1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Estar
  4. Sofá Chaise: Tipos, Dicas para Escolher e +10 Modelos Confortáveis para Conferir

Sofá Chaise: Tipos, Dicas para Escolher e +10 Modelos Confortáveis para Conferir

O conforto é essencial na sala de estar ou de TV, não é mesmo? Afinal, é o espaço onde relaxamos com amigos e familiares, assistindo a um bom filme ou compartilhando as novidades da semana. E para garantir isso, nada melhor do que um sofá amplo para dar um up na decoração como o sofá chaise.

Esse tipo de sofá se destaca no mercado pelo conforto, sendo perfeito para esticar as pernas enquanto você curte um filme ou se perde em um bom livro. Além disso, o sofá chaise é versátil, prático e indicado para ambientes onde cada peça de mobiliário precisa ser multifuncional.

Pensando nisso, vamos explorar tudo o que você precisa saber para encontrar um bom sofá chaise para o seu lar. Inspire-se com vários projetos que incorporam esse móvel com estilo a seguir!

O que é um sofá chaise?

1. “Chaise” vem do francês e significa cadeira longa – Projeto/Fotos: Plano Duo Arquitetura

“Chaise”, em português “cadeira longa”, é um termo francês que descreve um tipo de assento projetado para que as pessoas possam se sentar e esticar as pernas. É um modelo com um lado mais longo, que pode ser fixo ou removível, que pode ser usado em salas grandes ou pequenas.

Como escolher o melhor sofá chaise?

2. Ao escolher um sofá chaise, avalie o espaço disponível para garantir que ele não obstrua a circulação – Projeto: Ana Paula Bellesia Interiores | Foto: Rina Gallo

Ao comprar um sofá chaise, é essencial considerar alguns fatores para garantir que ele se encaixe bem no seu espaço e atenda às suas necessidades. 

Primeiro, avalie o tamanho do ambiente onde o sofá vai ficar para ter certeza de que ele não vai atrapalhar a circulação do espaço. Em seguida, verifique a qualidade do material, tanto da estrutura quanto do estofado, para garantir a durabilidade e o conforto que você também precisa. 

Ah, e é essencial verificar as molas do sofá chaise também. De modo geral, existem dois tipos de molas em sofás: molas Bonnel, que são interligadas e proporcionam firmeza, e molas ensacadas, que são embaladas de forma individual, oferecendo suporte isolado e reduzindo a transferência de movimento.

3. Verifique a qualidade da estrutura e do estofado do sofá chaise para assegurar conforto e durabilidade – Projeto: Izabela Bonela Arquitetura e Interiores

 

Já as espumas variam em densidade: D26 a D33 são comuns em sofás, pois equilibram suporte e conforto. Espumas D45 são mais firmes, ideais para pessoas mais pesadas ou que preferem mais suporte. Além dessas, existem as espumas soft e hipersoft, que adicionam maciez extra, mantendo a forma após o uso. 

Lembre-se de que a estrutura do sofá também é importante. Ela precisa ser robusta para suportar o uso diário e complementar as características das molas e espumas. Sofás com estrutura de madeira maciça ou metal costumam ser mais resistentes.  

4. Considere as molas e as densidades das espumas, balanceando suporte e conforto para sua escolha – Projeto: Daniel Santana Arquitetura | Foto: Nice Muniz

Por fim, leve em conta o estilo do sofá chaise e como ele harmoniza com elementos que já existem no cômodo, como cores de tintas, móveis e revestimentos. Em suma, o objetivo é encontrar um modelo que ofereça tanto estilo quanto funcionalidade e durabilidade. 

Quais são os tipos de sofá chaise? 

5. Existem diversos modelos de sofá chaise disponíveis no mercado – Projeto/Foto: Studio Juliana Ultado Arquitetura e Design

Viva Decora Profissionais
A seguir, selecionamos os modelos mais comuns de sofá chaise para você conhecer melhor e escolher o modelo certo para o seu projeto. Confira!

Sofá chaise três lugares 

6. O sofá chaise de três lugares combina dois assentos regulares com um alongado – Projeto: SP Estúdio Arquitetura | Foto: Felco

O sofá chaise de três lugares combina funcionalidade e estilo, proporcionando um espaço confortável e versátil para a sala de estar. Com dois assentos regulares e um terceiro alongado, ele oferece flexibilidade para se sentar ou esticar as pernas e relaxar. Esse tipo é ideal para otimizar o uso do espaço, especialmente em salas menores, onde a chaise integrada elimina a necessidade de um pufe ou uma poltrona adicional.

Para adicionar um toque elegante à decoração, considere usar uma manta sobre a chaise. Essa é uma maneira estilosa de destacar esse espaço como o mais confortável da casa para relaxar, que tal? 

Sofá chaise de canto

7. Antes de comprar um sofá chaise de canto, verifique qual lado forma o ‘L’ para otimizar o acesso e o espaço – Projeto/Foto: Priscila Mendonça

Como o próprio nome diz, um sofá chaise de canto é usado no canto da sala de estar. Também conhecido como sofá em L com chaise, esse modelo também é perfeito para quem tem pouco espaço e precisa de mais lugares na sala de estar para receber pessoas com muito conforto. 

Um detalhe importante a considerar antes de comprar um sofá de canto com chaise é o lado em que ele vai ficar no cômodo. Certifique-se de que o sofá forma um L direcionado para a parede, facilitando o acesso das pessoas à sala de estar.

Sofá chaise modular 

8. Você pode usar a chaise modular como assento extra quando não estiver relaxando – Projeto: Carolina Gava | Foto: Jp Image

É possível encontrar alguns modelos modulares em que a chaise pode mudar de lugar, sabia? Ela pode fazer parte do sofá apenas quando você precisa relaxar, por exemplo, e no restante do tempo ficar no canto da sala como um assento extra. 

Sofá chaise direito ou sofá chaise esquerdo: qual comprar?  

9. Escolher entre um sofá chaise direito ou esquerdo depende da planta da sua sala – Projeto: Duda Senna | Foto: Gisele Rampazzo

Afinal, o que é melhor? Comprar um sofá chaise direito ou um sofá chaise esquerdo? A resposta é simples: depende da planta da sala de estar. Em ambientes compactos, indicamos que o chaise fique no canto da sala, de modo que a parte longa não atrapalhe a circulação do espaço. 

Já para as salas grandes, que têm espaço de sobra para comportar diferentes tipos de móveis, é possível apostar tanto no sofá chaise direito quanto no sofá chaise esquerdo. Você escolhe o que mais combina com os elementos de décor do espaço.

10. Para salas grandes, qualquer sofá chaise combina bem. Escolha baseado no estilo do décor e na disposição dos móveis – Projeto: Duda Senna | Foto: Gisele Rampazzo

Mas, se tiver em dúvida sobre como aproveitar da melhor forma a sua sala com o sofá chaise, vale a pena consultar um arquiteto ou decorador, viu? Saiba que a Viva Decora Pro reúne os melhores profissionais em um só lugar. Vale a pena conferir!

Pronto, agora você já sabe mais sobre o sofá chaise! Além disso, se inspirou com projetos incríveis de Plano Duo Arquitetura, Ana Paula Bellesia Interiores, Izabela Bonela Arquitetura e Interiores, Studio Juliana Ultado Arquitetura e Design, SP Estúdio Arquitetura, Priscila Mendonça, Carolina Gava e Duda Senna.

E quer saber onde você encontra tudo para o seu lar? Na Viva Decora Shop, a melhor loja para construir, reformar e decorar a casa dos seus sonhos. Acesse agora e confira!

Débora Passarelli

Débora Passarelli é formada em jornalismo, pós-graduada em Gestão de Conteúdo para Web e redatora da Viva Decora.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Sofá Vermelho: Cores Que Combinam Com a Peça +10 Modelos Lindos

Poltrona Para Sala Pequena: Conheça 7 Dicas para Acertar na Escolha da Peça

Sofás de Canto: Confira 8 Dicas de Como Usar na Decoração

Sofá Marrom: +10 Ideias e Dicas Incríveis para Decorar a Sua Sala com Estilo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36