1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Organização de cozinhas é chave para funcionalidade

Organização de cozinhas é chave para funcionalidade

Qualquer organização de ambientes parte da adequada separação dos elementos que o compõem, e que não foram descartados, em categorias bem definidas. Após eliminar o que não vai mais compor o conteúdo do recinto (seja doando, mandando para o conserto, ou mesmo jogando no lixo), os agrupamentos devem ser feitos, pois assim você inclusive vê exatamente aquilo que tem e do que pode usufruir mais no seu dia-a-dia (muitas vezes é tanta coisa que nos esquecemos).

 

Veja como investir na organização de cozinhas

 

A organização das cozinhas não é diferente, e aqui a quantidade de itens costuma aumentar. São muitos objetos, portanto a organização se faz indispensável.

O conteúdo é vasto, mas algumas dicas fundamentais sobre organização de cozinhas seguem aqui. Separados os itens segundo funções e finalidades, é hora de organizá-los corretamente. Primeiramente, aquilo que vai à mesa (como louças, pratos, travessas, refratários, talheres, taças) quando mais perto desta estiver acomodado, melhor. Mais dinamismo no cotidiano, ao montar e desmontar.

Pratos, separe e empilhe por tipos, mas não em pilhas enormes por que o risco de danificá-los aumenta. Providencie “meia prateleiras” (de alumínio ou MDF) para dentro de seus armários, em lojas de produtos para organização você encontrará o tipo ideal. Também não faça pilhas grandes com travessas e itens similares, o manuseio fica dificultado (se quiser proteger ainda mais de danos como riscos, coloque algo que proteja entre uma peça e outra, como um pedaço de tecido ou TNT).

Organização de cozinhas é chave para funcionalidade

Organização de cozinhas é chave para funcionalidade

O mesmo vale para as panelas, não as massacre empilhando-as todas dentro de espaços pequenos e mal localizados. Quem perde é você, que as danifica e sofre para acessá-las quando precisa.

Nos armários, com relação a copos, taças, tacinhas de sobremesa, faça fileiras da frente ao fundo com um mesmo elemento, o que também torna prático o acesso ao que quiser pegar. Começar lá atrás com todos os itens mais altos, e vir até a frente colocando cada um por altura é inadequado.

Para os talheres, faça uso de organizadores, que podem ser dos mais simples, de plástico, aos mais elaborados, alguns revestidos de veludo ou mesmo com separadores para cada tipo de peça. Mas ter critério e ordem dentro das gavetas de talheres é fundamental! Ou perderá sempre aquele tempinho para achar exatamente o que quer, e as peças estragarão mais rápido com este jogo constante.

Organização de cozinhas é chave para funcionalidade

Organização de cozinhas é chave para funcionalidade

Acomode as roupas de mesa, toalhas, guardanapos, panos de servir, da forma correta, em gavetas ou nichos específicos, preferencialmente na cozinha (nunca em armários onde tenham outras peças de tecido não destinadas a isso!). Passadas, dobradas e se possível separadas por organizadores de tecido especiais (preze pelo que é seu!).

Eletrodomésticos, se expostos (desde que bem conservados e limpos), precisam estar disponíveis, e não láaa fora do alcance. Alimentos, confira se estão na validade, os mantenha bem fechados e em locais secos, e visíveis (não faça compras gigantes se não tem onde armazenar bem este conteúdo), além de agrupados.

O tema é vasto, mas a dica essencial é: critério! Vamos organizar!

Marina Arruda  é colaboradora da Revista Viva Decora, designer de interiores e designer gráfica, com formação em personal organizer. Mestrado em Comunicação e Semiótica, tendo realizado pesquisa que aborda as relações entre sujeito-objeto e corpo-mente-ambiente, relacionando áreas como design e cognição. 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Cozinha com armário multiuso com fruteira

Armário Multiuso para Cozinha, Quarto e Lavanderia +46 Inspirações

Feng Shui para cozinha americana branca com banquetas e pendentes pretos Projeto de GF Projetos

Feng Shui: Dicas Para Usar na Sua Decoração +18 Inspirações

porta camarão para área de serviço

Dicas para Manter a Área de Serviço Sempre Bonita e Bem Organizada

Armário cápsula com roupas coloridas

Armário Cápsula: Organize Suas Roupas com Minimalismo e Praticidade

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz