1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Abstract: The Art of Design, Vale a Maratona

Abstract: The Art of Design, Vale a Maratona

Mostrar como o design faz parte da nossa vida e explorar o processo criativo de designers diferentes, são apenas algumas das descrições possíveis para a série documental Abstract: The Art of Design que teve sua primeira temporada completa lançada pela Netflix, no último dia 10 de fevereiro.

Abstract The Art of Design Neflix 3

Série da Netflix acompanha o processo criativo de oito designers diferentes

Em 8 episódios, a série segue a rotina de oito designers inovadores, que são destaques em suas áreas de atuação. Enquanto eles trabalham, criam e explicam suas obras, nos levam pra dentro do processo de criação e explicam de uma vez por todas como o termo Design diz respeito à diferentes áreas de conhecimento. Na série acompanhamos o dia a dia do ilustrador Christoph Niemann, da designer gráfica Paula Scher,  do arquiteto Bjarke Ingels, da designer de interiores Ilse Crawford, da cenógrafa  Es Devlin, do fotógrafo  Platon, do designer de automóveis Ralph Gilles, e do designer de sapatos Tinker Hatfield.

Abstract The Art of Design Neflix

Abstract: The Art of Design. Divulgação: Neflix

A série mostra que dos tênis que usamos, aos carros que dirigimos, passando pelos shows que assistimos, o design está em todos os lugares. Interessante também, é que ao acompanhar o processo criativos desses designers, reparamos como uma área, pode influenciar a outra. Aprendemos, por exemplo, que o Centro Georges Pompidou, em Paris, teve sua influência sobre um dos modelos do Nike Air Jordan, sucesso de vendas da marca, desenhado por Tinker Hatfield.

 

Documentários sobre o tema existem aos montes, o que torna Abstract: The Art of Design  uma obra diferente, é que seus criadores – Morgan Neville, documentarista ganhador de Oscar, Scott Dash, antigo editor da revista Wired e Dave O’Connor, produtor de TV e cinema – se preocuparam em traçar o perfil de cada designer, tornando cada episódio um mini filme independente, levando em consideração a linguagem e estilo de cada um.

Abstract: The Art of Design – Arquitetura e Design de Interiores

Quem se interessa em arquitetura e design de interiores tem grandes chances de gostar ainda mais do quarto e do oitavo episódios, que tratam desses temas, respectivamente.

Abstract The Art of Design Neflix Bjarke

O arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels

O episódio sobre o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, responsável pelo BIG (Bjarke Ingels Group), segue o dia a dia da empresa, e mostra como o estúdio cresceu rápido, passando de um escritório promissor de Copenhague, para uma empresa grande, responsável por projetos internacionais, com escritórios em dois continentes.

O quarto episódio acompanha seis meses da produção de uma das obras mais incríveis do estúdio, uma das casas de verão da  exibição anual da Serpentine Gallery Pavilion em 2016. Mostrando desde a reunião de criação para a concepção à fabricação das suas peças únicas. até a inauguração do local, em pleno verão londrino, no Hyde Park.

Abstract The Art of Design Neflix Bjarke 5

Serpentine Pavilion 2016 projetado pelo escritório Bjarke Ingels Group

A série também não deixa de fora projetos mais antigos e famosos do estúdio, incluindo prédios de apartamentos na Dinamarca a projetos em Nova York. Sempre ousado, Bjarke Ingels, acaba não sendo unanimidade, o episódio também não deixa de fora, o modo como o arquiteto lida com as críticas.

Abstract The Art of Design Neflix Bjarke 2

Projeto do BIG – Bjarke Ingels Group

O oitavo e último episódio da série acompanha Ilse Crawford, designer de interiores que ganhou o prêmio de Designer de 2016 da Maison&Objet Paris. Logo no início do seu capítulo, a inglesa comenta ironicamente que as pessoas tendem a achar o design de interiores uma coisa simples e até frívola, mas que na verdade, nós passamos em média 87% do nosso tempo dentro de prédios e espaços fechados, logo, o lugar que estamos consegue influenciar, e muito, como passamos o nosso dia.

Abstract The Art of Design Netflix Ilse

A Designer de Interiores Ilse Crawford

Durante o episódio acompanhamos alguns de seus projetos de interiores e objetos desenhados para estimular os sentidos e promoverem o bem estar de quem os usa. Ela nos leva por parte do seu processo criativo para criar lugares onde as pessoas saiam se sentindo melhor do que quando entraram.

A parceria de seu estúdio com a IKEA, famosa loja sueca de varejo de decoração também é bem retratada na série. Além de assinar algumas peças, como luminárias pendentes e jarras de água, o escritório liderado por Ilse também foi responsável pelo redesenho dos restaurantes da rede

Abstract The Art of Design Netflix Ilse Ikea

Peças da coleção de Crawford para a IKEA

Se você busca uma série para fazer aquela maratona no fim de semana, Abstract: The Art of Design  é uma pedida para entrar de cabeça no processo criativo de alguns dos maiores designers do nosso tempo. Você pode assistir a série clicando aqui, ou caso ainda não tenha uma assinatura da Netflix, vale assinar um mês gratuitamente aqui.

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Animais para apartamento cachorro no sofá

Animais para Apartamento, Qual o Ideal?

Decoração neon com luminária em formato de flamingo Foto de Você Precisa Decor

50 Inspirações de Decoração Neon para Festas e Casa

decoração moderna para quarto em tons de cinza e rosa Foto Pinterest

Outubro Rosa: Entenda a Causa e Vista sua Casa

cozinha moderna decorada nas cores cinza e rosa IdeiasDecor

Cores que Serão Tendência em 2019 para a Decoração

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz