Plantas carnívoras, seu jardim com mais emoção
Flores e PlantasFamosas por sempre aparecem em cartoons e filmes de terror, as plantas carnívoras fazem parte do imaginário popular justamente por serem tão diferentes e exóticas em comparação às outras espécies do reino vegetal. Uma coisa importante a ser dita é que elas não oferecem perigo real nem à você nem aos seus animais de estimação, por isso você pode inseri-las em seu jardim sem medo.
A maior parte das espécies de plantas carnívoras é pequena e delicada, tanto que suas presas, são na maioria das vezes espécies de insetos muito pequenos ou animais aquáticos menores ainda. A maioria das plantas têm a capacidade de atrair os insetos, e isso é especialmente importante por conta da polinização, mas para ser considerada uma panta carnívora a espécie também tem que ter a capacidade de prender e digeri essa proteína de procedência animal.
Isso não quer dizer que as plantas carnívoras sejam animais também, como qualquer outra espécie fazem fotossíntese como fonte principal de energia, os nutrientes da digestão dos pequenos animais serve apenas como complemento para a sua ‘dieta’.
As plantas carnívoras gostam muito de sol, caso tenha algum vasinho dessa espécie em casa, deixe em algum lugar onde a luz do sol ata durante várias horas do dia. Isso não significa que o sol deve ser forte, se você estiver em uma região muito ensolarada ou na estação do ano onde isso ocorre, vale usar um tipo de protetor para sua planta, uma tela, por exemplo, pode dar conta do recado.
Dicas e cuidados com suas plantas carnívoras
Os cuidados com o solo são um pouco diferentes, as plantas carnívoras se dão melhores em solos com poucos nutrientes, ao contrário da maioria das espécies de plantas que você tem em casa. O vaso pode ser feito de uma mistura de elementos naturais como fibra de coco, casca de pinus ou pó de xaxim. Nunca use adubo e abuse de musgos ao redor da planta para que o solo se mantenha sempre úmido. A rega deve ser feita diariamente, e caso você não o musgo, aposte em um pratinho com água abaixo do vaso.
O ideal é sempre deixar que a planta capture naturalmente o seu alimento, ela não digerem insetos mortos por inseticidas. As folhas modificadas, também conhecidas como armadilhas não devem servir como brincadeira. Forçar o fechamento ou fazer cm que ela seja disparada sem nenhum inseto dentro, pode fazer até com que a planta morra antes da hora.
É normal que com o passar do tempo, as armadilhas comecem a escurecer e morrer. Apenas corte a folha morta e aguarde o nascimento de novas armadilhas.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!