1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Pergolado: O Que É, Quanto Custa +10 Modelos Lindos para Fazer na Sua Casa

Pergolado: O Que É, Quanto Custa +10 Modelos Lindos para Fazer na Sua Casa

Você sonha em ter um cantinho relaxante e com uma decoração linda na área externa de casa? E contar com um local para ler um livro ou reunir todo mundo em um churrasco? Se a sua resposta é sim, você precisa conhecer o pergolado!

O pergolado é uma estrutura formada por colunas e vigas que pode servir como uma extensão da casa ou uma construção complementar no jardim, terraço, quintal ou área gourmet

Pode ser apenas um espaço para decorar com flores ou incluir alguns móveis confortáveis. Sofás, poltronas e redes de descanso são perfeitos para o local! 

Interessou pelo pergolado? Descubra como usar e se inspire com projetos de Duda Senna, Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura, Studio Marlene Ricci, Marcelo Diniz, Mateus Finzeto e Deise Pucci, Andrea Pinto Coelho, Pietro Terlizzi e Luciana Bacheschi e Gabriela Pileggi

Quais são as origens e os tipos de pergolado?

A Itália tem tudo a ver com a origem do pergolado por conta da sua longa história com jardins renascentistas e a viticultura. 

Essas estruturas, chamadas de “pergolas” por lá, eram muito usadas nos jardins italianos para criar espaços cobertos ou áreas de sombra, apoiando o crescimento de videiras e outras plantas que escalam. 

Com o tempo, essa ideia de fazer um espaço todo especial e verde foi ficando popular e começou a ser usada não só para as plantas crescerem, mas também para decorar jardins e varandas, dando aquele toque a mais com sombra e beleza natural.

No passado, os tipos de pergolado eram rústicos e feitos apenas em madeira. Porém, hoje você pode montar a estrutura em diferentes tipos de materiais, como ferro, vidro e concreto. Entenda mais a seguir! 

Pergolado de madeira

1. Um terraço coberto por pergolado de madeira com horta de temperos e hortaliças – Projeto: Marcelo Diniz, Mateus Finzeto e Deise Pucci | Foto: Felipe Araújo/CASACOR

O pergolado de madeira é perfeito para ambientes ao ar livre e que contam com uma decoração rústica e aconchegante. 

Esse modelo pode ser coberto ou descoberto. Porém, se você optar por usar sofás e outros móveis dentro dele, indicamos que o cubra, afinal, isso evita que chuva estrague seus móveis. 

Além disso, indicamos que você capriche na quantidade de flores e plantas na decoração dele. O ambiente fica charmoso e agradável e o local perfeito para descansar e reunir os amigos e a família. 

Pergolado de eucalipto

2. Pergolado de eucalipto é perfeito para décor rústico em varandas e jardins – Projeto: Luciana Bacheschi e Gabriela Pileggi | Foto: Cacá Bratke/CASACOR

O pergolado de eucalipto é outro tipo que destaca o estilo rústico na decoração. Por isso, ele é ainda mais indicado para usar no jardim, varandas e piscinas. O que torna esse modelo tão especial é seu formato redondo e robusto que evidencia a rusticidade do ambiente. 

Pergolado de ferro

3. Na Casa Cube, o térreo do imóvel se transformou em uma suíte com pergolado de ferro, muita iluminação natural e plantinhas – Projeto: Duda Senna | Foto: Jp Image

O pergolado de ferro é resistente, aguenta bem a chuva e o sol, e ainda deixa o espaço mais bonito. 

A vantagem desse modelo é que dá para brincar com vários tipos de decorações e ainda pintar de qualquer cor para combinar com o lugar onde vai ficar.

Você pode optar por uma cobertura de vidro ou acrílico para o pergolado de ferro também, mantendo o espaço bem iluminado naturalmente durante o dia. Para um toque moderno no seu ambiente, essa é a escolha certa!

Pergolado de concreto

4. Pergolado de concreto é recomendado para corredores e varandas – Projeto: Pietro Terlizzi | Foto: Guilherme Pucci/CASACOR

 

Outro modelo resistente é o pergolado de concreto. Essa opção é bastante indicada para incluir no projeto e fazer no corredor e na varanda de casa. 

Essa estrutura de pergolado de concreto dura anos em perfeitas condições! E se você optar pelo pergolado coberto com vidro ou madeira, o ambiente fica ainda mais agradável para reunir os amigos. 

Quais são os tipos de cobertura para o pergolado?

Embora seja agradável ter um modelo de pergolado aberto, o ideal é fazer uma cobertura com objetivo de proteger os móveis da chuva e do sol constante. Descubra as melhores a seguir!

Pergolado com vidro

5. Pergolado de madeira na área externa com jacuzzi e piscina – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

Viva Decora Profissionais
Esse modelo é uma estrutura com uma base, que pode ser de metal ou madeira, coberta por placas de vidro. Essas placas deixam a luz solar entrar, iluminando o ambiente naturalmente enquanto protegem de chuvas e folhas. 

É perfeito para quem quer aproveitar o espaço externo em qualquer tempo, oferecendo conforto e mantendo o lugar claro. O vidro, que pode ser transparente ou tingido, também dá um toque moderno e elegante ao espaço. 

Pergolado de policarbonato 

6. Pergolado composto por estrutura metálica, policarbonato e madeira teka na bilheteria da CASACOR MG 2022 – Projeto: Andrea Pinto Coelho | Foto: Henrique Queiroga/CASACOR

O pergolado de policarbonato combina leveza, resistência e transparência, usando placas de policarbonato para cobertura. 

Esse material filtra a luz natural e protege contra chuva e sol, sendo ideal para áreas externas confortáveis e com claridade. 

Mais resistente a impactos e fácil de instalar que o vidro, o policarbonato também bloqueia raios UV, oferecendo segurança e durabilidade. 

Pergolado de bambu

Outra cobertura muito utilizada para ambientes rústicos é o pergolado de bambu. Ao contrário do vidro, o pergolado de bambu forma uma sombrinha gostosa para você relaxar no ambiente e proteger seus móveis da chuva. 

A estrutura que mais combina com esse modelo é a madeira, mas você também pode incluir a cobertura de bambu em um pergolado de ferro, por exemplo. Fica super diferente! 

Pergolado de fibras naturais 

7. Piaçava em cima do pergolado de madeira deste projeto remete a uma oca – Projeto: Flávia Araújo e Ricardo Lima | Foto: Edgard César/CASACOR

Outra opção é a cobertura feita de fibras naturais, que é perfeita para proporcionar uma sombra ao jardim com pergolado. Com ela, você consegue até colocar uma mesa para tomar um delicioso café da manhã no jardim ou na varanda. 

O jardim com pergolado coberto de fibras naturais pode ser feito com o bambu ou a piaçava, como visto no Jardim Woo, projeto assinado por Flávia Araújo e Ricardo Lima para a CASACOR Goiás 2021. 

Qual é o investimento necessário para fazer um pergolado? 

8. Valores do pergolado variam de acordo com material, tamanho e local de instalação – Projeto: Duda Senna | Foto: Jp Image

O preço do pergolado varia conforme o tamanho, o local da instalação e o material usado. 

Por exemplo, um pergolado de madeira pequeno com cobertura de vidro pode custar cerca de R$7.000,00. 

Se você deseja um maior, com cobertura de vidro e deck de madeira, vai precisar desembolsar mais dinheiro. 

Os modelos de ferro, no entanto, podem ser mais em conta, começando em torno de R$800,00 para um deck com pergolado pequeno. 

Nossa dica é buscar empresas especializadas para construir seu deck com pergolado perfeito. Ainda que possa ser mais caro, a qualidade da decoração vai valer a pena!

Quais são os melhores móveis para pergolado? 

9. Móveis devem ser duráveis e resistentes ao clima, como vime, madeira tratada ou alumínio – Projeto: Studio Marlene Ricci | Foto: Marcos Fumio Sagae

Os melhores móveis para pergolado são aqueles feitos de materiais resistentes às condições externas, como vime, madeira tratada, alumínio ou rattan sintético. 

Esses materiais são duráveis, fáceis de limpar e oferecem conforto para áreas externas. Optar por móveis com tecidos impermeáveis também é uma boa escolha!

Considere adicionar puffs, sofás e poltronas confortáveis. Para locais mais frios, uma lareira externa pode proporcionar um ambiente acolhedor.

Quais as melhores plantas para pergolado? 

10. Plantas trepadeiras são as indicadas para o pergolado, como a ipomeia, a alamanda e o maracujazeiro – Projeto: Studio Marlene Ricci | Foto: R.R.Rufino

Não importa onde você construa o pergolado moderno, sempre recomendamos decorá-lo com plantas, seja em vasos ou enroladas na estrutura. As melhores são:

  • Alamanda;
  • Amor-agarradinho;
  • Buganvília;
  • Dipladênia;
  • Ipomeia;
  • Jasmim-dos-açores;
  • Jasmim-de-madagascar;
  • Jasmim-estrela;
  • Lágrima-de-cristo;
  • Maracujazeiro;
  • Roseira-trepadeira
  • Tumbérgia

Anotou tudo? Agora, é só iniciar um projeto para fazer o melhor modelo de pergolado para sua casa. Para isso, conte com a Viva Decora Shop, o melhor marketplace para construir e reformar qualquer ambiente!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Chuveiro Externo: Funcionamento, Dicas de Instalação e Como Escolher o Melhor

Jacuzzi Externa: O Que é, Vantagens e Dicas Para Escolher a Sua

Casa decorada com espreguiçadeira de madeira para piscina com rodinha Foto Architecture Art Designs

Espreguiçadeira de Piscina: +52 Modelos para Decorar sua Área Externa

Borboletas em palitos trazem alegria para o jardim. Fonte - Elo7

Enfeites Para Jardim: +95 Ideias Criativas Que Irão Te Surpreender

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz