
Lilian Malta leva cerâmica autoral a maior mostra de arquitetura e decoração das Américas
Estreante, a artista elaborou peças exclusivas para Gabriel Rosa e Bruno Carvalho

Foto :Vitor Guilherme
Ambiente Adega Legado, de Gabriel Rosa

Foto :Vitor Guilherme
Ambiente Adega Legado, de Gabriel Rosa
A delicadeza da natureza, a potência da arte e a sofisticação do feito à mão se encontram no trabalho de Lilian Malta — artista que transforma cerâmica em poesia. