1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Pia de Cozinha: Confira os 7 Tipos Mais Usados e Como Escolher a Melhor Para Seu Lar

Pia de Cozinha: Confira os 7 Tipos Mais Usados e Como Escolher a Melhor Para Seu Lar

A cozinha é um dos espaços mais importantes da casa, sendo essencial para refeições e momentos em família. E a pia de cozinha é um elemento chave, contribuindo para a funcionalidade e aconchego do ambiente.

Se você está montando ou reformando esse ambiente, saiba que comprar uma boa pia de cozinha é um investimento! 

Além de ser necessária para o preparo de alimentos e limpeza dos utensílios de cozinha, ela compõe o visual do local, sendo capaz de dar aquele up na sua decoração.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, listamos os principais tipos de pias de cozinha, além de apresentar dicas importantes para escolher o modelo ideal. 

Você também vai conferir projetos incríveis de Duda Senna, Triplex Arquitetura, Michel Safatle e Camila Palladino Arquitetura. Acompanhe! 

Quais são os tipos de pia de cozinha mais usados? 

Pia de cozinha: essencial para refeições e decoração do ambiente – Foto: Tramontina

Ao escolher a pia de cozinha ideal, considere os materiais mais comuns e como eles se adequam à rotina da sua casa. A seguir, listamos os principais para te ajudar a descobrir qual se adequa melhor ao seu lar.

1. Pia de cozinha de granito

Pia de cozinha de granito: resistente, durável, fácil manutenção, varia do polido ao rústico – Foto: Shutterstock

As pias de granito são conhecidas por serem resistentes e duráveis. Além disso, elas não costumam acumular sujeira e são de fácil manutenção. Você pode encontrar pia de cozinha de granito tanto em pedra polida quanto com acabamento rústico.

Disponíveis em várias cores e padrões, as pias de cozinha de granito se adaptam a diferentes estilos de decoração. Essa variedade permite que você encontre a opção ideal que complementa o design do seu espaço, seja ele moderno ou tradicional. 

Além disso, a robustez do granito garante que a sua pia manterá sua beleza e funcionalidade por muitos anos.

2. Pia de cozinha de inox

Pia de cozinha de inox: é resistente e moderna, mas requer cuidados especiais para manter o brilho – Foto: Tramontina

A pia de cozinha de inox, resistente a manchas, choques e corrosão, além de combinar com diversos estilos de decoração, sobretudo para ambientes modernos e com eletrodomésticos em inox, como coifas e fornos elétricos.  

Mas, esse modelo é suscetível a arranhões e pode perder o brilho ao longo do tempo. Para manter a pia de inox sempre brilhando, é essencial utilizar produtos específicos para esse material. 

3. Pia de cozinha de mármore 

Pia de cozinha de mármore: elegante, sofisticada, ideal para designs clean e diferenciados, mas requer cuidados – Foto: Shutterstock

A pia de cozinha de mármore é sinônimo de elegância e se compara à sofisticação com materiais como granito e granilite. Sua estética única adiciona um toque de luxo a qualquer ambiente.

Embora menos resistente que o granito, o mármore pode ser durável com o tratamento adequado. Isso implica em protegê-lo contra manchas e desgastes, garantindo a preservação de sua beleza.

Em termos de design, a pia de mármore se destaca em cozinhas de estilo clean e sofisticado, sendo ideal para espaços que buscam detalhes diferenciados.

4. Pia de cozinha de madeira

Pia de cozinha de madeira: madeira é versátil e realça beleza do ambiente, mas precisa de cuidados contra umidade e bactérias – Foto: Shutterstock

Viva Decora Shop
A madeira traz requinte e aconchego para a cozinha, mas exige cuidado em locais úmidos para prevenir bactérias. Uma solução é mesclar madeira com inox, balanceando beleza e praticidade.

Ao contrário do que muitos pensam, as pias de cozinha em madeira não são exclusivas do estilo rústico. Elas se adaptam bem a vários estilos decorativos, como cozinhas minimalistas com pias de madeira clara ou cozinhas industriais com pias de madeira de demolição.

5. Pia de cozinha de porcelanato 

Pia de cozinha de porcelanato: durável, resistente à umidade e com com cores variadas – Foto: Portinari

A pia de porcelanato, combinando funcionalidade e estética, oferece as vantagens do porcelanato utilizado em pisos e paredes. Esse material se destaca pela sua durabilidade e resistência à umidade. 

Além disso, com uma vasta seleção de cores e estampas, permite personalização total, harmonizando com o estilo do banheiro ou cozinha.

Mas, escolher uma pia de porcelanato implica selecionar mão de obra especializada e porcelanato de qualidade, essenciais para prevenir problemas como infiltração, assegurando um acabamento elegante e duradouro.

6. Pia de cozinha de granilite 

Pia de cozinha de granilite: granilite rosé se destaca na Casa Raízes, projeto para a CASACOR São Paulo 2018 – Projeto: Triplex Arquitetura | Foto: Felipe Araújo/CASACOR

Granilite é um composto de base cimentícia, areia, água, cimento e grânulos de pedras naturais. Suas múltiplas tonalidades oferecem opções que vão do moderno colorido ao clássico branco, tornando-o versátil para diferentes estilos de cozinha.

Na pia da cozinha, o granilite se destaca pela resistência e pelo design único. A escolha do tamanho dos grânulos, de grandes e chamativos a pequenos e sutis, permite personalizar a aparência da pia. 

Diferente do marmorite, que é feito exclusivamente de mármore, o granilite combina vários materiais. Para as pias, a versão polida do granilite, lisa e brilhante, é preferível pela facilidade de limpeza e estética atraente. 

7. Pia de cozinha de aço corten

Pia de cozinha de corten: une durabilidade e estilo industrial, envelhecendo com patina única – Projeto: Camila Palladino Arquitetura | Foto: Samantha Martins / MM Foto Imagem

A pia de cozinha em aço corten oferece uma fusão única de durabilidade e design industrial. O material, resistente à corrosão, adquire uma pátina distintiva com o tempo, enriquecendo a estética da cozinha com sua textura e cor.

Combinando bem com elementos modernos ou rústicos, o aço Corten se destaca ao lado de materiais como madeira ou granito. 

É ideal para cozinhas com um design contemporâneo ou industrial, onde sua aparência enferrujada agrega um toque único.

Mas, é essencial considerar a manutenção adequada do aço Corten em ambientes úmidos para evitar manchas. 

Como escolher a melhor pia de cozinha para o seu lar? 

Pia de cozinha: para escolher a ideal, é preciso avaliar algumas questões, como funcionalidade, material e modelo de cuba – Projeto: Michel Safatle | Foto: Ruy Teixeira/CASACOR

 

Escolher a pia de cozinha ideal envolve avaliar tanto a estética quanto a funcionalidade. É importante considerar o material, mas também outros detalhes. Descubra a seguir!

  • funcionalidade: avalie como cada material vai impactar na rotina diária, ponderando os prós e contras; 
  • considere a cor: branco para um estilo elegante, preto ou cinza para praticidade;
  • avalie modelo da cuba: escolha entre inox, polido, acetinado ou escovado. As cubas esculpidas oferecem um toque de elegância;
  • defina o tamanho: baseie-se na frequência de uso e no espaço disponível. A altura padrão varia de 88 a 94 cm;
  • pense na iluminação: iluminação centralizada e pontos focais sobre a bancada são fundamentais, assim como aproveitar a luz natural. 
    Pia de cozinha: escolher a cuba certa otimiza espaço, facilita limpeza e harmoniza com o estilo da cozinha – Projeto: Duda Senna Arquitetura | Foto: Gisele Rampazzo

Como você pode conferir, existem vários tipos de pia de cozinha, por isso, é crucial selecionar um que atenda às suas necessidades. Na dúvida, busque a orientação de um arquiteto ou designer de interiores

Saiba que esses especialistas podem fornecer orientações precisas e ajustadas às suas preferências e ao layout de sua cozinha.

Gostou do conteúdo? Então, conheça a Viva Decora Shop, o marketplace que reúne uma curadoria especial de produtos e marcas para construir e reformar o seu lar!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Pisos para Cozinha: 8 Modelos Lindos e Dicas de Como Escolher

Ilha Gourmet: Saiba O Que É +10 Modelos para se Inspirar

Mandril Arquitetura - Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.

Mandril Arquitetura + Interiores Estreia na CASACOR com Cozinha Pontuada por Cerâmicas Autorais e Linhas Curvas

Cooktop Com Sistema Safestop: O Que É, Como Funciona e Por Que Escolher

Deixe um comentário

10 Comentários em "Pia de Cozinha: Confira os 7 Tipos Mais Usados e Como Escolher a Melhor Para Seu Lar"

Vanessa Santos

São todos lindos

[…] Pia de Cozinha: Descubra Qual é a Certa Para Você +50 Modelos  Geladeiras pretas: Modelos que combinam com qualquer estilo […]

[…] Veja: Os Melhores Modelos de Pia de Cozinha […]

[…] Veja: Os Melhores Modelos de Pia de Cozinha […]

[…] Veja: Os Melhores Modelos de Pia de Cozinha […]

[…] Veja: Os Melhores Modelos de Pia de Cozinha […]

[…] Veja: Os Melhores Modelos de Pia de Cozinha […]

[…] Veja: Os Melhores Modelos de Pia de Cozinha […]

[…] Veja: Os Melhores Modelos de Pia de Cozinha […]

[…] Veja: Os Melhores Modelos de Pia de Cozinha […]

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36