1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Parede Cinza: +10 Modelos e Dicas para Fazer em Casa

Parede Cinza: +10 Modelos e Dicas para Fazer em Casa

A parede cinza se tornou uma escolha popular no mundo da decoração, servindo como uma base neutra, porém elegante, que se harmoniza com diversas cores. 

Esta tonalidade traz um toque de modernidade aos ambientes e oferece liberdade para explorar cores mais vivas em móveis e decorações. 

Neste artigo, você vai encontrar dicas úteis e uma seleção de fotos inspiradoras, mostrando como a parede cinza pode ser aproveitada para criar ambientes incríveis. Confira! 

Como fazer uma decoração com parede cinza? 

Não tem ideia de como começar a usar a parede cinza no décor? Acompanhe nossas dicas a seguir e aproveite para conhecer projetos de Carolina Gava, Alex Bonilha e Mahely Oliveira, Clarice Semerene, Consuelo Jorge Arquitetos, SP Estúdio, Beatriz Quinelato e Messa Penna Arquitetura

Decoração colorida com parede cinza

1. Parede cinza: aposte em cores vibrantes para móveis, quadros, almofadas e tapetes- Foto: Shutterstock

Com uma parede cinza, você pode ousar na decoração do ambiente e apostar em cores mais fortes e vibrantes. Para criar um ambiente coeso, invista em itens cujas cores se harmonizam. 

Essa paleta pode estar presente em móveis e diversos itens, como quadros, almofadas e tapetes, criando uma composição equilibrada e atraente.

Decoração neutra com parede cinza

2. Parede cinza: destaque para a Torneira Gourmet Colore e cuba Quadrum Tramontina nesta churrasqueira – Projeto Carolina Gava | Foto: Jp Image

Para que o ambiente fique menos monótono, é válido usar tonalidades diferentes tons de cinza. Investir em um papel de parede cinza para colocar mais personalidade no espaço também é uma boa opção. 

Outra dica bacana é criar um projeto de luminotécnico com um profissional. Uma boa iluminação vai destacar diversos elementos, como os revestimentos 3D ou móveis ripados. 

Decoração com papel de parede cinza

3. Parede cinza: use papel de parede cinza damasco para ambientes elegantes, bichinhos e nuvens para quartos infantis – Foto: Shutterstock

 

O papel de parede cinza pode mudar totalmente o estilo de um ambiente, tudo vai depender dos detalhes, acabamento e estampa escolhida para esse revestimento.

Para um ambiente moderno, o papel de parede cinza cai perfeitamente quando tem desenhos geométricos. Em um quarto de bebê ou infantil, por exemplo, prefira os modelos de papel de parede cinza com estampa lúdica como bichinhos e nuvens. 

Já para quem procura uma decoração mais clássica e sofisticada, é interessante investir em um papel de parede cinza do tipo damasco ou com detalhes metalizados. 

Como decorar ambientes pequenos com parede cinza? 

4. Parede cinza: tom de verde e cores acinzentadas se destacam neste projeto intitulado Loft do Designer – Projeto: Alex Bonilha e Mahely Oliveira | Foto: Felipe Araújo/CASACOR

Ao decorar espaços pequenos, paredes cinza claras podem expandir visualmente a área, oferecendo um cenário neutro e versátil.

  • escolha um tom de cinza suave para ampliar o espaço;
  • destaque uma parede com um tom mais escuro para profundidade;
  • prefira móveis multifuncionais para economizar espaço, como sofás-cama ou pufes de armazenamento;
  • use espelhos para criar ilusão de amplitude e refletir luz;
  • invista em iluminação estratégica que simula luz natural;
  • adicione acessórios coloridos ou texturizados para personalidade.

Como decorar uma sala com parede cinza? 

5. Parede cinza: projeto equilibra contrastes, unindo o bruto e o refinado, o frio e o acolhedor em um ambiente aberto e fluido – Projeto: Clarice Semerene | Foto: Joana França/CASACOR

Viva Decora Profissionais
Sendo os ambientes mais sociais da casa, a sala de estar e de jantar precisam de uma decoração especial para valorizar esse cômodo. 

A sala com parede cinza pode ser moderna, clássica, rústica ou industrial, tudo vai depender de quais móveis e objetos decorativos esses ambientes vão receber. Uma dica é considerar o espaço como um todo. 

6. Parede cinza: toques verdes em uma sala espaçosa e moderna – Foto: Shutterstock

Se a sua sala com parede cinza for integrada com a sala de jantar, por exemplo, é importante pensar na harmonia dos espaços. Isso não significa que eles devam ter a mesma decoração. Se a sala é um cômodo separado da casa, você pode ousar mais na decoração. 

Como fazer a decoração do quarto com parede cinza? 

7. Parede cinza: decore com personalidade usando acessórios favoritos – Projeto: Consuelo Jorge Arquitetos | Foto: Denilson Machado/CASACOR

Enquanto a sala é o ambiente mais social da casa, o quarto é o espaço mais íntimo e reservado, por isso, precisa ser decorado com a personalidade de quem vai usar o ambiente.

A decoração minimalista está super em alta e a tinta cinza de parede combina muito com esse estilo. Para dar um toque pessoal, busque elementos que mais gosta e inclua quadros divertidos, luminárias modernas, um tapete que traga mais sensação de conforto entre outros.

Como decorar cozinhas com parede cinza? 

8. Parede cinza: cores e arte na parede desta cozinha de apartamento – Projeto: SP Estúdio | Foto: Denilson Machado/CASACOR

 

Para uma cozinha com parede cinza, comece escolhendo armários e prateleiras em tons neutros ou de madeira natural para aquecer o espaço. Essas cores complementam o cinza sem sobrecarregar o ambiente.

Em seguida, incorpore metais como aço inoxidável ou cobre nos utensílios, eletrodomésticos e puxadores. Eles adicionam um brilho sutil e são práticos para o dia a dia, além de refletirem o estilo contemporâneo da cozinha.

Finalize com toques de cor em diversos locais, como potes, portas ou vasos de plantas. Esses detalhes podem ser trocados sazonalmente para atualizar o visual da cozinha, trazendo vivacidade e personalidade ao espaço cinza.

Como fazer a decoração do banheiro com parede cinza? 

9. Parede cinza: pintura rústica usando tinta ecológica de água e terra, com piso de concreto e vidro reciclado – Projeto: Messa Penna Arquitetura | Foto: Renato Navarro/CASACOR

Para decorar um banheiro com paredes cinza, escolha acessórios brancos ou de tons pastéis para as louças sanitárias e toalhas. Essas cores criam um contraste suave, mantendo a sensação de limpeza e amplitude.

Além disso, incorpore elementos naturais, como madeira ou bambu em prateleiras e suportes. Esses materiais adicionam uma textura acolhedora ao banheiro, equilibrando a frieza do cinza e trazendo um toque orgânico.

10. Parede cinza: Lavabo com revestimento estampado em parede e piso, bancada de madeira – Projeto: Beatriz Quinelato | Foto: Adriano Escanhuela/CASACOR

 Você também pode apostar em plantas ou arranjos florais para adicionar um pouco de cor, tornando o banheiro mais convidativo e relaxante.

Gostou de saber mais sobre decoração com parede cinza? Aproveite a visita em nosso blog e conheça a Viva Decora Shop, um marketplace repleto de produtos para reformar, decorar e construir o seu lar!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Pisos para Cozinha: 8 Modelos Lindos e Dicas de Como Escolher

Banheiro Rústico: Dicas e +10 Modelos Lindos para se Inspirar

Banheiro compacto com Cuba Slim de Apoio Redonda – Salvia

Deca apresenta tipos de cuba no modelo slim ideais para lares compactos

Pedras para Jardim: Tipos, Vantagens e +10 Ideias Inspiradoras

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36