Decorando quarto de casal: O que não pode faltar

Este é, provavelmente, o local mais importante da casa. É um ambiente privativo feito para que ambos relaxem, descansem e tenham um tempo a sós. Não há sensação melhor do que chegar em casa, colocar os pés pra cima e repousar na sua cama. É por isso que a decoração influencia tanto essa condição. Agradar os dois, transmitir as ideias, gostos e personalidades de cada um, mantendo sempre a praticidade, funcionalidade e a atmosfera romântica é o que você vai conseguir decorando o quarto de casal levando em consideração alguns detalhes.

Decorando quarto de casal, pense nos detalhes

Na hora de decorar, defina um estilo, pois desse modo fica mais fácil manter os itens e os detalhes harmonizados. É essencial que o quarto esteja sempre limpo, organizado, ventilado e iluminado; isso faz com que a energia do cômodo se mantenha intacta e facilite a vida a dois. A decoração deve proporcionar tranquilidade e paz, além de, é claro, ser aconchegante e convidativa.

decorando quarto de casal

Projeto por Roberto Robl

O primeiro passo é delimitar os espaços comuns, como o banheiro e os armários. Separar áreas, gavetas ou portas, por exemplo, para cada um, evita confusões, deixa tudo mais prático e garante a individualidade. Para ambos os ambientes a dica é apostar em embutidos que economizam espaço e duram por grandes períodos de tempo. Entretanto, lembre-se que o armário é um móvel que ocupa bastante espaço e deve ser compatível ao tamanho do quarto.

decorando quarto de casal

 Projeto por Marília Veiga

 

Dois itens de decoração indispensáveis dentro da suíte são as poltronas e os criados-mudos. A primeira serve como uma opção de assento individual, supondo que somente haja a cama, ao sentar para se trocar ou para ler um livro, por exemplo, você pode acabar acordando seu parceiro. O segundo item também funciona da mesma maneira, já que o indicado é ter um em cada lado da cama. As mesas de cabeceira servem para guardar objetos que devem estar ao alcance das mãos, como óculos, celulares, despertadores, copos de água, entre outros.

decorando quarto de casal minimalista

Projeto por  Beto Galvez e Nórea de Vitto

A combinação de iluminação e cores é mais um item que não pode faltar. Para começar, a luz deve ser medida de acordo com a intensidade e necessidade. A partir disso, pode-se aderir aos dimmers, que regulam a iluminação total do quarto e criam um jogo de sombra e luz, ou adotar um abajur, que possibilita o uso individual e ao mesmo tempo não incomoda o parceiro. Vale lembrar que decorando quarto de casal, as cores podem interferir na luminosidade do cômodo: os tons pasteis e claros, por exemplo, ajudam a refletir a luz.

 

Mas tome cuidado para não deixar o ambiente muito monocromático, afeminado ou masculinizado. A dica que evita esse cenário é sempre se manter na paleta de cores neutras, nos tons off-white e mais cleans, assim como os mais tons sóbrios e clássicos, como bege, cinza, preto e branco. O importante, na verdade, é combinar todos os itens mencionados e aplicá-los num estilo que te deixe confortável e que seja convidativo ao casal.

 

Texto escrito por Carolina Braga, da Lopes Imóveis