1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Plantas carnívoras, seu jardim com mais emoção

Plantas carnívoras, seu jardim com mais emoção

Famosas por sempre aparecem em cartoons e filmes de terror, as plantas carnívoras fazem parte do imaginário popular justamente por serem tão diferentes e exóticas em comparação às outras espécies do reino vegetal. Uma coisa importante a ser dita é que elas não oferecem perigo real nem à você nem aos seus animais de estimação.

Plantas carnívoras, seu jardim com mais emoção

Plantas carnívoras, seu jardim com mais emoção

A maior parte das espécies de plantas carnívoras é pequena e delicada, tanto que suas presas, são na maioria das vezes espécies de insetos muito pequenos ou animais aquáticos menores ainda. A maioria das plantas têm a capacidade de atrair os insetos, e isso é especialmente importante por conta da polinização, mas para ser considerada uma panta carnívora a espécie também tem que ter a capacidade de prender e digeri essa proteína de procedência animal.

Isso não quer dizer que as plantas carnívoras sejam animais também, como qualquer outra espécie fazem fotossíntese como fonte principal de energia, os nutrientes da digestão dos pequenos animais serve apenas como complemento para a sua ‘dieta’.

As plantas carnívoras gostam muito de sol, caso tenha algum vasinho dessa espécie em casa, deixe em algum lugar onde a luz do sol ata durante várias horas do dia. Isso não significa que o sol deve ser forte, se você estiver em uma região muito ensolarada ou na estação do ano onde isso ocorre, vale usar um tipo de protetor para sua planta, uma tela, por exemplo, pode dar conta do recado.

Plantas carnívoras, seu jardim com mais emoção

Plantas carnívoras, seu jardim com mais emoção

Dicas e cuidados com suas plantas carnívoras

Os cuidados com o solo são um pouco diferentes, as plantas carnívoras se dão melhores em solos com poucos nutrientes, ao contrário da maioria das espécies de plantas que você tem em casa. O vaso pode ser feito de uma mistura de elementos naturais como fibra de coco, casca de pinus ou pó de xaxim. Nunca use adubo e abuse de musgos ao redor da planta para que o solo se mantenha sempre úmido. A rega deve ser feita diariamente, e caso você não o musgo, aposte em um pratinho com água abaixo do vaso.

Plantas carnívoras, seu jardim com mais emoção

Plantas carnívoras, seu jardim com mais emoção

O ideal é sempre deixar que a planta capture naturalmente o seu alimento, ela não digerem insetos mortos por inseticidas. As folhas modificadas, também conhecidas como armadilhas não devem servir como brincadeira. Forçar o fechamento ou fazer cm que ela seja disparada sem nenhum inseto dentro, pode fazer até com que a planta morra antes da hora.

É normal que com o passar do tempo, as armadilhas comecem a escurecer e morrer. Apenas corte a folha morta e aguarde o nascimento de novas armadilhas.

 

 

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

suculentas nos vasinhos

Suculentas: Como Cuidar e Montar o Seu Jardim + 51 Modelos Incríveis

Palmeira Azul no Jardim

Palmeira Azul: +35 Plantas Esculturais para o Seu jardim

Pedras para jardim cinzas Projeto de Daniel Nunes Paisagismo

Pedras para Jardim: 9 Tipos para Usar no Seu +65 Jardins Inspiradores

piscinas-de-fibra-com-deck-de-madeira

Piscina de Fibra: Encontre o Modelo Ideal Para a Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz