1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. 5 Tendências de Arquitetura para Apartamentos

5 Tendências de Arquitetura para Apartamentos

O ano já começou, as tendências já foram lançadas, mas ainda é valido falar sobre elas. As principais tendências para o ano de 2018 trazem muita inovação. Por se tratar de um projeto que engloba mudanças sociais, econômicas e culturais, a arquitetura muda muito de um ano para o outro.

Em resumo, as tendências de arquitetura para este ano são sutis, criativas e minimalistas. Tudo isso resulta em projetos arquitetônicos repletos de praticidade e muito mais sustentáveis, preservando o meio ambiente.

decoração apartamento clean com sacada ampla

Decoração de apartamento com sacada ampla e piso porcelanato

O contemporâneo está com tudo!

Mesmo já consolidado como tendência no mundo todo, o estilo contemporâneo continua bastante presente em 2018. Os apartamentos continuam sendo desenvolvidos com linhas retas e formas geométricas, características marcantes do estilo. Telhados embutidos, ornamentados e com proteção platibanda também estarão presentes nos empreendimentos.

As matérias-primas mais comuns nesse estilo são: madeira, pedra, vidros e espelho. São materiais simples mas que causam um efeito visual muito encantador, além de ser tratar de materiais muito resistentes e duráveis. Cores sóbrias também são muito utilizadas e caem bem para refletir um tom contemporâneo e de muito bom gosto.

arquitetura contemporânea com linhas retas e tons claros

O estilo contemporâneo com linhas retas e simples é tendência

Revestimento em pedras

Além das matérias-primas citadas acima, um revestimento que ganha bastante destaque no estilo contemporâneo é o em pedra. As pedras naturais ganham bastante valor e são aplicadas em releituras e novas técnicas para revestir e ao mesmo tempo decorar a composição. O mosaico, por exemplo, tem sido muito utilizado, são várias pedras que encaixam-se umas sobre as outras preenchendo toda a superfície.

Já no piso, o mármore e o granito ganham destaque. Tratam-se de pisos práticos, fáceis de limpar e de realizar manutenção, possuindo o melhor custo x benefício. Além disso, são revestimentos que ficam lindos na ambientação!

decoração contemporânea com revestimento em pedras

Revestimento em pedra são tendência na decoração contemporânea

Construções pré-moldadas

Uma tendência bastante comum nos últimos tempos é a construção de apartamentos com espaços menores e otimizados. Em decorrência disso, os empreendimentos estão sendo construídos pré-moldados. Ou seja, uma alternativa bastante eficaz em construtivos com espaços menores. Dessa forma, os projetos ganham praticidade e melhor divisão de acordo com as necessidades atuais.

Além disso, os projetos pré-construídos facilitam com a preocupação com o meio ambiente. Isso porque o seu método de construção não utiliza tijolos ou cimentos, muito comuns nas construções antigas. Sendo assim, a estruturação é feita com materiais 100% recicláveis e evitam desperdícios de recursos de energia.

projeto de construção pré-moldado

Projeto de construção pré-moldado

Sustentabilidade

Já que engatamos o assunto sobre meio ambiente, vale destacar que a arquitetura nos novos apartamentos envolvem a sustentabilidade. Os recursos naturais sendo mais visados e o aumento da produção de lixo sendo descartados. Com isso, os novos projetos visam minimizar os impactos econômicos e ambientais, mas tudo isso sem deixar o conforto e sofisticação de lado.

Como neste sistema pré-moldado onde tudo já vem semi pronto e com materiais recicláveis. Todos esses detalhes interferem minimamente no terreno, dando destaque à inclusão e aproveitamento de elementos naturais.

fachada de madeira de projeto pré-moldado

Fachada de madeira de projeto pré-moldado

Iluminação e ventilação natural

Uma última tendência bem utilizada é a iluminação e ventilação natural. Ou seja, com isso é possível melhorar a qualidade do ambiente interno do apartamento. Tudo isso a partir do uso de matérias-primas e técnicas apropriadas à cada clima das regiões

Neste caso, a madeira vazada e o vidro são excelentes soluções para ambas tendências. Além de obter um efeito super interessante e repleto de bom gosto, é possível adquirir ótima ventilação e entrada de luz natural.

decoração para apartamento em tons claros com grandes janelas de vidro para iluminação natural

Decoração para apartamento em tons claros com grandes janelas de vidro para iluminação natural

Encontre o apartamento dos sonhos!

Na Frias Neto você encontra inúmeras opções de apartamento à venda. Acesse e encontre agora mesmo seu novo lar!

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Tinta lousa com menino desenhando com giz

Use a Tinta Lousa e Ganhe Criatividade nos Ambientes

Quarto de solteiro com parede com degrade em tons de azul Projeto de Yamagata

Tons de Azul: 70 Decorações para Te Inspirar a Usar e Abusar dessa Cor

Cantinho do café

Cantinho do Café: +40 Ideias Para Você Montar o seu Espaço

Sala de estar turquesa com sofá marrom com manta de tricô Projeto de Casa Cor SP 2017

Formas de Esquentar o Ambiente com Decorações

Deixe um comentário

1 Comentário em "5 Tendências de Arquitetura para Apartamentos"

Cornelia

Que tal uma revisão gramatical antes de publicar?

wpDiscuz