Como decorar quarto pequeno de casal com harmonia

 

Nova casa, ou mesmo antiga que vai ser repaginada. Muitos planos, muitos sonhos e espaço pequeno no quarto de casal! Como fazer? Conseguir harmonizar várias funções como dormir, organizar e guardar, ver TV, ler, estar e namorar em poucos metros quadrados exige um planejamento e algumas dicas para que o ambiente fique funcional e aconchegante.

9 dicas de como decorar quarto pequeno de casal

Dica 1 – Escreva tudo o que você precisa ter a mão. Tenha bem claro o que é prioritário e o que não é em sua vida. Pense que para acomodar algum sonho, outro talvez tenha que ser suprimido. Por exemplo, camas tipo King ocupam o espaço das mesas auxiliares. Então, o primeiro passo é sempre organizar as prioridades.

Dica 2- Área de guardar. Prefira armários com práticas portas de correr. E com espelhos que são uma dica clássica para se aumentar espaços pequenos. Não pense em diminuir a profundidade (em torno de 65 cm com portas) se você for usar muita área de cabide. Nada pior que roupas enviesadas, não é mesmo? Sapateiras? Analise se não podem ser feitas abaixo da janela, em um móvel baixo e mais estreito.

1042-quarto-decorado-oas-vila-mariana-iii-by-arquitetura-viva-decora

 

Dica 3 – Iluminação. Pense com carinho nesse item. Espaços pequenos pedem muita luz. Luz direta, luz de efeito (lembra da função namorar? Pois é). Luz para os armários. Há cabides iluminados com sensor de presença. Luzes para ler que podem ser colocadas na cabeceira, na parede ou mesmo ficar pendentes no forro. Reserve uma tomada ou local para colocar uma prática luz de emergência. São facilmente encontradas em supermercados e resolvem um belo galho nas faltas de luz.

Dica 4 – Rebaixo de forro é uma dica que vem diretamente da dica 3. Usar gesso pode facilitar a iluminação, mas pense se não vai tirar espaço do armário. Outro detalhe a ser levado em conta é quando se usa ventilador de teto. Sempre recomendo que seja fixado na laje pelo movimento. Uma maneira de dar uma sensação de rebaixo é pintar o forro com uma cor mais escura. Se pintar um roda forro de uns 20, 30 cm da mesma cor, a sensação ainda vai se ampliar.

Dica 5 – TV. Este é um assunto polêmico. Há quem não goste de ter TV no quarto. Mas para quem curte, podem ser fixadas em painéis nas paredes. Lembre que há suportes que podem movimenta-la. O cuidado é providenciar a parte elétrica necessária assim como o cabeamento para TVs pagas ou via computador. Cuide para que fiquem em uma posição confortável de ver deitado. Nada pior que torcicolos nos dias seguintes a uma maratona da série predileta.

13831-quarto-apartamento-em-alphaville-juliana-conforto-viva-decora

 

Dica 6 – Leitura. Exige luz (dica 3) e local para livros, revistas ou leitores digitais. Há que se pensar que o/a parceiro/a podem não ter os mesmos hábitos. Bom pensar em uma luz que não atrapalhe o sono alheio.

Dica 7 – Tomadas e locais para celulares. Sim, super necessários embora muitos digam que não deviam nos acompanhar no sono. Mas que pelo menos não fique abaixo do travesseiro. Se não houver espaço para mesa lateral, que tal um apoio na cabeceira?

1521-quarto-apartamento-mostardeiro-maxma-studio-viva-decora

 

Dica 8 – Cores. Não precisa ser tudo clarinho. Mas recomendo que o piso seja e os móveis também. E nada de muitos detalhes pesados neles. Quanto mais retos e simples, melhor. Porém evite quinas, lembre que em espaços pequenos a probabilidade de tropeções aumenta. E deixe as cores fortes para detalhes, como alguma parede ou mesmo almofadas e colchas.

8704-quarto-apartamento-campo-belo-ii-gf-projetos-viva-decora

 

Dica 9 – Lay out. Não há muita margem para criatividade em quartos pequenos de casal. Em geral a disposição é armário, cama e janela. E na frente TV, na parede. Lógico que a cama pode ficar rente à parede. Mas eu não recomendo muito. Já tentaram arrumar uma cama de casal assim? Dá um baita de um trabalho. Muito cuidado com a parede atrás da cama. Ela vai ser um dos pontos chave do quarto. Espelhos, fotos, uma cor legal, tudo isso acrescenta na personalização do ambiente.

8824-quarto-projeto-i-leo-romano-viva-decora

 

 

Elenara Stein Leitão

 

Elenara Stein Leitão é colaboradora do Viva Decora e é arquiteta, mestre em Engenharia de Produção e blogueira desde 2004.  Compartilha no seu blog Arquitetando Ideias conceitos de Arquitetura com um toque sustentável e humano.