1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de festa
  4. Pisca-Pisca: Tudo o que Você Precisa Saber sobre as Luzinhas de Natal

Pisca-Pisca: Tudo o que Você Precisa Saber sobre as Luzinhas de Natal

Na hora de colocar os pisca-piscas, a dica é primeiro colocar as luzinhas e apenas depois decorar com os enfeites. Isso evita que os fios fiquem aparecendo

Pisca-pisca é dos enfeites mais desejados do Natal. Confira as dicas para comprar, montar a árvore e evitar uma pane elétrica!

Pisca-pisca é dos enfeites natalinos mais desejados para enfeitar a casa. O que talvez você não saiba é que eles não precisam estar apenas na árvore. Também podem ser usados para decorar a mesa da ceia e outras partes da morada. Conversamos com a empresária e decoradora Cecilia Dale, da loja Cecilia Dale, e com Ricardo Martuchi da Silva, engenheiro elétrico da Steck. Pegamos dicas de como decorar a casa com essas luzinhas, de lançamentos e dos cuidados para montar a sua iluminação natalina. Confira as dicas abaixo.

A hora dos pisca-piscas de LED.

Uma novidade no mercado são os cordões de luzes de LED. Além de economizarem mais energia do que o convencional, as lampadinhas são envolvidas por plástico e não quebram fácil. “A proteção os torna mais seguros para casas com crianças e com animais de estimação. Com eles, também acabou aquela história do cordão inteiro apagar porque tem uma luzinha só queimada”, diz a empresária e decoradora Cecilia Dale, que completa que, no caso de décor para ambiente externos, vale a pena se certificar com o fabricante se o cordão resiste mesmo à chuva, além de deixar a tomada sempre abrigada da umidade, para evitar curtos.

Uma novidade são os pisca-picas em LED com fios de plástico. Nesta nelsa eles foram usados como argola ao redor do quardanapo e em objetos decorativos

Uma novidade são os pisca-picas em LED com fios de plástico. Nesta nelsa eles foram usados como argola ao redor do quardanapo e em objetos decorativos

Outra novidade são mini-cordões de LED, com fios finíssimos, quase transparentes, e movidos à pilha. Essa fonte de energia dá uma flexibilidade enorme para o uso do pisca-pisca, que não precisa ser ligado na tomada. “Dá para decorar guirlandas, centros de mesa, até bomboniéres de cristal já transformamos em luminárias para a mesa da ceia, usando essas mini-lâmpadas”, exemplifica Dale. Outra novidade é o cordão de bolas de Natal transparentes, iluminadas por dentro com LED, também movidas à pilha. Lindíssimas, podem ser misturadas a bolas comuns para um efeito mágico.

Os pisca-pisca de LED com fios transparentes, alimentados à pilha, podem decorar a mesa da ceia.

Os pisca-pisca de LED com fios transparentes, alimentados à pilha, podem decorar a mesa da ceia.

Neste cantinho, as luzinhas foram usadas para imprimir a atmosfera natalina.

Neste cantinho, as luzinhas foram usadas para imprimir a atmosfera natalina.

Na hora de comprar um pisca-pisca.

Caso você resolva montar uma decoração com muitas luzinhas, a ida de Ricardo Martuchi da Silva, engenheiro elétrico da Steck, é chamar um profissional para avaliar se a instalação elétrica de sua casa é adequada para receber os enfeites. “A instalação deve ter os dispositivos necessários para a proteção. No caso de uma sobrecarga ou curto-circuito, os disjuntores protegerão a instalação e em caso de uma fuga de corrente, que pode provocar o choque elétrico, os Interruptores DR farão a proteção”, informa o profissional. Comprar um pisca-pisca de procedência reconhecida e não-duvidosa é importante para evitar dores de cabeça, sugere o Martuchi.

Acerte ao decorar a árvore.

Na hora de colocar os pisca-piscas, a dica é primeiro colocar as luzinhas e apenas depois decorar com os enfeites. Isso evita que os fios fiquem aparecendo.

Na hora de colocar os pisca-piscas, a dica é primeiro colocar as luzinhas e apenas depois decorar com os enfeites. Isso evita que os fios fiquem aparecendo.

 

Segundo Cecília Dale, o principal erro na hora de colocar o pisca-pisca é decorar a árvore toda e, só depois, passar as luzinhas. “Se isso for feito, os fios ficam aparecendo, emaranhados. O cordão de luzes deve ser a primeira coisa a ser colocada na árvore. O melhor é ir enrolando cada um dos galhos, envolvendo cada ponta e voltando para o fundo da árvore na hora de passar para o próximo galho. Dessa forma, a árvore totalmente iluminada, inclusive por dentro, e os fios não ficam aparentes”, ensina a profissional.

Guardando para o próximo ano.

No momento de desmontar a decoração para o ano seguinte, é importante tirar os pisca-piscas aos poucos e ir enrolando as luzinhas na hora em um novelo (você pode usar como base um tubo de rolo de papel toalha como base, por exemplo). “Isso vai ajudar a manter os fios sem quebras ou nós durante o tempo que ficar guardado. E também facilita muito, no ano que vem, quando você for montar a árvore de novo”, indica Cecília Dale.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

decoracao de festa mexicana colorida bolo cacto

Decoração de Festa: Dicas Lindas e Fáceis de Fazer +57 Modelos

Painel com imagem da Moana em festa Moana Foto de Pinterest

Festa Moana: 60 Lindas Inspirações de Decoração, Lembrancinha e Bolo

painel de balões e folhagens para decoração de casamento rústico  Foto Foto Party Zealot

Decoração com Balões: +102 Ideias para Decorar a Sua Festa

Decoração dia das crianças com bolo

Decoração Dia das Crianças: +61 Ideias para a Festa dos Pequenos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz