1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Texturas em paredes são grandes aliadas da decoração

Texturas em paredes são grandes aliadas da decoração

As texturas em paredes estão e sempre estiveram presentes em nossas vidas. Originalmente, o significado da palavra é relacionado à sensação visual ou sensorial de alguma superfície. Trazendo esse conceito para a área de decoração, podemos explorar diferentes texturas em paredes, pisos, tetos e objetos. A combinação das texturas em paredes num ambiente proporciona diferentes sensações, tais como: tranquilidade, equilíbrio, vigor, sobriedade, etc. A diversidade de texturas é uma forte aliada na composição dos mais rebuscados ambientes.

Vejas alguns exemplos de texturas em paredes

texturas em paredes relax
Clima calmo

Vamos começar pelas texturas em paredes mais comuns utilizadas em muros e fachadas: o chapisco e o grafiato. O primeiro é, na verdade, uma preparação para aplicação do revestimento final. Por ter a superfície muito porosa, o chapisco tem a finalidade de fixar outro acabamento. No entanto, vemos o seu uso como textura com bastante frequência.

Já o grafiato é um revestimento mais leve se comparado ao chapisco. Por ser colorido, ele confere mais identidade e alegria nas paredes onde é aplicado. Além da função estética, o grafiato é um dos materiais utilizados para evitar infiltrações, pois os ingredientes de sua composição são totalmente impermeáveis. Por se tratarem de texturas mais rústicas, tanto o chapisco quanto o grafiato são indicados para o uso externo.

texturas em paredes
Cada parede uma textura

Partindo para as texturas mais refinadas, temos uma enorme gama de opções. Camurça, linho, cimento queimado, aço escovado e concreto aparente são alguns exemplos dos variados tipos de textura. Esses efeitos podem ser criados a partir do gel decorativo combinado com ferramentas (vassoura, rolos, espátulas) apropriadas para cada tipo de textura. Algumas marcas comercializam produtos prontos para o uso, inclusive com a cor desejada. Texturas desse tipo são mais modernas e indicadas para o uso em espaços internos, podendo ser aplicadas em salas, quartos, escritórios e lavabos.

texturas em paredes
Cimento queimado
texturas em paredes
Textura da parede e o piso em harmonia

Existem também os revestimentos que não são texturas propriamente ditas, mas que também cumprem a função de modificar uma superfície lisa. Os papéis de parede dão cor e movimento à um espaço e, dependendo do modelo, também têm o toque diferenciado. Para estimular ainda mais a criatividade, hoje o mercado oferece alguns rolos com estampas para parede, é possível criar uma estampa personalizada com um custo camarada!

Temos também a opção das placas laminadas que recriam a textura de madeira  e trazem a sensação de aconchego para qualquer ambiente. E para finalizar, a onda da textura invadiu até os revestimentos; alguns materiais agora também possuem formas com volume. Os chamados ‘revestimentos 3D’ funcionam como uma forma geométrica, os desenhos possuem forma. Ou seja: além de aguçarem a nossa visão também convidam ao tato.

texturas em pardes
Textura 3d deve ser bem iluminada

 

Natália Siper é colaboradora do Viva Decora, Designer de Ambientes e Paisagista.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Azulejo Branco: Conheça as Vantagens +60 Modelos Inspiradores

Lambri de Madeira: O Que É +60 Projetos para se Inspirar

Os armários de banheiro foram feitos com madeira de demolição. Fonte: Decor Fácil

Madeira de Demolição: +52 Projetos e Dicas de Como Usar no Décor

Sala de estar com parede revestida por placa de gesso 3D com desenho redondo. Fonte: Móveis Capão Raso

+87 Modelos de Placa de Gesso 3D e Dicas de Como Usar no Décor

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz