1. Home
  2. Revista
  3. Banheiro
  4. Qual a Diferença entre Ducha e Chuveiro?

Qual a Diferença entre Ducha e Chuveiro?

A hora do banho é aquele momento sagrado em que você deixa de lado as preocupações do dia a dia e pode relaxar, não é mesmo? E, para que esse momento seja melhor aproveitado, nada melhor do que investir em um bom chuveiro ou talvez uma boa ducha. Afinal de contas, existe diferença ou não entre os dois? 

A resposta é: sim, existem diferenças entre a ducha e o chuveiro. A principal delas é a forma que a água é aquecida. No entanto, as diferenças não param por aí e trazem vantagens e desvantagens na escolha de cada um deles para a construção ou reforma do seu banheiro. Vamos entender um pouco mais de cada um deles.

Chuveiro 

A principal característica do chuveiro é que ele mesmo aquece a água durante o banho. Isso acontece porque ele possui um mecanismo responsável por aquecer a água instantaneamente – a resistência – e, por conta disso, ele tem uma vazão menor. 

Vale lembrar, no entanto, que o mercado já oferece chuveiros pressurizados, que aumentam a pressão, gerando uma sensação de ampliação da quantidade de água. E os jatos são bem mais fortes. Bem-estar ampliado para quem não dispensa um banho relaxante!

Chuveiro De Parede Acqua Duo Lorenzetti Branco Rose Gold 220v 7800w. Reprodução: Lorenzetti
1. Chuveiro De Parede Acqua Duo Lorenzetti Branco Rose Gold 220v 7800w. Reprodução: Lorenzetti

Ducha

A ducha precisa de um aquecedor externo para esquentar a água. Esse aquecedor pode ser a gás, elétrico ou solar. Ele pode ser instalado na parede ou no teto

Ao contrário do chuveiro, a ducha possui uma vazão maior, com uma pressão da água muito grande. Justamente por isso, existem alguns modelos de ducha com redutores de pressão, voltado para pessoas que não curtem banhos com alta pressão da água.

Ducha Fria De Teto Quadratta Acqua Plus Quadrado Com Tubo 1992 Black Matte Deca. Reprodução: Deca/Michel Safatle
2. Ducha Fria De Teto Quadratta Acqua Plus Quadrado Com Tubo 1992 Black Matte Deca. Reprodução: Deca/Michel Safatle

Ducha ou chuveiro: quais as vantagens de cada um?

Economia

No quesito economia, a ducha leva vantagem em relação ao chuveiro. Esse produto traz uma economia no consumo de energia, fazendo com que as contas de luz sejam mais baratas. Isso acontece porque as duchas utilizam o sistema de energia da casa, não necessitando de energia específica para o seu uso, como é o caso dos chuveiros. 

Apesar da ducha ter um consumo menor de energia, os chuveiros gastam menos água. Essa é uma consequência do funcionamento específico deste produto: assim que o registro é aberto a água é aquecida. Já as duchas, principalmente com os sistemas a gás ou solar, demoram um tempo para atingir a temperatura ideal, gerando um gasto maior de água. 

No entanto, financeiramente o custo da energia costuma ser maior, portanto a economia gerada pela ducha pode trazer um maior custo-benefício para você.

Chuveiro Multitemperaturas Advanced 220v 7500w Branco Lorenzetti. Reprodução: Lorenzetti
3. Chuveiro Multitemperaturas Advanced 220v 7500w Branco Lorenzetti. Reprodução: Lorenzetti

Instalação

O chuveiro e a ducha também possuem diferenças significativas em relação à instalação. Para instalar o chuveiro, é necessário que o ambiente do banheiro conte com pontos de água e energia. Esses pontos serão utilizados para alimentar a resistência acoplada ao produto, que fornece a energia necessária para o aquecimento da água. 

A ducha precisa apenas de uma conexão com a saída de água. Porém, para que a água seja aquecida, ela necessita estar conectada a um sistema de aquecimento próprio, que deve estar presente no banheiro. Na hora da instalação também é importante se atentar ao posicionamento: um ângulo mais inclinado ajuda a garantir que a água desça com mais potência. 

Dessa forma, as vantagens – ou desvantagens – desse tipo de instalação dependem muito das características do seu imóvel. Em resumo:

  • Caso você já possua uma fiação elétrica perto da saída de água, a instalação do chuveiro será muito mais prática e fácil. No entanto, se o seu imóvel não possui fiação elétrica no banheiro, a ducha será a melhor opção, já que não consome esse tipo de energia; 
  • A instalação da ducha também é facilitada caso o seu imóvel conte com instalação a gás ou energia solar.  Contudo, caso não haja encanamento de gás ou acesso à energia solar, será necessária a instalação desses itens (ou um aquecedor elétrico) para a utilização da ducha. Financeiramente, será que vale a pena? Coloque no papel e avalie! 

Design

Geralmente as duchas possuem um design mais diferenciado em relação aos chuveiros. Isso acontece porque esse produto utiliza aquecimento externo e, portanto, dispensa toda a parte elétrica que está presente nos chuveiros com resistência. Isso ajuda a garantir mais possibilidades para atender diferentes propostas e estilos para a decoração do banheiro. 

Outra vantagem da ducha nesse quesito é a sua possibilidade de articulação: é possível ajustar a posição do jato d’água, ajudando a proporcionar uma experiência de banho personalizada.

Ducha Fria De Parede Redondo Eden R200 Ouro Escovado Docol. Reprodução: Docol
4. Ducha Fria De Parede Redondo Eden R200 Ouro Escovado Docol. Reprodução: Docol

Compre chuveiro e ducha na ABC da Construção

Agora que você já conhece as diferenças entre o chuveiro e a ducha, é hora de escolher o seu em um lugar que conte com bons produtos e ofereça o melhor custo benefício.

Na ABC da Construção, você encontra diversos modelos e estilos de chuveiros e duchas das melhores marcas. São mais de 20 mil produtos disponíveis a 1 clique. Além disso, você conta com condições exclusivas, como parcelamento em até 24 vezes, com as menores taxas do mercado. Tudo para você, tá na ABC! Acesse o nosso site ou visite uma das nossas lojas e confira!

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Decoração clean com espelho para banheiro redondo e gabinete suspenso de madeira. Foto: PURE Design Inc

Espelho Para Banheiro: Como Escolher, Vantagens, +80 Modelos

Projeto com banheira de imersão. Fonte: Shasling Delgado Bocock

Banheira de Imersão: 8 Motivos Para Ter Uma, +66 Modelos Lindos

Modelo de nicho para banheiro

Nicho Para Banheiro: +75 Modelos e Dica Para Decorar e Organizar

Descubra como decorar e organizar seu banheiro gastando pouco. Fonte: Revista Artesanato

Como Organizar e Decorar Banheiro Gastando Pouco?

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz