sabe o quanto é especial poder realizar suas refeições junto da família ao entorno da mesa de jantar. Afinal, esse é um espaço que reserva muita descontração. Por isso, para ter um ambiente funcional e harmonioso é preciso avaliar os espaços disponíveis para encaixar os móveis para sala de jantar. 

No mercado, alguns móveis para sala de jantar são considerados essenciais como é o caso da mesa de jantar, cadeiras e buffet. Na decoração, a mesa de jantar e as cadeiras são as protagonistas do ambiente, por isso a decoração do espaço deve girar em torno dessas peças. A partir disso, é possível incluir o buffet, responsável por servir de apoio e organizar diversos utensílios de cozinha como travessas, bandejas e aparelhos de jantar.

Móveis claros trazem harmonia para a decoração desse ambiente integrado
4. Móveis claros trazem harmonia para a decoração desse ambiente integrado. Fonte: Ticiane Lima

Dependendo do tamanho do projeto é possível incluir até outros móveis para sala de jantar como a cristaleira e o carrinho bar, móvel dedicado para a preparação de drinks e organização de garrafas.  Dica extra: para aqueles que contam com um ambiente integrado com sala de jantar e sala de estar, procure utilizar tapetes para setorizar os ambientes.

Móveis de cozinha

Higiene, luminosidade e organização devem fazer parte da sua cozinha. Logo, não é por menos que grande parte dos projetos contam com a presença de móveis de cozinha feitos sob medida. Isso acontece, uma vez que os armários de cozinha planejados se encaixam perfeitamente no ambiente trazendo funcionalidade para todos os cantinhos perdidos desse cômodo.

Vale destacar que a presença desses móveis planejados permitem também o encaixe perfeito dos demais eletrodomésticos como geladeira, fogão e microondas. Neste espaço, os organizadores de gavetas também estão presentes, pois eles auxiliam principalmente na organização dos talheres.

Os móveis planejados cozinha permitem o encaixe perfeito dos eletrodomésticos
5. Os móveis planejados cozinha permitem o encaixe perfeito dos eletrodomésticos. Projeto por Fernanda Renner

Móveis para quarto

Nada como repousar no quarto depois de enfrentarmos um longo dia, não é mesmo? Logo, esse ambiente deve conferir conforto e funcionalidade para os demais moradores da casa. Por isso, seja um quarto de solteiro, quarto de casal, quarto infantil ou quarto de bebê a escolha dos móveis devem ser feitas com atenção.

Cama, guarda roupa, mesa de cabeceira e penteadeira são alguns exemplos de móveis que podem compor um dormitório. No entanto, cada espaço decorado requer um toque particular da pessoa que irá dormir nele. Os móveis para quarto de casal, por exemplo, devem imprimir em um único ambiente os gostos de duas pessoas. Por isso, o primeiro passo é entrar em senso comum quanto ao projeto para que o mesmo saia do agrado dos dois.

Os móveis para quarto de casal devem imprimir os gostos das duas pessoas
6. Os móveis para quarto de casal devem imprimir os gostos das duas pessoas. Projeto por Espaço do Traço Arquitetura

Já a escolha dos móveis para quarto de bebê fica a critério dos papais e mamães que estão esperando o nascimento da criança ou das crianças, caso sejam gêmeos, trigêmeos e assim por diante. Berço, cômoda, e poltrona de amamentação são alguns exemplos de móveis para quarto de bebê dados como essenciais.

 Móveis para banheiro

Na maioria dos projetos o banheiro acaba recebendo uma metragem bem menor do que em relação aos demais cômodos da casa. Por essa razão, sua decoração deve ser prática e funcional, afinal, um banheiro organizado facilita muito nosso dia a dia.

Dentre as opções existentes, alguns móveis para banheiro são considerados essenciais como é o caso do gabinete para banheiro, pois nele são guardados os mais diversos itens de higiene pessoal dos moradores. As cubas também são fundamentais nesse espaço e podem ser encontradas em diferentes formatos, tamanhos e cores.

Parede com pastilha e móveis para banheiro de madeira
7. Parede com pastilha e móveis para banheiro de madeira. Fonte: Gislene Lopes

A bancada para banheiro também é um móvel importante, pois além de servir de base para parte dos seus itens de higiene como porta escova de dentes e saboneteira, ela também serve de suporte para os produtos de beleza, nos ajudando. Já as prateleiras e nichos ajudam na organização e complementam a decoração deixando vasos e demais produtos à vista.

Móveis para lavanderia

Ter uma lavanderia bem organizada deixa a rotina de limpeza ainda mais prática e funcional. Por esse motivo, os móveis para lavanderia devem ser bem pensados para que todos os produtos de limpeza fiquem protegidos e seguros tanto do tempo (exposição de sol e chuva), quanto de possíveis crianças e animais que possam estar presentes no local.

O armário multiuso, por exemplo, é um exemplo de móvel coringa para a lavanderia, pois sua estrutura e compartimento já vem com divisórias inteligentes que facilitam a organização dos itens de limpeza. Já as prateleiras no alto da parede deixam à vista produtos de uso constante.

Os móveis para lavanderia embutidos auxiliam na organização do espaço
8. Os móveis para lavanderia embutidos auxiliam na organização do espaço. Fonte: Marília Pellegrini

Móveis para escritório

Nada como ter um espaço dedicado ao estudo ou trabalho dentro de casa, não é mesmo? No entanto, para que este cômodo ajude na produtividade daqueles que ocupam o espaço, a disposição dos móveis para escritório deve ser bem planejada.

Por isso, a primeira dica aqui é começar pelo básico, listando todos os itens principais que devem fazer parte desse espaço. Avalie o tamanho do cômodo também, pois a disposição dos móveis não pode deixar o espaço sufocado. Projetos pequenos, por exemplo, podem contar com a presença de móveis planejados e embutidos, uma mesa e cadeira.

Invista em móveis planejados e embutidos para escritório pequeno
9. Invista em móveis planejados e embutidos para escritório pequeno. Fonte: Espaço do Traço Arquitetura

Móveis para área externa

Uma decoração charmosa e confortável é fundamental para proporcionar bons momentos de relaxamento e contato com a natureza. Se você mora em uma casa com quintal procure investir em móveis para jardim que suportem as ações de sol e chuva durante o dia. Normalmente, os móveis para jardim feitos de PVC, alumínio, e plástico são os mais indicados para essa situação.

Móveis para área externa conta com a presença de mesa de centro rústica e sofá com tecido branco
10. Móveis para área externa conta com a presença de mesa de centro rústica e sofá com tecido branco. Fonte: AR Arquitetura

Agora, em se tratando de um apartamento a escolha dos móveis de varanda podem receber acabamentos mais sofisticados, uma vez que as peças estarão mais protegidas das intempéries. Neste caso, os móveis de varanda podem receber acabamentos em fibras naturais, vime e madeira. 

Dentre as opções de móveis para área externa podemos destacar a presença de uma mesa e cadeiras, poltronas e até um sofá confortável como o sofá 3 lugares. Os garden seats também fazem grande sucesso nesse espaço, por isso sempre que possível invista na compra deles.

Dicas para acertar nas cores e acabamentos dos móveis da casa

Entenda que os móveis podem complementar a decoração de uma casa ou assumir uma postura de peça protagonista dentro de um cômodo. Por essa razão, é importante estar atento quanto ao estilo que se deseja imprimir, bem como, a paleta de cores e acabamentos disponíveis no mercado para que os móveis escolhidos se harmonizem com o restante do espaço.

Se você está a procura de móveis para completar a decoração da sua chácara, sitio ou casa de campo provavelmente os móveis rústicos podem se tornar excelentes opções, uma vez que a madeira traz ainda mais conforto e aconchego para o ambiente.

Decoração industrial com móveis de ferro
11. Decoração industrial com móveis de ferro. Fonte: Pinterest

Agora, saindo do ambiente rural e vindo mais para o estilo urbano, em se tratando de uma decoração mais industrial os móveis de ferro podem complementar de forma especial seu espaço. Pé direito alto, paredes sem pinturas, tubulações aparentes também fazem parte desse tipo de decoração, por isso ao investir em móveis de ferro avalie como essas peças irão se harmonizar com os demais itens decorativos do espaço.

Os móveis antigos trazem personalidade para a decoração
12. Os móveis antigos trazem personalidade para a decoração. Fonte: Pinterest

Para aqueles que buscam uma decoração mais econômica, criativa e até sustentável podem optar pela compra de móveis de pallet, móveis de vime ou móveis em mdf. Já para aqueles apaixonados pelo estilo retrô ou vintage, podem complementar a decoração do seu ambiente com móveis usados, seja herdados de algum parente ou comprado em antiquários.

Confira +88 modelos de móveis que podem decorar sua casa

Móveis clean para sala de estar com mesa de centro planejada e sofá branco
13. Móveis clean para sala de estar com mesa de centro planejada e sofá branco. Projeto por Studio Eloy e Freitas Arquitetura
Sofá estofado e poltronas são móveis para área externa que complementam a decoração
14. Sofá estofado e poltronas são móveis para área externa que complementam a decoração. Projeto por Elmor Arquitetura
Quarto planejado com criado mudo branco e piso de madeira
15. Quarto planejado com criado mudo branco e piso de madeira. Projeto por Juliana Pippi
Cozinha americana com ilha central e móveis planejados
16. Cozinha americana com ilha central e móveis planejados. Fonte: Cíntia Mara Petronetto
Piso com grama e móveis para área externa feitos de fibra sintética
17. Piso com grama e móveis para área externa feitos de fibra sintética. Projeto por Aquiles Nicolas Kílaris
Parede de tijolinho branco e móveis sob medida para cozinha
18. Parede de tijolinho branco e móveis sob medida para cozinha. Fonte: Pietro Terlizzi
Parede de cimento queimado e móveis para banheiro feitos sob medida
19. Parede de cimento queimado e móveis para banheiro feitos sob medida. Projeto por Tetriz Arquitetura e Interiores
Parede com revestimento cinza e móveis para lavandeira feitos sob medida
20. Parede com revestimento cinza e móveis para lavandeira feitos sob medida. Fonte: Revista Viva Decora
Papel de parede florido e móveis para quarto de bebê em tons neutros
21. Papel de parede florido e móveis para quarto de bebê em tons neutros. Fonte: Revista Viva Decora
Papel de parede com listras e móveis planejados
22. Papel de parede com listras e móveis planejados. Fonte: Érica Salguero
Os móveis usados são normalmente herdados pelos familiares
23. Os móveis usados são normalmente herdados pelos familiares. Fonte: Zeta Plus Construtora
Os móveis usados podem ser reinseridos na decoração
24. Os móveis usados podem ser reinseridos na decoração. Fonte: Pinterest
Os móveis rústicos trazem aconchego para a decoração dessa varanda
25. Os móveis rústicos trazem aconchego para a decoração dessa varanda. Fonte: None None
Os móveis sob medida da cozinha aumentam a área de circulação de pessoas
26. Os móveis sob medida da cozinha aumentam a área de circulação de pessoas. Fonte: Vilaville Arquitetura
Os móveis rústicos complementam a decoração da sala de jantar
27. Os móveis rústicos complementam a decoração da sala de jantar. Fonte: Revista Viva Decora 2
Os móveis planejados quarto auxiliam na organização do espaço
28. Os móveis planejados quarto auxiliam na organização do espaço. Fonte: Ana Paula Briza
Os móveis planejados cozinha trazem funcionalidade para todos os cantinhos perdidos no cômodo
29. Os móveis planejados cozinha trazem funcionalidade para todos os cantinhos perdidos no cômodo. Fonte: Revista Viva Decora
Os móveis para varanda se harmonizam com o restante da decoração do apartamento
30. Os móveis para varanda se harmonizam com o restante da decoração do apartamento. Fonte: Cintia Mara Petronetto
Os móveis para quarto de bebê são neutros e se harmonizam com a temática da decoração
31. Os móveis para quarto de bebê são neutros e se harmonizam com a temática da decoração. Fonte: By Arq&Design
Os móveis para escritório planejados auxiliam na organização do ambiente
32. Os móveis para escritório planejados auxiliam na organização do ambiente. Fonte: Pascali Semerdjian Arquitetos
Os móveis modulados são peças já compradas prontas no mercado
33. Os móveis modulados são peças já compradas prontas no mercado. Fonte: Casa e Jardim