1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Tudo Sobre o Mundo das Orquídeas

Tudo Sobre o Mundo das Orquídeas

As orquídeas são flores bonitas e elegantes, ideais para decoração de interiores. No entanto, o que você sabe sobre essas plantas? Sabe quais são os cuidados que deve ter? Sabe como escolher a cor e adaptá-la à sua decoração?

Neste artigo vamos dar algumas ideias e dicas para decorar seus ambientes com estas belas flores. Chega de morrer na tentativa de cuidar das orquídeas. Elas são flores especiais, mas não são tão frágeis quanto se imagina. Confira!

Orquídeas para ambientes internos

1- As orquídeas são ótimas para decorar ambientes internos. Fonte: GpaBrasil

A elegância natural das orquídeas

A orquídea é originária do continente americano, no entanto, foi levada para a Europa no século XVIII por barcos da Marinha britânica. No entanto, a verdade é que essa flor já era conhecida muito antes de imaginarmos. 

Havia muitas civilizações antigas que viam nesta planta não apenas um forte poder estético, mas também propriedades afrodisíacas. No entanto, quando atravessou o mundo, a orquídea começou a ser apreciada de maneira mais generalizada. 

As classes burguesas enlouqueceram com esta planta exótica. Logo começaram as explorações em quase todas as florestas. Hoje em dia é bem mais prático encontrar as orquídeas, pois em qualquer cidade nos quatro continentes, existem estufas especializadas nestas flores. 

Orquídeas para ambientes internos

2- Coloque a orquídea próxima à janela para que a flor receba a luz solar. Fonte Guia Taubaté

Cuidados com as orquídeas

O que devemos saber sobre as orquídeas em relação aos seus cuidados? Para começar, elas não são tão delicadas quanto você pensa, mas requerem tratamento especial em alguns casos. 

Vamos lembrar que estamos falando sobre plantas tropicais, portanto, a umidade será importante no seu dia a dia. Tente achar um canto onde essa umidade seja um pouco mais alta. Tenha a certeza de que sua orquídea ficará bem melhor ali. 

Quanto à luz, é importante que ela receba sua dose diária. No entanto, não se deve colocar os vasos em lugares onde o sol é direto. Será melhor optar por cômodos bem iluminados, mas em que o sol não entre de forma muito agressiva. Isso pode matar sua orquídea em pouco tempo.

E como faço para regar? Com cuidado! O excesso de água pode ser mortal. Tente regar as orquídeas apenas uma vez por semana. O ideal é refrescar suas raízes colocando-as em um prato com água e, depois de um tempo, removê-las. Isso será mais do que suficiente para que sua flor. cresça saudável.

Iluminação e rega pode alterar de espécie para espécie, o que não muda é o tipo de solo que a semente da orquídea precisa. Esta deve ser porosa e solta para crescer bem. Portanto, recomenda-se o uso de musgo, crosta triturada, entre outras misturas respiráveis. 

Quando a orquídea já tiver florescido, mude-a de vaso e aproveite este processo para dividir suas raízes sem danificá-las, certificando-se de remover aquelas que estão mortas ou podres.

Orquídea rosa

3- Cuidado com o excesso de água durante a irrigação, portanto regue a flor apenas uma vez por semana. Fonte:  Revide

Cores diferentes das orquídeas

Quantas cores podemos encontrar nas espécies de orquídeas? A verdade é que são muitas. Lembre-se que esta é uma planta que tem mais de 50.000 espécies diferentes. 

Embora as originais sejam mais limitadas, é fato que quando a orquídea começou a ser uma flor em extinção por tanta procura, muitos foram os horticultores que começaram a fazer experimentos com a planta. Assim, eles conseguiram criar novas variedades cruzando orquídeas de diferentes espécies e, portanto, dando uma ampla gama de cores que podem ser muito úteis em termos de decoração residencial.

E, embora a orquídea branca clássica seja elegante e tenha uma ótima aparência, a opção pelas flores coloridas pode dar muita alegria aos cômodos de sua residência.

Orquídea roxa

4- As orquídeas podem ser encontradas facilmente em floriculturas, supermercados e gardens shops. Fonte: Pinterest

Orquídea para presente

Embora rosas e tulipas concentrem o mercado de flores para presentes, mais e mais pessoas se atrevem a dar orquídeas em ocasiões especiais. Como outras plantas, certos significados especiais são reconhecidos para esta flor, dependendo da cor de suas pétalas.

