Viva Decora Home Shop

Tipos de Taças: Conheça e Descubra Para que Serve Cada Uma

Categorias: Organização

Você sabia que existem diferentes tipos de taças e copos para cada bebida? Pois é! No mercado, existe uma diversidade de modelos de copos e taças para todos os estilos e ocasiões. No entanto, há quem diga que essa variedade é besteira, pois tudo é igual e não percebem nenhuma diferença ao usar esse utensílio de cozinha. Contudo, especialistas no assunto afirmam que o uso correto de copos e taças, além de compor harmoniosamente a mesa, proporcionam uma melhor experiência do paladar ao degustar a bebida. 

Logo, se você deseja conhecer mais de perto as características que definem o uso para cada tipo de taça e copo, vem com a gente! Neste post, nós da Viva Decora separamos os principais tipos de taças e copos, assim como, dicas de como usá-las no dia-a-dia. Confira e aprecie sem moderação!

1. Conheça e descubra para que serve os diferentes tipos de taças. Fonte: Pinterest

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Assista o vídeo para conhecer melhor os tipos de taças



Veja também

Conheças diferentes tipos de taças e para que serve cada uma

Saber a diferença de cada taça é fundamental, seja para montar uma mesa para receber familiares e amigos com toda a elegância em casa, como para proporcionar aos convidados da festa uma experiência de paladar diferenciada. Por essa razão, separamos abaixo as principais taças que podem fazer parte do nosso dia-a-dia.

Tipos de taças para água

A água, bebida essencial para nossa sobrevivência, por se tratar de um líquido sem sabor e aroma, ela precisa apenas de um recipiente que conserve sua temperatura (ambiente ou gelada), ou seja, a água não exige regras específicas sobre o modelo de taça a ser usado.

Normalmente os tipos de taças para água são muito similares com as taças de vinho, porém com o bojo maior. Mas, nada impede que elas sejam maiores ou menores, com hastes ou não. Vale ainda destacar, que na mesa de jantar a taça de água deve estar sempre a esquerda do vinho, pois sua função é limpar o paladar. Na imagem abaixo esses dois tipos de taças de água foram posicionadas sobre a bandeja e servidas as convidados do evento.

2. Os tipos de taças para água são muito similares com as taças de vinho. Fonte: Medium

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Tipos de taças para cerveja

Entenda que o uso dos diferentes tipos de taças para cerveja em bares tem como objetivo realçar o visual da bebida para que sua transparência, tonalidade e espuma fique visível a olha nu.

A espuma, por exemplo, não é só aparência. Isso porque, a espuma presente na bebida tem a função de manter a temperatura e as características físicas de cada cerveja. Já o aroma e sabor, são responsáveis por trazer personalidade para cada cerveja fabricada, seja ela industrializada ou artesanal. 

Assim, pode-se concluir que espuma, aroma e sabor da cerveja são fatores levados em conta na hora da escolha do copo ou taça, para que o líquido seja apreciado da melhor forma possível.

3. Espuma, aroma e sabor da cerveja são fatores levados em conta na hora de escolher o copo ou tipos de taças. Fonte: Pinterest

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Confira 5 copos e tipos de taças para cerveja:

  1. Copo pokal: considerado o copo mais tradicional para degustação de cerveja. Seu formato favorece a conservação da espuma da bebida;
  2. Copo americano: copo robusto encontrado na maior parte dos bares do país. Seu tamanho é recomendado para pessoas que apreciam cervejas mais leves como Pilsen e Light Lager;
  3. Taça tulipa: esses tipos de taças no Brasil também são conhecidas como copinho de buteco. Seu formato versátil propicia a retenção de aromas da bebida e pode ser usado para degustação de diversos tipos de cerveja;
  4. Taça Flauta: muito conhecida por aqueles que apreciam espumantes e champanhes, esses tipos de taças de flauta são utilizadas também para degustação de certos estilos de cervejas mais refinados como é o caso das belgas Lambic e Geuze;
  5. Canecas (Mug ou Stein): muito usadas nas festas alemãs, as canecas (Mug ou Stein) são robustas e podem ser encontradas em diferentes formatos, cores e materiais, com a facilidade da alça para carregar o recipiente.
4. Tipos de taças: as canecas (Mug ou Stein) são robustas e podem ser encontradas em diferentes formatos, cores e materiais. Fonte: Pinterest

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Tipos de taças para vinho

A composição da mesa pode contar com a presença de três tipos de taças de vinho basicamente, sendo elas: taça para espumante, taça para vinho branco e taça para vinho tinto. Mas, afinal, qual a diferença entre esses tipos de taças?

Os tipos de taças para espumantes, conhecidas também como taças flute, apresentam uma boca menor, ou seja, são mais finas e compridas.

5. Os tipos de taças para espumantes apresentam uma boca menor, são mais finas e compridas. Fonte: Pinterest

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

As tipos de taças para vinho branco costumam apresentam haste longa, bojo comprido e estreito. Já os tipos de taças para vinho tinto também contam com hastes longas em sua base, porém seu bojo é mais arredondado. Neste caso, não dispense o uso de uma adega de vinho em casa para conservar melhor as propriedades de cada bebida. Reserve um espaço para posicionar o suporte de copos e taças, assim os diferentes tipos de taças de vinho ficaram sempre a mão quando necessário.

6. Use diferentes tipos de taças de vinho para servir os convidados. Fonte: DiVinho

Tipos de taças para drinks

A apresentação dos coquetéis também contam com diferentes tipos de taças para drinks. Dentre as opções mais usadas no mercado podemos destacar 4 tipos de taças para drinks, sendo elas: old fashioned, long drink, taça coquetel e taça coupette.

Old fashioned

O modelo de copo Old Fashioned é ideal para qualquer tipo de coquetel que venha acompanhado de gelo. Caipirinhas, doses de Whisky e até cachaça podem ser servidos nesse modelo de copo. Por se tratar de bebidas fáceis muitos apostam inclusive no uso do carrinho bar para armazenar e preparar esses drinks.

7. O copo Old Fashioned é ideal para bebidas que venham acompanhadas de gelo. Fonte: Pinterest

Long Drinks

Os long drinks são recipientes famosos, muito usado em festas e bares, os long drinks tem a função de servir coquetéis, muitas vezes completados com sucos, refrigerantes, energéticos e demais bebidas que normalmente ficam armazenados na geladeira ou frigobar.

8. Os long drinks fazem muito sucesso pelas suas cores e sabores. Fonte: Pinterest

Taça Coquetel

A taça coquetel apresenta forma em Y e haste longa, tornando-se ideal para servir bebidas em doses pequenas como Dry Martini. Vale comentar, que nestes tipos de taças não é recomendado o uso de gelo e canudos.

9. Tipos de taças e para que serve: para degustar doses pequenas. Fonte: Pinterest

Taça Coupette

Por fim, podemos destacar a taça Coupette, conhecida por muitas pessoas como taça margarita, seu recipiente é usado para servir coquetel feito com tequila, cuja borda é decorada com sal e pedaço de limão. Este tipo de bebida cai muito bem com comidas mexicanas, por isso separe seu aparelho de jantar e reserve travessas com muitas Tortillas.

10. A taça coupette é muito usada para servir coquetel feito com tequila. Fonte: Relevo Guardanapos

Agora que você já está por dentro dos diferentes tipos de taças e copos que existem no mercado, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus familiares e amigos a também dominarem o assunto!

Voltar ao topo -.-