1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Taça de Vinho: Qual a Melhor, Tipos e Dicas para Ter um Jogo Completo

Taça de Vinho: Qual a Melhor, Tipos e Dicas para Ter um Jogo Completo

Você sabia que existe uma taça de vinho certa para degustar cada tipo de vinho? Isso porque o formato e o material da taça influenciam diretamente no aroma e no sabor da bebida. 

Por isso, ao servir ou degustar vinho nos dias mais frios, é imprescindível saber qual é a melhor taça de vinho e os diferentes tipos de taças de vinho para servir de acordo com sua finalidade. E para te ajudar a escolher o melhor jogo de taças de vinho e copos para ter no bar, escrevemos aqui um guia completo sobre o assunto. Confira! 

Taça de vinho branco e taça de vinho tinto borgonha
1. Taça de vinho branco e taça de vinho tinto borgonha – Por: DiVinho

Qual a melhor taça de vinho?

A melhor taça de vinho depende do tipo de vinho que você costuma degustar. Vinhos escorpados, por exemplo, devem ser servidos na taça bourdeaux para evidenciar o sabor do vinho. Já um vinho branco precisa de uma taça maior.

Para não errar na escolha, indicamos o taça ISO. Seu formato foi criado especialmente para servir diferentes tipos de vinho, conservando as melhores características de cada bebida. Vale a pena investir em um jogo de taças desse tipo.

Qual é a taça de vinho tinto?

Por conta dos aromas e sabores intensos, a taça de vinho tinto precisa de um espaço maior para o vinho “respirar” e “dançar”. Existem dois tipos de taça de vinho grande que destacam as características mais marcantes da bebida: a bordeaux e a borgonha. 

Taça de vinho tinto borgonha e bourdeaux
2. Taça de vinho tinto borgonha e bourdeaux – Por: Blog Angeloni

Taça bordeaux

A taça de vinho tinto bordeaux foi criada para os vinhos mais encorpados e ricos em tanino, como os da uva cabernet sauvignon. O bojo dessa taça é grande, porém, a borda é mais fechada, com o objetivo de concentrar os aromas do vinho. O formato dessa taça de vinho grande destaca o sabor do vinho. Por isso é importante escolher os melhores copos e taças

Taça de vinho tinto boudeaux
3. Taça de vinho tinto boudeaux – Por: Pinterest

A aba fina direciona o vinho para a ponta da língua, isso permite que os sabores frutados dominem antes que os taninos sejam direcionados para a parte de trás da boca.  

Taça Borgonha 

Outro jogo de taças de vinho que vale os amantes de vinho tinto investirem é a taça de vinho borgonha. Ela é indicada para os vinhos mais complexos e concentrados, como os da uva Pinot Noir. 

As taças são em formato de balão, para que haja mais contato com o ar. Este recipiente foi criado para que os sabores do vinho sejam mais apreciados, o formato direciona o fluxo acima da ponta e do centro da língua, diminuindo a acidez e acentuando as qualidades mais arredondadas e maduras do vinho. 

Taça de vinho borgonha
4. Taça de vinho borgonha para vinho tinto da uva Pinot Noir – Por: Pinterest

É considerada uma taça de vinho grande, que deixa o sabor ainda mais gostoso.

Qual a taça para vinho branco e rosados 

A taça de vinho branco precisa ser menor do que a do vinho tinto. Isso porque o vinho branco deve ser consumido em temperaturas mais baixas, e um recipiente pequeno permite que uma troca de temperatura menor do que uma grande. 

Além do mais, a taça de vinho branco deve entregar o equilíbrio perfeito entre a doçura e a acidez, crucial para ressaltar o sabor do vinho branco. 

Taça de vinho branco
5. Taça de vinho branco – Por: Revista Adega

O vinho rosado é a mistura perfeita entre o vinho branco e o tinto. Por conta disso, a taça costuma ser menor que a dos vinhos brancos, mas com um bojo maior, como forma de acentuar a acidez do vinho e equilibrar a doçura. 

Taça de vinho rosé
6. Taça de vinho rosé – Por: Pinterest

Entre as opções de taça de vinho, a de vinho rosé é a menos usada. Portanto, caso você não tenha espaço suficiente para guardar vários tipos de taças de vinho, pode usar a vinho branco tranquilamente.  

Taça para espumantes e champagnes 

A taça para espumante e champagnes é conhecida por ser mas estreita e alta. Esse formato mantém as borbulhas por mais tempo e realça os aromas, potencializando a delicadeza e frescor. 