Esta é a linguagem dessas flores, que é reconhecida em grande parte do mundo:

  • As orquídeas azuis: Denotam relaxamento e tranquilidade. Recomenda-se colocá-las como um arranjo em áreas de descanso da família ou amigos. Elas também podem ser flores para dar a pessoas que estão doentes;
  • As orquídeas roxas e suas variantes: Estas variantes são vistas nos arranjos de flores para os funerais e também nos buquês dos cemitérios. Em algumas partes, pela seriedade da cor, esta flor é dada como uma congratulação aos profissionais;
  • As orquídeas vermelhas: Tal como acontece com outras flores, o vermelho é o símbolo da paixão e do amor. São flores perfeitas para expressar sentimentos por uma pessoa em particular;
  • As orquídeas verdes: É uma boa cor para dar vitalidade às casas. Elas podem ser usadas como centros de mesa ou ornamentos de vaso;
  • As orquídeas amarelas: Também são conhecidas como flores de paixão e erotismo. É um presente muito marcante entre o casal;
  • As orquídeas brancas: Elas são as flores do casamento por excelência, pois representam pureza e castidade. Curiosamente, quando um casal completa 55 anos de união, a celebração é reconhecida como o “casamento das orquídeas”.
orquídea branca

5- As orquídeas brancas representam inocência, eternidade e amor verdadeiro. Floricultura Verde

Lugares para colocar as orquídeas

Quando decidimos decorar a casa com orquídeas, a primeira coisa que precisamos saber é onde colocá-las. Leve em conta as dicas que demos sobre como cuidar dessas plantas, pois isso será imprescindível.

No entanto, se toda a casa tiver boas condições climáticas, a escolha será mais pessoal. Em cozinhas modernas, uma orquídea pode ser o complemento perfeito, especialmente se tiver móveis brancos. 

Nos espaços abertos, salas de jantar, bem como nas salas de estar, também pode ser um excelente complemento. Outro cômodo onde a orquídea é muito bem vinda é no banheiro. Deixa um ar romântico e diferente.

Contudo, preste atenção ao colocar os vasos em locais onde é pouco visitado para não correr o risco de esquecer-se de regar e matar a plantinha.

Orquídeas na decoração

6- Fique sempre atento em relação à quantidade de luz para que a sua orquídea receba a quantidade certa de sol. Fonte: Forth Jardim

Curiosidades sobre as orquídeas

  • Para atrair insetos polinizadores, a orquídea desenvolve órgãos reprodutivos coloridos com formas que atraem a atenção desses seres. Desta maneira, ela garante sua sobrevivência e sua floração;
  • A flor é mencionada pelo menos duas vezes no livro de Charles Darwin “A origem das espécies”;
  • Muitas pessoas não sabem que a baunilha é também uma espécie de orquídea. Hoje ela é altamente valorizada no mundo gastronômico e na indústria da beleza. Curiosamente, é também a espécie de orquídea mais cultivada no mundo;
  • Existe uma espécie de orquídea popularmente chamada “A orquídea fantasma”. Esta espécie é muito difícil de encontrar e recebe este nome por sua cor pálida e por ter uma forma que se parece com um espectro;
  • Diz-se que as orquídeas têm certa semelhança com as linhas do corpo humano, principalmente com o rosto. Além disso, também é uma flor simétrica, porque se uma linha vertical é desenhada exatamente no meio da flor, dois lados exatamente iguais serão obtidos.

O que você acha das orquídeas? Agora que já sabe um pouco mais sobre elas, que tal usá-las na decoração de sua residência?

Parceiro de Conteúdo: Total Construção

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Plantas para banheiro decoram a área de banho

Plantas para Banheiro: +50 Ideias de Decoração para Ambientes Úmidos

Plantas grandes para ter dentro de casas requintada

7 Plantas Grandes para Ter Dentro de Casa – Aderindo o Urban Jungle

Manacá da serra

Manacá da Serra: Valorize o Seu Jardim Com a Exuberância das Flores

Broméliaplantada no tronco

Bromélia: +62 Lindas Ideias de Decoração com a Planta Tropical

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz