1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Roxo: +65 Ideias de Decoração com Tons Nobres e Aconchegantes

Roxo: +65 Ideias de Decoração com Tons Nobres e Aconchegantes

O roxo é uma cor secundária derivada da mistura em partes iguais das cores vermelho e azul. Quando essa mistura apresenta mais quantidade da cor azul, resulta em tons de lilás e anil, mas caso você misture mais vermelho que azul dará origem a cor púrpura e magenta.

A cor roxa é muito utilizada na decoração de ambientes sofisticados e geralmente pode ser empregada em detalhes como almofadas, flores, sofás, cortinas, tapetes, entre outros.

Para você que gosta do roxo e quer decorar a sua casa, vamos te ajudar com algumas dicas importantes de como combinar essa tonalidade dentro dos mais variados ambientes. Acompanhe nesse post várias ideias elegantes com a cor roxa. Confira!

Roxo em cadeiras na sala de jantar

1- O roxo foi utilizado na decoração como detalhe nas cadeiras da sala de jantar. Fonte: Vanja Maia

Significado da cor roxa: Personalize o seu ambiente com sofisticação

O significado da cor roxa está associado à magia, espiritualidade e mistério, portanto muitas pessoas utilizam o roxo para transmitir uma sensação de transformação. A cor roxa é apropriada para ambientes sóbrios como salas de leitura ou de tv.

Para os dormitórios, o significado da cor roxa é de introspecção e sofisticação, pois proporciona ao ambiente uma atmosfera aconchegante. O roxo também significa a nobreza e o poder, por isso é muito utilizada em cômodos requintados e luxuosos.

Roxo na decoração do quarto de casal

2- No quarto de casal, o roxo na parede é o principal destaque. Fonte: MontaCasa

O requintado quarto de casal tem como tema a tonalidade roxa nas paredes, cortinas, colcha, tapetes e estofados. No dormitório, o roxo significa tranquilidade e sobriedade.

Roxo em sala de jantar

3- O roxo na decoração da sala requintada cria um ambiente sofisticado. Fonte: Rodrigo Maia

 

O roxo foi utilizado na parede da sala ampla para destacar as obras de arte penduradas. A mesa na cor roxa complementa a decoração com um design arrojado.

Cores que combinam com roxo: Misture na decoração tons neutros

As cores que combinam com roxo são: laranja, cinza, branco, azul, amarelo e o lilás. Uma dica para facilitar a combinação entre as cores é optar por tons neutros para equilibrar o visual.

Se você deseja utilizar a cor roxa na decoração, procure elementos para contrastar e suavizar dentro do ambiente. As cores que combinam com roxo como lilás e branco são ideais para quartos femininos ou de crianças.

Na sala de estar é possível combinar o roxo com cinza, preto ou branco em detalhes de objetos decorativos como almofadas, poltronas e sofás, e o roxo combina até mesmo com tons amadeirados de móveis como uma mesa ou rack para sala. Para a parede, as cores que combinam com roxo são os tons amadeirados, brancos e amarelos.

Roxo e branco em cozinha planejada

4- O roxo é o destaque na decoração da cozinha moderna. Fonte: Juliana Pippi

A cozinha moderna utiliza como destaque a parede pintada de roxo. As cores que combinam com roxo são: Cinza da porta de entrada, branco dos armários e o tom marrom das pastilhas.

Roxo e estante branca KTA Arquitetura

5- Os tons de roxo são utilizados no armário e nas paredes. Fonte: KTA Arquitetura

 

Na sala grande, o armário com nichos na cor branca foi realçado com fundo roxo na área de tv e próximo à mesa da sala de jantar. As paredes em lilás complementam a decoração em branco, roxo e cinza. As almofadas em tom lilás equilibram a decoração do ambiente.

Tons de roxo: Harmonize seus ambientes com a paleta de cores

Os vários tons de roxo são as cores existentes entre o vermelho e azul como lilás, violeta, púrpura, entre outros. Você pode misturar na decoração de sua casa vários tons de roxo para realçar detalhes do quarto de casal, sala de estar, quarto infantil, cozinha e banheiro.

Na decoração criativa é possível utilizar os diversos tons de roxo sem sobrecarregar o visual do ambiente. Ao escolher móveis ou objetos decorativos em tons de roxo, procure combinar o espaço com cores neutras ou que pertençam à mesma paleta de cores.

Nos projetos, os tons de roxo são muito utilizados para criar uma sensação de modernidade e jovialidade. Para a decoração clean, muitos profissionais usam tons de roxo nas flores para levar um charme ao ambiente.

 

Roxo e sofá branco em sala de convivência

6- Os tons de roxo na sala moderna foram aplicados no painel, almofadas e poltronas. Fonte: Maya & Anderson Schussler

Um dos destaques da decoração moderna da ampla sala de estar são os tons de roxo. As poltronas apresentam a cor uva que é um dos tons de roxo. No painel e nas almofadas há vários tons de roxo que vão desde lilás até uva.

Roxo em nicho e parede com uma faixa rosa

7- No quarto de adolescente foi utilizado tons de roxo na decoração. Fonte: Anna Maria Parisi

Para o quarto dos adolescentes, os tons de roxo foram utilizados na bancada de estudos, almofadas e colchas. Os tons de roxo harmonizam perfeitamente com a faixa rosa na parte superior da parede e a cor cinza das camas.

Quarto Roxo: Utilize o tom marcante e vibrante

O quarto roxo é uma ótima opção para quem já cansou dos cômodos em tons pasteis ou deseja inovar a decoração com uma cor mais vibrante e cheia de personalidade.

A decoração de um quarto roxo não tem necessariamente um visual muito agressivo, porém para conseguir um resultado equilibrado você deve combinar com cores neutras. O impacto da tonalidade da cor roxa  pode criar um ambiente romântico e aconchegante.

Se você quer utilizar o roxo e deseja um ambiente suave, aposte no lilás combinado com a cor branca.  Quando o roxo é usado de maneira excessiva pode causar um peso visual no seu dormitório, portanto evite uma decoração totalmente roxa.

Roxo em cama e parede espelhada

8- O roxo no quarto de casal foi utilizado na base da cama, faixa do espelho e nas roupas de cama. Fonte: Espaço do Traço Arquitetura

O roxo do quarto de casal foi empregado em diversos tons que suavizam o visual do dormitório. A cama com design diferenciado e a faixa sobre o espelho tem o mesmo tom de roxo avermelhado enquanto as roupas de cama tem um tom de roxo mais azulado.

Roxo em quarto com tons de cinza e espelho

9- O roxo no quarto é utilizado em tons claros. Fonte: Habitare Arquitetura

Para decorar o quarto de casal, a cor roxa em tons claros foi destacada na parede e roupas de cama. Os tons mais fortes de roxo estão nos complementos decorativos como vaso, flores e roupas de cama dentro dos nichos.

Veja +56 ideias de roxo na decoração de ambientes

roxo em parede de sala de apartamento

10- O roxo da parede foi harmonizado com o azul claro das cadeiras. Fonte: Laura Reily

Roxo em almofadas coloridas

11- Os diversos tons de roxo foram usados nas almofadas e bancadas do dormitório. Fonte: Anna Maria Parisi

Roxo em bancada de lavabo

12- Na decoração do lavabo, o destaque é o roxo da cuba sobre a bancada. Fonte: INOVA Arquitetura

Roxo em banheiro branco

13- O banheiro com decoração branca tem o tampo da bancada em tom de roxo. Fonte: Sueli Zapparolli

Roxo em cadeira acrílico em quarto

14- O roxo no quarto infantil complementa a decoração colorida. Fonte: Orlane Santos

Roxo em cadeira de cozinha com mesa de mármore

15- Na decoração da sala integrada com a cozinha em cores neutras, as cadeiras em tom roxo equilibra o visual. Fonte: Juliana Pippi

Roxo em cadeira de quarto de solteiro

16- Os vários tons de roxo foram utilizados na parede, cama e cadeira. Fonte: Leandra Saldanha

Roxo em cozinha e cadeiras na cor cinza

17- Na decoração clean, o roxo apresenta tons suaves nos armários e parede. Fonte: KTA Arquitetura

Roxo em cozinha planejada e cadeira incolor

18- O tom roxo é utilizado na mesa com tampo de vidro. Fonte: MeyerCortez Arquitetura & Design

Roxo em espaço de lazer

19- A cor roxa na decoração do espaço gourmet é combinada com o preto, amarelo e branco dos móveis. Fonte: Oegário de Sá & Gilberto Cioni

Roxo em espaço integrado

20- Na decoração da cozinha foram utilizados vários tons de roxo. Fonte: Juliana Pippi

Roxo em hall de entrada

21- O apartamento requintado tem a porta pintada na cor roxa. Fonte: Roselle Ayres

Roxo em lavabo com revestimento de pastilha

22- No banheiro com decoração moderna, a bancada verde e as pastilhas mescladas nos tons verde e roxo contrastam com a parede. Fonte: Lívia Gobetti

Roxo em mesa de centro com flores amarelas

23- Na decoração da sala de estar, a mesa de centro na cor roxa combina com o tapete de riscos lilás. Fonte: Joel Caetano Paes

Roxo em móveis de cozinha

24- O roxo dos móveis da cozinha leva ao ambiente um tom moderno e arrojado. Fonte: MontaCasa

Roxo em nicho com prateleira de vidro

25- No banheiro, o nicho roxo leva cor ao ambiente. Fonte: INOVA Arquitetura

Roxo em nicho e parede colorida

26- O painel na parede do quarto colorido combina com os móveis na cor roxa. Fonte: Anna Maria Parisi

Roxo em nicho usado como mesa e cadeiras de acrílico

27- As cadeiras transparentes não interferem na decoração feita com o roxo da escrivaninha. Fonte: Anna Maria Parisi

Roxo em papel de parede com folhas cinza

28- O papel de parede roxo deixa o ambiente sofisticado e moderno. Fonte: Marcia Arcaro

Roxo em papel de parede listrado no quarto de casal

29- Na decoração em tons neutros, o papel de parede listrado em tons de roxo combina com a roupa de cama do dormitório. Fonte: Escala Design

Roxo em parede de banheiro

30- O roxo da parede na área do lavatório e as pastilhas do mesmo tom na área do chuveiro complementam a decoração do banheiro grande. Fonte: AMFB Arquitetura

Roxo em parede de sala de TV

31- O destaque na decoração cinza e preto é a parede pintada no tom roxo. Fonte: Anna Paula Moraes

Roxo em parede na área externa

32- Na área externa da residência, as paredes em tom roxo ganham iluminação para destacar o jardim vertical. Fonte: Lorrayne Zucolotto

Roxo em pastilha de banheiro

33- Na decoração do banheiro branco, as pastilhas na cor roxa levam graciosidade ao ambiente. Fonte: César Valenccia

Roxo em pastilhas na cozinha gourmet

34- A cozinha branca e cinza tem pastilhas na cor roxa para destacar as paredes. Fonte: Bender Arquitetura

Roxo em poltrona na sala

35- Na sala em tons pasteis, as poltronas e almofada em roxo valorizam a decoração do ambiente sofisticado. Fonte: Elaine Fonseca

Roxo em poltronas e pendente branco

36- O roxo das poltronas no canto da sala deixa o ambiente elegante. Fonte: Eliane Mesquita

 

Roxo em quarto de casal com cadeira branca

37- No quarto clean, o roxo do cobertor e cadeiras quebra a monotonia do ambiente. Fonte: Bender Arquitetura

 

Roxo em quarto de menina com quadros decorativos

38- No quarto de hóspedes, o roxo tem tom suave próximo à cor marrom. Fonte: Zark Studio Lab

 

Roxo em quarto de menina com suíte

39- O roxo no quarto de menina é utilizado nos armários, elementos decorativos, parede e piso do banheiro. Fonte: MeyerCortez Arquitetura & Design

Roxo em quarto de solteiro com papel de parede

40- O roxo dos móveis do quarto é repetido nas padronagens dos papeis de parede. Fonte: Vanja Maia

Roxo em quarto de solteiro

41- O roxo dos nichos e armário superior contrasta com os móveis da escrivaninha e da cama. Fonte: Marcelo Rosset Arquitetura

Roxo em quarto feminino com almofadas

42- O roxo da parede atrás da cama é o destaque da decoração do dormitório. Fonte: Carol Tasiro

 

Roxo em quarto feminino com tapete vermelho

43- O roxo da parede combina perfeitamente com os tons rosa e branco da decoração do quarto. Fonte: Carol Tasiro

Roxo em rack e cadeiras amarelas

44- O roxo do rack combina com o verde do futon e as poltronas amarelas. Fonte: Carla Felippi

Roxo em sala de estar com almofadas

45- O roxo das almofadas e mesa central complementa a decoração em tons pasteis, bege e verde. Fonte: Marília Veiga

Roxo em sala de jantar moderna

46- No apartamento moderno com cozinha integrada, a parede em tom de roxo é o destaque na decoração. Fonte: Daniel Carvalho

Roxo em sala de jantar moderna e pendente

47- Na decoração de sala de jantar moderna, o roxo foi utilizado na parede atrás do aparador. Fonte: Sabrina Schneider

roxo em sala de jantar estilosa

48- Na decoração que utiliza móveis modernos e clássicos, o roxo das poltronas leva um colorido ao ambiente. Fonte: Roberto Migotto

 

Roxo em sala e quadros

49- O roxo da parede é destacado pelo rodapé e cortina na cor branca. Fonte: KTA Arquitetura

Roxo em sala estilosa

50- O roxo intenso da parede é contrastado com jogo de quadros em tons amarelo e sofá em estilo antigo verde. Fonte: Enzo Sobocinski

Roxo em sala moderna com espelho

51- O roxo na decoração combina com móveis cinza e preto. Fonte: Lídici Melo

Roxo em sofá de sala de estar e mesa de centro

52- O sofá roxo contrasta com as cores claras das paredes e tapete da sala de estar. Fonte: Deborah Basso

Roxo em sofá de sala de estar grande

53- Na sala moderna, o sofá com tecido roxo ocupa lugar de destaque. Fonte: Sandra Picciotto

Roxo em sofá e estante preta

54- O tapete de sala de estar tem vários tons que harmonizam com o sofá roxo. Fonte: Mariana Martini

Roxo em tapete de quarto para criança

55- No quarto de bebê, os tons de roxo e lilás deixam o ambiente mais suave e romântico. Fonte: Fernanda Guizi

roxo em tapete de sala de banho

56- No banheiro, os tapetes e nichos na cor roxa combinam com as tonalidades na cor gelo da banheira e bancada. Fonte: Fernanda Guizi

Roxo em tapete e sofá em L na cor cinza

57- Na sala de estar com decoração em tons de cinza, o tapete roxo harmoniza o espaço. Fonte: Box 14

Roxo em tapete na sala

58- Para quebrar o tom branco da decoração clean, foi utilizado um tapete em tons de roxo. Fonte: Iná Arquitetura

Roxo em varanda com cadeira paton

59- O roxo das cadeiras com design arrojado complementa a decoração da varanda gourmet. Fonte: Vanja Maia

roxo na decoração de banheiro pequeno

60- No banheiro, as paredes foram pintadas em tons de roxo e rosa. Fonte: MontaCasa

Roxo na decoração de cozinha

61- Na decoração da cozinha, o roxo foi equilibrado com a tonalidade rosa da parede. Fonte: MontaCasa

Roxo na decoração de sala de estar com parede amarela

62- Na sala de estar os vários tons de roxo foram combinados com a parede e objetos decorativos amarelo e verde. Fonte: MontaCasa

roxo na decoração de sala de estar luxuosa

63- Para realçar a decoração moderna foram utilizados as cores roxo, verde, bege e amarelo. Fonte: MontaCasa

Roxo na decoração de sala

64- A decoração da sala de estar foi realizada com sofá cinza chumbo e almofadas e poltronas no mesmo tom de roxo. Fonte: MontaCasa

Roxo na decoração do banheiro

65- No banheiro, o armário da bancada e os armários suspensos tem o mesmo tom de roxo. Fonte: MontaCasa

Confira também:

espelho para lavabo decoardo em tons neutors com bancada de madeira  FotoCasa e Festa

Espelho para Lavabo: +62 Modelos Lindos para Decorar o seu Espaço

Casa container laranja e vermelha

Casa Container: Como Construir +68 Projetos Inspiradores

Decoração Vintage para sala de estar

Decoração Vintage: +65 Fotos e Dicas Para Decorar Com Esse Estilo

decoração delicada para quarto de bebê gêmeos cinza e rosa com papel de parede de gotinhas e quadrinhos decorativos  Foto Claudiny Cavalcanti Arquitetura e Interiores

Quarto de Gêmeos: Dicas de Como Decorar +63 Modelos Lindos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz