1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Reforma em Apartamento da Década de 60 por Adriana Fornazari

Reforma em Apartamento da Década de 60 por Adriana Fornazari

Seguindo a ideia de autenticidade, esta reforma em apartamento térreo de 160 m² no bairro de Higienópolis considerou explorar, recuperar e mostrar elementos originais como parte do conceito.

Nas áreas de criação, buscamos elementos (tanto acabamentos como móveis) de características brasileiras e que fossem originais assim como os materiais existentes. Dessa forma aos poucos, essa junção entre antigo e novo foi imprimindo o resultado desejado.

reforma de apartamento decada de 60

Dentre as solicitações do cliente estava ampliar e integrar espaços, o que pode ser bastante explorado em apartamentos antigos que normalmente permitem mais opções de reforma que os novos.
Também era preciso melhorar a iluminação em geral, procurando manter o pé direito original de 3 metros de altura na parte social.

Para tal, houve demolição de paredes, remoção de um antigo armário embutido na área projetada para a nova Cozinha e um novo projeto luminotécnico que atendesse as novas exigências, aumentando a quantidade de luz e cenas.

reforma de apartamento decada de 60 sala

Sofá existente reformado em couro envelhecido e mesa de centro com base de cobogós (elementos vazados de concreto) criada pela arquiteta.

O espaço da antiga área de Estar e Jantar foi dedicado exclusivamente a nova Sala de Estar com prioridade para receber amigos. A remoção da parede entre a Sala de Estar e antiga Cozinha, contribuiu para a criação de uma grande área social. Todas estas soluções em conjunto permitiram criar, ampliar e integrar as áreas desejadas.

reforma de apartamento decada de 60 hall

Banco Charlotte do designer Paulo Alves escolhido pelo cliente e a direita, abertura para nova Sala de Jantar.

 

Foi requisitado também pelo proprietário um espaço para livros e objetos na Sala de Estar. Assim, aproveitando um local já favorecido pelas paredes originais, foram criadas prateleiras em laca branca que também possuem iluminação e funcionam como um grande elemento decorativo, trazendo personalidade e aconchego ao ambiente. As sancas de gesso foram uma solução inteligente para proporcionar luz geral e abrigar os trilhos das cortinas:

reforma de apartamento decada de 60 mesa redonda

Cadeiras Paulistano do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, mesa de centro redonda Queenie, design do Estúdio Nada se Leva e estante iluminada ao fundo.

O piso original de tacos de peroba rosa ganhou aplicação de bona naturale, que sem o brilho – comum a grande parte dos vernizes para piso – permite o visual da madeira em seu estado natural. Pilares e vigas foram descascados para apresentarem o concreto aparente, recebendo posteriormente aplicação de resina. Na parte de restauração, as portas, maçanetas e metais foram recuperados:

reforma de apartamento decada de 60 porta

Portas restauradas

reforma de apartamento decada de 60 detalhe porta

Detalhe na maçaneta

reforma de apartamento decada de 60 banheiro

Metais do banheiro foram recuperados

Dentre os novos materiais, foi utilizado o cimento queimado – tanto no piso como nas paredes – e o ladrilho hidráulico, revestimento feito manualmente peça por peça e que até hoje é utilizado por sua beleza e originalidade.

reforma de apartamento decada de 60 sala jantar

Arranjo de pendentes Bertolucci composto pela arquiteta, mesa de jantar Cerrado do designer Paulo Alves e cadeiras originais de época.

Para a realização do cimento queimado foram feitos testes in loco com cimento cinza e branco até se chegar no resultado solicitado pelo proprietário, um acabamento mais manchado, com mescla de tonalidades.

reforma de apartamento decada de 60 ladrilhos

O antigo nicho para geladeira foi remodelado para abrigar lareira ecológica e prateleira de concreto.Ao fundo ladrilho hidráulico da Brasil Imperial.

Enfatizando a integração com a parte social, a Cozinha ganhou pintura com tinta epóxi na cor gelo e a presença incomum de quadros.

reforma de apartamento decada de 60 aparador

O aparador na Entrada de Serviço feito em marcenaria abriga a adega ao fundo.

reforma de apartamento decada de 60 banquetas

Banquetas Girafa, design da arquiteta Lina Bo Bardi.

reforma de apartamento decada de 60 cozinha

Vista interna Cozinha: armários baixos em fórmica inox e altos em cinza grafite.

Na Suíte, foi mantido o espaço original tendo como solicitações principais a instalação de ar condicionado e criação de um novo lay-out considerando alguns móveis existentes.

Elementos de gesso tiveram que ser criados para solucionar a passagem dos dutos, entre eles este acima da cabeceira criado em conjunto com a mesma, de forma a formar um espaço para quadros. Este tipo de solução transforma o que seria um ponto negativo num detalhe harmônico e integrado a decoração.

reforma de apartamento decada de 60 cama

A cabeceira foi feita sob medida e inclui espaço para iluminação por fita de Led.

O antigo armário embutido recebeu portas novas em Laca acetinada na mesma cor da parede criando um visual único e discreto. Coleção de fotografias do proprietário e aparador para a TV de marcenaria sob medida com acabamento em pau-ferro.

reforma de apartamento decada de 60 poltrona

Toda passagem para a fiação da TV foi feita através da parede, eliminando a necessidade de painel atrás da mesma.

reforma de apartamento decada de 60 escrivaninha

Home Office com mesa existente e Cadeira Tajá de Sergio Rodrigues e ambiente com poltrona para leitura.

reforma de apartamento decada de 60 rack

No quarto social, o armário existente original do prédio ganhou cor e cara nova com a tinta rosa.

reforma de apartamento decada de 60 quarto

Adriana Fornazari  é formada em arquitetura e urbanismo pela FAAP, acredita que um bom projeto deve, além de entender e atender a seus usuários, ser capaz de proporcionar através dos espaços, uma melhor qualidade de vida.

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

Detalhe da decoração afetiva Murilo Grilo

Apartamento com Decoração Afetiva – Projeto por Murilo Grilo

Poltrona moderna para sala de estar

Valor ao Design: Apartamento Projetado por MAB3 Arquitetura

Carolina Ouro - Morumbi (6)

320 m² de Pura Harmonia, por Carolina Ouro

06_Jantar IMG_1617-2

Cobertura para Unir a Família, por Antonio Armando de Araújo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz