1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Conheça a Tendência de Decoração Shabby Chic

Conheça a Tendência de Decoração Shabby Chic

Definir como será a decoração da sua casa ou apartamento é uma tarefa que pode ser bastante divertida, mas irá demandar tempo. Mesmo que você já tenha um imóvel próprio ou esteja em busca de um apartamento para alugar em Balneário Camboriú, o ideal é procurar por estilos que chamem a atenção e combinam com você para só então decorar o seu lar.

decoração shabby chic para cozinha em tons pastéis

1. Suavidade e sobreposições dão um ar vitoriano ao shabby chic – Fonte: Bangalow

Se seu objetivo é dar um toque mais antigo à decoração, como nos filmes e novelas de época, você vai gostar muito da decoração shabby chic. Esse estilo ganhou força na década de 90, mas até hoje muitas pessoas investem nele para dar um toque diferenciado a suas casas e apartamentos e o legal é que a decoração shabby chic se adapta facilmente em casas sofisticadas e em casas simples.

O que é o estilo shabby chic?

O estilo shabby chic é um tipo de decoração que se inspirou nas casas de campo que existiam na Inglaterra e na França há muitos anos. Mistura o antigo com o novo e cria um espaço delicado, bem feminino e com muita iluminação.

A tradução literal do nome “shabby Chic” seria algo como “chique gasto”, por isso, a decoração mistura móveis ou objetos mais sofisticados com peças que estão gastas, como madeira envelhecida e até vasos de flores antigos.

louças para decoração shabby chic

2. Peças de porcelana e itens revisitados garantem um ar do campo e aconchegante à decoração – Foto: Pixabay

Vantagens da decoração shabby chic

Talvez você ainda não seja dono do seu próprio imóvel e esteja pesquisando o valor do aluguel de casas. A boa notícia é que o estilo shabby chic pode ser aplicado de várias formas, inclusive nos pequenos detalhes e deixar o ambiente encantador.

decoração shabby chic para apartamento alugado

3. Shabby chic pode ser usado em imóveis de diversos tamanhos, inclusive kitnets e apartamentos. Foto: Pexels

Isso significa que se você optar por alugar um apartamento pequeno, ainda assim poderá investir nessa tendência de decoração. Conheça algumas das principais vantagens do shabby chic:

  • Iluminação

Como a decoração shabby chic usa cores claras, geralmente tons pastéis, quem investe nesse tipo de decoração ganha ambientes mais iluminados em sua casa.

  • Ambiente amplo

Na decoração shabby chic o espaço disponível nos cômodos da casa é melhor aproveitado. Sem contar que as cores mais claras também passam a sensação de que o ambiente é maior, mais amplo.

  • Reutilização de peças

Pode ser que você tenha em sua casa alguns móveis antigos que estão sem uso, ou até mesmo outros itens que herdou de algum parente e nunca soube onde colocar.

Por se tratar de coisas mais antigas, se você escolher a decoração shabby chic vai encontrar um lugar para encaixá-las. Até mesmo dar um novo uso a peças que estavam esquecidas dentro de uma caixa.

Dicas que você pode aplicar em sua casa

Que tal aplicar a decoração shabby chic em seu lar? Confira algumas dicas simples que serão úteis tanto para quem é proprietário de imóveis em Balneário Camboriú, quanto para aqueles que tem restrições em relação à mudanças bruscas nos móveis e parede de sua residência por serem alugados.

dicas de decoração shabby chic

4. Brincar com cores e contrastes é um dos trunfos do estilo shabby chic – Foto: Pixabay

  • Quarto

Se você puder fazer alterações nos móveis deste espaço, aposte naqueles que são feitos de madeira ou ferro, comuns na decoração shabby chic. Os papéis de paredes em tons mais claros de rosa, azul ou verde também são recomendados.

Não dá para fazer alterações nas paredes e móveis? Aposte em cobertas e cortinas florais ou xadrez, sempre em cores mais clarinhas. Um lençol branco com flores vermelhas ou uma cortina xadrez vermelha e branca, por exemplo.

Nas paredes, se você não se interessar pelo papel de parede, vale a pena colocar alguns quadrinhos fofos e com aquele estilo mais retrô.

  • Cozinha

O xadrez é muito bem-vindo neste espaço da casa. Aposte em tolhas e descansos de mesa nesta cor e em quadros retrô para decorar a cozinha. Outra dica útil é investir em utensílios que lembrem os anos 1950 e 1960.

Um relógio retrô também cai muito bem na cozinha, caso você não queira investir nos utensílios e deseje fazer poucas modificações no local.

  • Banheiro

O banheiro com estilo shabby chic deixa um toque de aconchego e tranquilidade. Quem pode investir em reformas, pode substituir o espelho moderno por um mais antigo, com bordas em madeira já desgastadas. Ou até mesmo colocar uma banheira vitoriana no espaço.

decoração shabby chic para banheiro

5. Integração entre moderno e antigo pode deixar seu banheiro mais elegante – Foto: Pexels

Mas se você não pretende reformar ou não tem autorização do proprietário do imóvel para isso, a dica é colocar toalhas brancas e felpudas no banheiro. Tanto as de banho quanto as de rosto.

Caso tenha espaço no banheiro. coloque um vaso de flores pequeno pelo mesmo espaço. Use um jarro ou pote antigo, que você pretendia descartar por não utilizar mais. Assim deixa o local mais alegre e perfumado, sem contar que é uma forma bem simples e prática de aplicar o shabby chic no banheiro da casa.

  • Sala

Na sala tente combinar a cor do sofá com a das cortinas. Se o móvel está ali há algum tempo, vale a pena pensar na ideia de uma capa que seja parecida com a cortina do espaço. Os tons devem ser mais delicados e o floral ou xadrez ficam muito lindos.

Os móveis podem ser de madeira, para dar um toque mais rústico ao ambiente. Não se esqueça das flores. Aproveite as mesinhas e até os próprios móveis para colocar um vaso com flores delicadas, geralmente nas cores rosa ou branco.

Quem preferir investir nas cadeiras de metal – lembre-se que metal e madeira são características comuns nesse estilo de decoração – pode usar almofadas para deixá-las mais confortáveis.

Fitas e laços combinam com essa tendência de decoração. Aplique-os em almofadas ou envolva-os em torno de vasos de flores.

  • Sala de jantar

Na sua casa a mesa do jantar fica separada da cozinha? Não se preocupe, você pode aplicar o estilo shabby chic nela. Se o móvel for de madeira, pinte com cores mais delicadas. Quanto as cadeiras, aposte numa mistura, algumas de madeira e outras de ferro.

Agora se você não quer modificar sua mesa – ou ela é feita de outro material, que não a madeira – invista nas toalhas xadrezes ou florais, com cores bem discretas e que deem um toque mais romântico ao ambiente.

Enquanto a mesa não estiver em use para as refeições, sempre deixe um vaso de flores em cima.

Gostou de conhecer essa tendência de decoração? Comece a colocar alguns elementos shabby chic em sua casa ainda hoje. Você vai adorar o resultado!

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

lustre-para-cozinha-revista-vda

Lustre para Cozinha: +84 Modelos para Iluminar o Ambiente

Cinema em casa

Cinema em Casa: +84 Projetos Fantásticos Para Se Inspirar

pedra para piscina - piscina com cascata artificial - Dicas Decor

Pedra Para Piscina: +45 Ideias e Dicas Para Decorar Sua Área Externa

modelo de móveis para varanda ampla  Foto Duda Senna

Móveis para Varanda: +63 Modelos e Dicas de Como Escolher

Deixe um comentário

1 Comentário em "Conheça a Tendência de Decoração Shabby Chic"

Imelida

Muito lindo

wpDiscuz