1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Reforma de Apartamento para Família Libanesa

Reforma de Apartamento para Família Libanesa

Este apartamento foi criado para uma família libanesa, que gosta de receber muita gente nos finais de semana. Quando os proprietários nos procuraram, a reforma de apartamento já tinha sido iniciada, o apartamento antigo, situado na Mooca – SP, já estava com os revestimentos retirados e não havia ainda um projeto a seguir numa área de 300m².

2204C_20012015_0203 reforma de apartamento

Projeto por Enzo Sobocinski

Decisões para reforma de apartamento para as integrações e ampliações:

  1. Avançamos a varanda em um metro e meio para dentro do apartamento, para criar uma sala integrada à sala de estar.
  2. A porta que divide a sala de estar da varanda pode ser totalmente aberta
  3. A cozinha foi integrada à copa, transformando o espaço numa grande área gourmet.
  4. Foi criado um lavabo.
  5. Criamos três grandes portas de correr, integrando a cozinha, o escritório e o home theater à sala.

O hall de entrada tem poltronas Luis XV, que foram revestidas em veludo azul petróleo, cujo contraste com o dourado de sua estrutura e o vermelho do tapete, lhe conferem suntuosidade.

2204C_20012015_0193 reforma de apartamento

Projeto por Enzo Sobocinski

Em um dos lados da sala, optamos pelo uso de papel de parede em tons de prata e cinza, o que permite um contraponto na composição e realça as portas de correr brancas.

2204C_20012015_0210 reforma de apartamento

Projeto por Enzo Sobocinski

A decoração da reforma de apartamento foi pensada de forma equilibrada, onde a mistura dos estilos clássico e contemporâneo tornam o apartamento atual, sem perder as características inerentes ao gosto dos proprietários – com a utilização de peças de cristal e tapetes orientais.

2204C_20012015_0199 reforma de apartamento

Projeto por Enzo Sobocinski

Assim, temos poucas peças como um sofá Chesterfield e uma chaise Barcelona Couchl. Na sala de jantar foram instalados treze pendentes sobre a mesa, cujas canoplas foram retiradas com apenas os fios aparecendo.

2204C_20012015_0197 reforma de apartamento

Projeto por Enzo Sobocinski

Ainda na sala de estar, uma linha de balizadores próxima ao chão permite uma iluminação indireta, criando um efeito interessante e inusitado, que se compõe com os LEDs das cortinas.

2204C_20012015_0195 (1) reforma de apartamento

Projeto por Enzo Sobocinski

Algumas obras de arte foram pontuadas, como uma gravura do artista Piza e esculturas de Mário Cravo Neto e Vlavianos. Tapeçarias libanesas foram emolduradas e também fazem parte da decoração das paredes.

2204C_20012015_0211 reforma de apartamento

Projeto por Enzo Sobocinski

Tivemos a possibilidade de criar uma grande ilha na cozinha, cujo uso se divide em mesa de apoio e bancada de refeições. Silestone na cor cinza é o equilíbrio entre o piso e armários brancos e as portas de vidro serigrafado preto. A iluminação da bancada é com pendentes de concreto, onde os tons neutros são quebrados pelos tecidos de cor violácea das cadeiras.

2204C_20012015_0221 reforma de apartamento

Projeto por Enzo Sobocinski

[col3_2]

2204C_20012015_0188 reforma de apartamento

Projeto por Enzo Sobocinski

[/col3_2]
[col3_1]O lavabo teve pastilhas de cor vermelha como ponto de partida para uma identificação com a cultura oriental – cuja cor é predominante nos tapetes persas.[/col3_1]

 Dicas de cores para reforma de apartamento ou casa

Cor é um assunto sério. Cores quentes (amarelos, alaranjados e vermelhos) jamais são indicadas quando as pessoas são hiperativas, inquietas e agitadas, pois o efeito psicológico causado por elas é justamente a excitação. Uma criança inquieta pode se tornar incontrolável.

18770-outros-ambientes-projetos-diversos-aquiles-nicolas-kilaris-viva-decora

[col3_2]6150-quarto-real-parque-loft-2012-diego-revollo-viva-decora[/col3_2]
[col3_1]Já as cores frias, como azuis, lilases e verdes, devem ser evitadas quando a pessoa tende a ser depressiva,  pouco ativa e apática. O efeito é tranquilizante, o que pode estender ainda mais as horas de sono.[/col3_1]

Definido isto, parte-se para a escolha dos móveis, revestimentos, tecidos e acabamentos, que devem ter afinidades, como um todo. Texturas, tramas e matizes que se combinam são elementos que devem ser levados em conta, de preferência comparando-se amostras para que haja harmonia.

Enzo Sobocinski é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de arquitetura, além de lecionar na academia brasileira de artes – ABRA

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

Detalhe da decoração afetiva Murilo Grilo

Apartamento com Decoração Afetiva – Projeto por Murilo Grilo

Poltrona moderna para sala de estar

Valor ao Design: Apartamento Projetado por MAB3 Arquitetura

Carolina Ouro - Morumbi (6)

320 m² de Pura Harmonia, por Carolina Ouro

06_Jantar IMG_1617-2

Cobertura para Unir a Família, por Antonio Armando de Araújo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz