1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Plantas para sombra, tudo o que você precisa saber

Plantas para sombra, tudo o que você precisa saber

Com o aumento dos shoppings centers, condomínios empresariais cresceu a demanda por plantas para sombras, que não necessitem da luz do sol para viver, e que possuam uma manutenção mais simples, para suportarem as condições nas quais serão utilizadas.

Tudo que você precisa saber para cultivar plantas para sombra

Neste cenário, plantas para sombras e que retenham mais água ganham destaque, como é o caso da Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia), que tem bulbo interno maior que funciona como um reservatório de água, fazendo com que necessite ser regada apenas a cada 20 dias. Ela é uma planta que se regada demais, sofre o stress hídrico, o que causa a perda da espécie. É originária da Tanzânia e Zanzibar e tem um crescimento lento, mas que suporta locais com baixa e boa luminosidade. Não deve ser colocada diretamente no sol, pois pode causar queimaduras nas folhas. Destaca-se pela beleza e constância das folhas, que se cuidadas corretamente, mantém-se verdes e atrativas por muito tempo.

Outra planta para sombra que é muito utilizada nessas situações é o Asplênio (Asplenium nidus), planta originária da Ásia, que pode ser regada uma vez por semana e que possui um grande valor ornamental, com verde forte, bonito e claro, chamando bastante a atenção e ajudando a compor um cenário belo para o local onde é utilizada. O cultivo normalmente é realizado em vasos colocados em locais sombreados, com substrato de terra vegetal rica e mantendo a planta constantemente úmida.

 

Como a questão ornamental é muito importante nestes casos, principalmente nos shoppings centers, outra boa dica é o uso dos Antúrios (Anthurium andraeanum), planta para sombra originária da Colômbia, que possui muitas opções de cores e formatos, por serem geneticamente melhoradas pelos produtores da cidade de Holambra/SP. É uma planta para locais com sombra tradicional no paisagismo, que fez parte de uma moda retrô e que ganhou renovo com as novas cultivares geneticamente melhorada. Cultivada em vasos, também pode ser utilizada em áreas externas e funcionam bem para compor os cantinhos menos iluminados do jardim, aqueles com sombra, onde outras flores nunca conseguiriam avançar. Pode ser encontrada em diversas cores, como vermelha, rosa, salmão, chocolate, verde e branca.

 

Estas são apenas três dicas das muitas plantas para sombra. É importante reforçar que cada espécie possui o seu manejo específico e que necessitam de cuidados diferenciados. A orientação de um especialista na hora de escolher as plantas e determinar a manutenção é vital nestes casos.

 

 

Texto escrito pela equipe da Ana Paula Magaldi Paisagismo

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Bambu Mossô plantado em vaso decorativo

Bambu Mossô: Realce a Sua Decoração com Leveza

Trepadeira funciona como parede verde

Trepadeira: Confira +50 Fotos para Ornamentar o Seu Jardim

suculentas nos vasinhos

Suculentas: Como Cuidar e Montar o Seu Jardim + 51 Modelos Incríveis

Palmeira Azul no Jardim

Palmeira Azul: +35 Plantas Esculturais para o Seu jardim

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz