1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Paisagismo: entenda seus benefícios e soluções

Paisagismo: entenda seus benefícios e soluções

Existe uma série de conhecimentos multidisciplinares abordados num projeto de paisagismo. Numa tentativa de resumi-los pode se citar áreas como botânica, arquitetura, agronomia, matemática, geografia e artes plásticas, que invariavelmente estarão envolvidas na elaboração de um projeto. Logo, o paisagismo é uma atividade que envolve ciência, arte e técnica.

Conheça mais sobre paisagismo

O projeto paisagístico diz respeito a elaboração de toda a área externa, seja ele um projeto de planejamento urbano, residencial, corporativo. Caminhos primários e secundários, áreas sócias, de lazer, de serviço, entrada, saída, tudo isso é alocado e distribuído com harmonia e técnica. Vale ressaltar, jamais com demérito, que paisagismo não é e nem nunca foi o mesmo que jardinagem, embora o primeiro conceito englobe o segundo, mas nunca o contrário.

Com as espécies vegetais pode se criar planos, caminhos, conduzir a visão de visitantes ou limitá-la, pode se emoldurar ambientes, e acima de tudo isso pode se oferecer vida. É claro! Como não ter vida em um ambiente que foi preenchido de espécies com vida própria. Outro fator importantíssimo a ser considerado. Um projeto de paisagismo é um projeto feito em quatro dimensões: as três dimensões cartesianas convencionais mais o tempo. E a adição de elementos vivos ao projeto nos ensina a paciência, pois assim como em nossas vidas, nestes elementos vivos o tempo surti efeitos bons e ruins.

As espécies vegetais ajudam e muito a melhorar o microclima do ambiente. Bairros arborizados são mais bem vistos, pois tem uma ambientação mais acolhedora, agradável e aconchegante. As plantas não ofecerem apenas a sombra, mas também renovam e recondicionam o ar local por meio da sua respiração.

Paredes e tetos verdes, muito em voga, não são apenas fatores estéticos. Servem também de isolantes térmicos destacando as paredes e tetos do meio externo.

O conforto térmico de um ambiente pode variar do agradável ao insuportável se não houver um projeto paisagístico apropriado. Existem até plantas que durante a troca celular absorvem da atmosfera alguns elementos que para nós são poluentes.

Enfim, os benefícios de um projeto de paisagismo na sua residência certamente são muitos. Sem mencionar o conforto térmico supracitado oferecido pela respiração das espécies que ali estão, pela sombra de copas de árvores ou espécies arbustivas, ventilação oriunda de uma distribuição adequada dos ambientes, seu imóvel ainda tem chances de valorizar entre 15% e 30% no mercado. Repare em como os novos lançamentos já abordam esses aspectos com mais ênfase.

Os pontos aqui apresentados valem para construções de todo gênero. Converse com os profissionais que estão participando ou que participaram da obra na sua casa. Nem sempre o ar-condicionado é a melhor saída.

O paisagismo, assim como outras ‘’tendências verdes” do mercado, veio para ficar. Se percorrermos a História, veremos o paisagismo presente nos Jardins Suspensos da Babilônia, e até mesmo antes disso, no entanto só de algumas décadas para cá ele tem se difundido pela sociedade.

Um bom projeto de paisagismo deve criar um espaço bonito, mas não basta apenas ser belo. Tem que prender a atenção do observador, criar surpresas, causar sensações, provocar e agradar os cinco sentidos, ampliar o espaço e ser aconchegante.

 

 

Henrique Vital Valentim

Henrique Vital  é colaborador do Viva Decora e paisagista dedicado a melhorar a vida das pessoas utilizando elementos presentes na natureza que nos cerca.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Jardinagem ferramenta

Jardinagem: Utilize Ferramentas Adequadas no Seu Paisagismo

Varanda gourmet com jardim vertical atrás do sofá Projeto de GF Projetos

Jardim Vertical: 67 Modelos, Dicas e Ideias para Você Fazer o Seu

Piscina pequena infantil em deck de madeira Projeto de Meyer Cortez

50 Modelos de Piscina Pequena para Espaços Compactos

churrasqueira pre moldada pintada lucia vale 9718

Churrasqueira Pré-Moldada: +60 Ideias para Sua Área de Lazer

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz