1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Tipos de grama para seu jardim e prática de esportes

Tipos de grama para seu jardim e prática de esportes

Tem dúvida sobre qual tipo de grama usar para fazer seu jardim e ainda praticar esportes? Vamos te ajudar!

Nada melhor do que um belo gramado para brincar com seus filhos ou até praticar um esporte. E é nos esportes que vamos focar este post, mas acho que não preciso te dizer que um belo gramado pode ser aproveitado para muitas outras coisas, certo? Primeiro, é preciso conhecer os tipos  mais procurados de grama, que são: preta coreanaamendoim e a esmeralda.

Conheça os tipos de grama

 

Também não vamos falar só de futebol, pois brasileiro que é brasileiro joga futebol em qualquer lugar!

Já o Golfe, é um esporte diferente e precisa sim de uma boa grama. Em Itú, no interior paulista existe um campo de golfe, ele fica entre dois  loteamentos fechados de alto padrão em Itú, sendo um deles o  condomínio Terra de São José .

O Pólo também é praticado nela, e apesar de ser pouco divulgado é muito praticado no Brasil, inclusive aqui em SP.  Se você tem interesse em ir visitar um clube, podemos te indicar o  Helvetia Club que fica perto do Condomínio Helvetia em Indaiatuba.

grama futebol

Aposto que você já conhece o Hóquei no Gelo, mas você sabia que existe o Hóquei na grama? Descobrimos que o Hóquei na Grama é um dos esportes de tacos mais antigos do mundo.

grama  hoquei

E que tal Tênis de grama? Apesar de o Brasil não ter muita tradição nos eventos nessa maneira, acabei descobrindo que existem algumas quadras de grama em Angra dos Reis e aqui no Interior de São Paulo, numa cidade pequena, chamada de Sousas, que é um distrito de Campinas.

grama tenis

Bom, agora que já falamos de alguns esportes para praticar na grama vamos de fato conhecer os principais tipos dessa vegetação, seja para fazer um jardim na sua casa ou até para montar seu prórpio campo de golfe ou aquela quadra de tênis.

A primeira coisa a se fazer é cuidar do solo, ter muita água, luz do sol e nutrientes. O solo precisa ser fofo e estar livre de insetos, erva daninha e qualquer tipo de doença. As principais características das gramas citadas acima:

grama jardim

Grama Preta: A grama preta não é uma grama de verdade pois é da família das liliáceas e não das gramíneas. A origem dela é asiática e ela é excelente para fechar lugares com grandes áreas e adapta-se ao clima tropical e subtropical. A dica mais importante é que a grama preta não aceita ser pisoteada. Por isso nesta grama nada de jogar futebol, pólo, hóquei ou tênis.

grama preta

Grama coreana: Esta sim, é a mais apropriada para jogar Golfe. Ela também é muito usada em projetos de jardins para casas. Ela se adapta muito bem no clima tropical e subtropical. A grama coreana precisa ser adubada de seis em seis meses e bem irrigada e não costuma se desenvolver sozinha.

grama coreana

Grama amendoim: É muito usada para jardins e hortas pois sua flor amarela é muito bonita. Além disso, a grama amendoim  ajuda a cuidar da saúde do seu jardim pois evita o crescimento de ervas daninhas devido sua densa folhagem que impede a passagem da luz do sol, barateando os custos de manutenção do seu jardim. Nesta grama você pode brincar com seu cachorro, relaxar e ainda enfeitar sua casa.

grama amendoim

Grama Esmeralda: Esta é a grama perfeita para praticar esportes, pois é muito resistente e pode ser pisoteada devido  ao grande desenvolvimento de suas raízes. É melhor cultivada em lugares quentes e suas folhas não crescem muito para fora da terra, facilitando assim sua manutenção. A grama esmeralda nåo resiste bem a geada portanto não deve ser usada em lugares muito frios.

Agora você já conhece  os 4 principais tipos de grama e até algumas sugestões para você se exercitar e aproveitar a vida. Mas se quiser outras dicas, leia nosso post sobre jardim de inverno ou deixe aqui seu comentário com sua dúvida.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Bambu Mossô plantado em vaso decorativo

Bambu Mossô: Realce a Sua Decoração com Leveza

Trepadeira funciona como parede verde

Trepadeira: Confira +50 Fotos para Ornamentar o Seu Jardim

suculentas nos vasinhos

Suculentas: Como Cuidar e Montar o Seu Jardim + 51 Modelos Incríveis

Palmeira Azul no Jardim

Palmeira Azul: +35 Plantas Esculturais para o Seu jardim

Deixe um comentário

1 Comentário em "Tipos de grama para seu jardim e prática de esportes"

[…] Tipos de grama para seu jardim e prática de esportes […]

wpDiscuz