Taça de vinho estreita para espumante de festa
7. Taça de vinho estreita para espumante de festa – Por: Pinterest

Na dúvida, compre a taça de vinho ISO!

A taça de vinho ISO (International Standards Organization), foi criada em 1970. Ela é considerada uma taça coringa por servir perfeitamente bem todos os tipos de vinho. O bojo dela é maior e a parte de cima é fechada, o que garante acentuação da parte aromática.  

Taça de vinho ISO
8. Taça de vinho ISO para todos os tipos de vinho – Por: Tribuna do Pará

Qual a diferença entre a taça de vinho cristal e a de vidro? 

O material da taça também influencia no sabor do vinho. A taça de vinho cristal, embora seja muito parecida com a de vidro, possui uma visualização do vinho por meio do brilho e da transparência. É por isso que as lágrimas (filetes de vinho que escorrem pela parte interna da taça) são mais visíveis e permitem uma melhor apreciação dos aromas da bebida. 

De forma resumida, a taça de vinho cristal traz leveza para o vinho e intensifica o sabor. E a taça fina dá um toque especial na experiência. 

taça de vinho cristal
9. A taça de vinho cristal é a melhor opção para servir os convidados – Por: Pinterest

A taça de vinho de vidro é mais grossa e pesadas e possui paredes muito lisas, isso tudo impede a aderência do vinho. Elas escondem as características marcantes do vinho. Portanto, ao escolher os tipos de taças de vinho, prefira os de cristal. 

Suporte para taças de vinho 

O suporte para taças de vinho é uma opção para quem não tem onde guardar o jogo de taças de vinho. No entanto, é importante comprar um modelo com capacidade para guardar todas as suas taças de forma bonita, e que não atrapalhe o seu dia a dia. 

Os modelos de suporte para taças de vinho na parede são os mais procurados. No entanto, você também encontra suportes com espaço maior para guardar vinhos e outros tipos de taças de vinho. 

suporte para taça de vinho
10. O suporte para taça de vinho gigante organiza sua adega na parede – Por: Pinterest

Como segurar uma taça de vinho? 

Saber como segurar uma taça de vinho pode parecer besteira, mas saiba que é tão importante quanto escolher o modelo da taça para degustar o vinho. E não apenas por questão de etiqueta, mas pelo sabor da bebida também. 

O ideal é segurar a taça de vinho pela haste, a parte que liga a base com o bojo, assim você não altera a temperatura do vinho com o calor da sua mão. Além disso, fica mais prático para você manusear a taça ao incliná-la ou brindar com demais degustadores. 

Taça de vinho gigante para brindar
11. Taça de vinho gigante para brindar – Por: Pinterest

Como servir o vinho? Confira 5 dicas essenciais!  

  1. Não encoste a boca do vinho na taça 
  2. Ao servir o vinho, dê uma viradinha na garrafa ou limpe com um pano para evitar que a famosa gotinha manche a toalha de mesa ou até mesmo a pessoa que está servindo;
  3. A quantidade de vinho ideal para servir é de três dedos. O motivo é ter espaço para que a pessoa dê aquela giradinha na taça de vinho, como forma de “desprender” os aromas do vinho;
  4. Se alguém for te servir o vinho, deixe a taça de vinho na mesa. Não levante a taça;
  5. Segure a taça pela haste, como ensinamos acima;

Taça de vinho personalizada: Entregue uma linda lembrança para os convidados da sua festa!

Casamentos e aniversários precisam ter lembranças que sejam marcantes. Por isso, a taça de vinho personalizada é uma das melhores opções para investir. 

O ideal é que você compre a taça de vinho personalizada de acordo com o vinho que você irá presentear os convidados. Como a maioria irá deixar a taça como uma decoração, capriche na personalização da sua taça de vinho gigante. 

Taça de vinho personalizada para espumante
12. Taça de vinho personalizada para espumante – Por: Pinterest

Já sabe como será seu jogo de taças para decorar a sala de estar ? Escolha as taças de vinho com cuidado para realçar o sabor de todas!

Confira também:

Como economizar na troca da mobília Foto Pixabay

Veja Dicas de Como Economizar na Troca da Mobília

Como tirar manchas de roupas manchadas por outras Foto iStock

Como Tirar Mancha de Roupa: Aprenda Receitas Fáceis para Limpar suas Roupas

Colmeia Organizadora: +43 Modelos Para Manter a Casa Em Ordem

Marcação de frágil para caixa de mudanca Foto Pexels

6 Dicas de Como Organizar uma Mudança Sem Dor de Cabeça

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz