1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Paisagismo e Jardinagem. Você sabe a diferença?

Paisagismo e Jardinagem. Você sabe a diferença?

Por Carla Evangelista, Designer de Interiores da Lumiere Designers de Interiores

Podemos afirmar que as áreas verdes desempenham importante função na composição do nosso entorno, principalmente nas grandes cidades, onde o asfalto impera. É cada vez mais notório que a falta do verde contribui para uma qualidade de vida inferior, o que infelizmente não se resume apenas à preservação ambiental, mas que  também afeta diretamente o apelo estético de um determinado lugar.

Decoracao_Viva_Decora_Paisagismo_E_Arquitetura

Imagem daqui

Com o desenfreado crescimento urbano, que ocorre sem planejamento, os moradores desses grandes centros vêm procurando meios de trazer para perto de si o verde que um dia foi naturalmente parte integrante desses espaços. No entanto, o anseio do convívio com plantas e árvores não é privilégio somente dos habitantes das grandes cidades. Pessoas acostumadas a ter grandes áreas verdes como paisagem, também buscam levar para dentro de suas casas um pouco de natureza. É nessa tentativa de trazer o verde para mais perto de nós, de uma maneira harmônica e estética, que o paisagismo e a jardinagem marcam presença. Apesar de terem funções distintas, estão intimamente ligadas e, para o seu melhor desempenho, dependem uma da outra.

Cabe ao paisagista ou ao  arquiteto-paisagista o planejamento da criação (projeto), gestão e preservação de espaços livres, que podem ser internos ou externos, públicos ou privados. A principal função do paisagista é promover a integração do homem com a natureza de uma maneira estética, funcional e que, acima de tudo, proporcione qualidade de vida. Está intimamente ligada à arquitetura, envolvendo criação artística e design.

Decoracao_Viva_Decora_Paisagismo_E_Arquitetura

Imagem daqui

A jardinagem, por sua vez, consiste em um conjunto de técnicas usadas no plantio e manutenção de jardins. Trata-se de uma função desempenhada pelo jardineiro.  É ele o profissional responsável pela implementação e manutenção de um projeto paisagístico, trabalhando em parceria com o paisagista durante esses processos, para garantir o resultado final. Vale lembrar que o paisagismo atua de forma mais ampla que a jardinagem e vai muito além dos jardins internos e externos de ambientes diversos. Pode-se dizer que o trabalho do paisagista é multidisciplinar, englobando não só projetos de jardins, parques e praças urbanas, mas também planos de desenho urbano e de restauro, requalificação e preservação do ambiente da cidade. Além disso, a participação do paisagista é essencial em planos diretores urbanos e estudos de manejo ambiental regional, propostas de tratamento paisagístico de vias urbanas e autoestradas, projetos de recomposição paisagística em escala territorial, programas de educação ambiental e criação de parques nacionais e reservas de proteção a ecossistemas ameaçados.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Área de churrasco aconchegante com mesa de madeira

Área de Churrasco: +70 Ideias Funcionais Para Incluir no Seu Projeto

Casas com piscinas e duas espreguiçadeiras

Casas com Piscina: Dicas, +71 Projetos Incríveis Para Se Inspirar

varanda decorada com seat garden laranja  Foto Ballard Designs

Garden Seat: +55 Modelos Lindos para Decorar a sua Casa

Churrasqueira de vidro com coifa de inox

Churrasqueira de Vidro: O Que é, Tipos, Vantagens e +67 Projetos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz