1. Home
  2. Revista
  3. Quarto
  4. Penteadeira antiga na decoração da sua casa

Penteadeira antiga na decoração da sua casa

A história e funcionalidade daquela penteadeira antiga

Item extremamente feminino, mas não exclusivo, a penteadeira foi criada assim como a conhecemos hoje por volta do século XV, na Era do Renascimento. Inicialmente usada apenas pela realeza, aos poucos foi tomando seu lugar também nas casas plebeias, não só pela sua função, mas principalmente pelo o que ela representa.

Os primeiros modelos eram apenas mesas ou aparadores, depois foi incluso o item mais essencial: o espelho. Com o passar do tempo, este foi anexado definitivamente ao móvel, junto com uma bela cadeira ou banco, se tornando uma peça única e desejada por toda mulher. Quem não se sente tentado a ‘dar um tapinha’ no visual, só de ficar na frente de uma penteadeira?

Na verdade, ainda hoje os modelos antigos, estilo Vitoriano, são os mais requisitados, além de itens semelhantes daquela época, como o espelho de mão e a escova oval de pelos. E elas são mesmo as mais bonitas e as mais femininas, no entanto, a penteadeira também teve seu auge nos anos 80, ganhando formas retas e minimalistas da arquitetura atemporal.

 

Uma penteadeira antiga pode ser usada em outras áreas da casa, como na sala de jantar onde o espelho também é utilizado, na sala social como um bar ou na varanda para aparar vasos e bibelôs. Porém não se esqueça de combinar a sua penteadeira antiga com o restante da decoração. Uma dica bem legal é pintá-la com cores alegres, misturando o antigo ao moderno.

A organização é outro ponto importantíssimo, não adianta ter uma bela penteadeira antiga, cheia de história e estilo, abarrotada de coisas. Use organizadores de acrílico, vidro ou cristal para dar um charme ao móvel.

Como qualquer peça arcaica, comprar uma penteadeira antiga pode não sair muito barato, mas você mesma pode criar uma usando uma simples mesa ou escrivaninha, é só emoldurar um espelho oval com uma bela guarnição adquirida em um bom antiquário, acrescente uma cadeira estilo Luiz XV e temas florais, pronto!Outra solução é herdar a peça de alguém, reformar o móvel e deixá-lo com a sua cara.

 

Enfim, a penteadeira antiga pode ser uma grande aliada na decoração da sua casa, não só como ornamento, mas também objeto funcional, aposte nessa ideia!

 

ellen_luz

 

Ellen Luz é colaboradora do Viva Decora e blogueira de moda , formada em Marketing e Propaganda e decoradora amadora nas horas vagas.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

cores para quarto casal com quadros sesso e dalanezi 5108

Cores para Quartos: +60 Ideias para Colorir o seus Ambientes

decoração em tons neutros com tapete de crochê para quarto de solteiro Foto Pinterest

Tapete para Quarto: Saiba Como Usar +73 Modelos

decoração com parede preta para  quarto de casal com closet Foto Pinterest

Quarto com Closet: Saiba como Decorar e Organizar +62 Modelos

Quadro para quarto de bebê masculino

Quadro para Quarto de Bebê: +62 Sugestões Decorativas

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz