1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Taça de Vinho: Conheça os Tipos e Dicas para Escolher o Jogo Completo

Taça de Vinho: Conheça os Tipos e Dicas para Escolher o Jogo Completo

Você sabia que existe uma taça de vinho certa para degustar cada tipo de vinho? Isso porque o formato e o material da taça influenciam diretamente no aroma e no sabor da bebida. 

Por isso, ao servir ou degustar vinho nos dias mais frios, é imprescindível saber quais são os melhores tipos de taças de vinho para servir de acordo com sua finalidade. E para te ajudar a escolher o melhor jogo de taças de vinho para ter no bar, escrevemos aqui um guia completo sobre o assunto. Confira! 

Taça de vinho branco e taça de vinho tinto borgonha

1. Taça de vinho branco e taça de vinho tinto borgonha – Por: DiVinho

Qual é a taça de vinho tinto?

Por conta dos aromas e sabores intensos, a taça de vinho tinto precisa de um espaço maior para o vinho “respirar” e “dançar”. Existem dois tipos de taça de vinho grande que destacam as características mais marcantes da bebida: a bordeaux e a borgonha. 

Taça de vinho tinto borgonha e bourdeaux

2. Taça de vinho tinto borgonha e bourdeaux – Por: Blog Angeloni

Taça bordeaux

A taça de vinho tinto bordeaux foi criada para os vinhos mais encorpados e ricos em tanino, como os da uva cabernet sauvignon. O bojo dessa taça é grande, porém, a borda é mais fechada, com o objetivo de concentrar os aromas do vinho. O formato dessa taça de vinho grande destaca o sabor do vinho. Por isso é importante escolher os melhores copos e taças

Taça de vinho tinto boudeaux

3. Taça de vinho tinto boudeaux – Por: Pinterest

A aba fina direciona o vinho para a ponta da língua, isso permite que os sabores frutados dominem antes que os taninos sejam direcionados para a parte de trás da boca.  

Taça Borgonha 

Outro jogo de taças de vinho que vale os amantes de vinho tinto investirem é a taça de vinho borgonha. Ela é indicada para os vinhos mais complexos e concentrados, como os da uva Pinot Noir. 

As taças são em formato de balão, para que haja mais contato com o ar. Este recipiente foi criado para que os sabores do vinho sejam mais apreciados, o formato direciona o fluxo acima da ponta e do centro da língua, diminuindo a acidez e acentuando as qualidades mais arredondadas e maduras do vinho. 

Taça de vinho borgonha

4. Taça de vinho borgonha para vinho tinto da uva Pinot Noir – Por: Pinterest

É considerada uma taça de vinho grande, que deixa o sabor ainda mais gostoso.

Taça de vinho branco e rosados 

A taça de vinho branco precisa ser menor do que a do vinho tinto. Isso porque o vinho branco deve ser consumido em temperaturas mais baixas, e um recipiente pequeno permite que uma troca de temperatura menor do que uma grande. 

Além do mais, a taça de vinho branco deve entregar o equilíbrio perfeito entre a doçura e a acidez, crucial para ressaltar o sabor do vinho branco. 

Taça de vinho branco

5. Taça de vinho branco – Por: Revista Adega

O vinho rosado é a mistura perfeita entre o vinho branco e o tinto. Por conta disso, a taça costuma ser menor que a dos vinhos brancos, mas com um bojo maior, como forma de acentuar a acidez do vinho e equilibrar a doçura. 

Taça de vinho rosé

6. Taça de vinho rosé – Por: Pinterest

Entre as opções de taça de vinho, a de vinho rosé é a menos usada. Portanto, caso você não tenha espaço suficiente para guardar vários tipos de taças de vinho, pode usar a vinho branco tranquilamente.  

Taça para espumantes e champagnes 

A taça para espumante e champagnes é conhecida por ser mas estreita e alta. Esse formato mantém as borbulhas por mais tempo e realça os aromas, potencializando a delicadeza e frescor. 

Taça de vinho estreita para espumante de festa

7. Taça de vinho estreita para espumante de festa – Por: Pinterest

Na dúvida, compre a taça de vinho ISO!

A taça de vinho ISO (International Standards Organization), foi criada em 1970. Ela é considerada uma taça coringa por servir perfeitamente bem todos os tipos de vinho. O bojo dela é maior e a parte de cima é fechada, o que garante acentuação da parte aromática.  

Taça de vinho ISO

8. Taça de vinho ISO para todos os tipos de vinho – Por: Tribuna do Pará

Qual a diferença entre a taça de vinho cristal e a de vidro? 

O material da taça também influencia no sabor do vinho. A taça de vinho cristal, embora seja muito parecida com a de vidro, possui uma visualização do vinho por meio do brilho e da transparência. É por isso que as lágrimas (filetes de vinho que escorrem pela parte interna da taça) são mais visíveis e permitem uma melhor apreciação dos aromas da bebida. 

De forma resumida, a taça de vinho cristal traz leveza para o vinho e intensifica o sabor. E a taça fina dá um toque especial na experiência. 

taça de vinho cristal

9. A taça de vinho cristal é a melhor opção para servir os convidados – Por: Pinterest

A taça de vinho de vidro é mais grossa e pesadas e possui paredes muito lisas, isso tudo impede a aderência do vinho. Elas escondem as características marcantes do vinho. Portanto, ao escolher os tipos de taças de vinho, prefira os de cristal. 

Suporte para taças de vinho 

O suporte para taças de vinho é uma opção para quem não tem onde guardar o jogo de taças de vinho. No entanto, é importante comprar um modelo com capacidade para guardar todas as suas taças de forma bonita, e que não atrapalhe o seu dia a dia. 

Os modelos de suporte para taças de vinho na parede são os mais procurados. No entanto, você também encontra suportes com espaço maior para guardar vinhos e outros tipos de taças de vinho. 

suporte para taça de vinho

10. O suporte para taça de vinho gigante organiza sua adega na parede – Por: Pinterest

Como segurar uma taça de vinho? 

Saber como segurar uma taça de vinho pode parecer besteira, mas saiba que é tão importante quanto escolher o modelo da taça para degustar o vinho. E não apenas por questão de etiqueta, mas pelo sabor da bebida também. 

O ideal é segurar a taça de vinho pela haste, a parte que liga a base com o bojo, assim você não altera a temperatura do vinho com o calor da sua mão. Além disso, fica mais prático para você manusear a taça ao incliná-la ou brindar com demais degustadores. 

Taça de vinho gigante para brindar

11. Taça de vinho gigante para brindar – Por: Pinterest

Como servir o vinho? Confira 5 dicas essenciais!  

  1. Não encoste a boca do vinho na taça 
  2. Ao servir o vinho, dê uma viradinha na garrafa ou limpe com um pano para evitar que a famosa gotinha manche a toalha de mesa ou até mesmo a pessoa que está servindo;
  3. A quantidade de vinho ideal para servir é de três dedos. O motivo é ter espaço para que a pessoa dê aquela giradinha na taça de vinho, como forma de “desprender” os aromas do vinho;
  4. Se alguém for te servir o vinho, deixe a taça de vinho na mesa. Não levante a taça;
  5. Segure a taça pela haste, como ensinamos acima;

Taça de vinho personalizada: Entregue uma linda lembrança para os convidados da sua festa!

Casamentos e aniversários precisam ter lembranças que sejam marcantes. Por isso, a taça de vinho personalizada é uma das melhores opções para investir. 

O ideal é que você compre a taça de vinho personalizada de acordo com o vinho que você irá presentear os convidados. Como a maioria irá deixar a taça como uma decoração, capriche na personalização da sua taça de vinho gigante. 

Taça de vinho personalizada para espumante

12. Taça de vinho personalizada para espumante – Por: Pinterest

Já sabe como será seu jogo de taças para decorar a sala de estar ? Escolha as taças de vinho com cuidado para realçar o sabor de todas!

Confira também:

colmeia organizadora - gavetas com colmeias grandes - Instagram

Colmeia Organizadora: +41 Modelos Para Manter a Casa Em Ordem

como-limpar-rejunte-de-banhiero-vix

Como Limpar Rejunte: Passo a Passo para Deixar o Rejunte Branco

cesto organizador - cestos de gaveta - Cute Shopp

Cesto Organizador: +46 Modelos Funcionais Para Controlar a Bagunça

como-limpar-boca-fogao-homepedia

Como Limpar Fogão: Passo a Passo para Deixar o Fogão Brilhando

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz