Decoração quarto de casal: 15 dicas que farão a diferença

Os projetos feitos para dormitórios de casal devem levar em conta a prática e a organização do espaço, pois muitas vezes são espaços pequenos onde precisamos colocar uma série de elementos (cama, criados-mudos, guarda-roupas, tvs, dvds, armários, mini home office, etc). É ali que o casal restaura suas energias, curte sua intimidade, e precisa ter aconchego também.

Veja como planejear a decoração quarto de casal

1- Quando o ambiente permite e temos espaço, os criados-mudos são primordiais para que cada um do casal tenha o seu e guarde as suas coisas.

2- Usar espelho para ampliar o ambiente é sempre essencial no dormitório de casal, mas sempre com critério e equilíbrio, para não se cair no exagero.

3- Armários com portas corrediças (e até com espelhos) são muito usados para melhorar os espaços sem precisar abrir as portas.

4- Luzes embutidas em paredes ou abaixo de armários podem substituir abajures para leituras noturnas.

5- Em dormitórios de casal pequenos, acontece muito de criarmos nichos acima da cabeceira da cama para ganharmos espaços com novos armários, e, ainda, com iluminação abaixo deles.

6- Em ambientes pequenos, vidros podem substituir a madeira e dar mais leveza ao ambiente, e são muito utilizados em elementos como penteadeiras, por exemplo.

7- Móveis com revestimentos em madeira branca ou clara também dão amplitude ao ambiente.

8- Às vezes, não é necessário termos criados-mudos nas laterais da cama, que ocupam espaço que podem ser preenchidos com longas penteadeiras (no lado feminino) ou bancada de trabalho (no lado masculino).

9- Quando se opta por colocar a cabeceira da cama junto à janela, é necessário colocarmos cortinas para dar sensação de intimidade.

10- Se o dormitório de casal for uma suíte, a porta do banheiro pode ser de correr, para, também, ganharmos mais espaço.

11- Muitas vezes, sem espaço na casa para um home office, e, se o dormitório de casal tiver espaço para isso, criamos um espaço com mobiliário para este intento. No entanto, é importante criarmos um elemento barrador entre estes dois ambientes, pois um dos cônjuges pode trabalhar e o outro dormir, ao mesmo tempo.

12-Outro lugar onde podemos lançar mão de portas corrediças para ganhar espaço é entre o dormitório e o closet, ou mesmo na porta de entrada do dormitório.

13-Outra opção de iluminação são abajures articulados em cima dos criados-mudos.

14-Cabeceiras estofadas ou com detalhes em madeira ou texturizadas são ótimos acabamentos para a cama e dão uma atmosfera mais intimista e aconchegante ao dormitório de casal.

15-Uma TV em painel de madeira fixado na parede frontal da cama, é outra ótima dica. Elementos com o aparelho de DVD ou da NET podem ser colocados em prateleiras acima da mesma TV, otimizando espaço.

 

Gerson Fernandes Brancalião, é colaborador da Revista Viva Decora, faz parte do Studio Arquig e membro do Grupo de consultores M2Bs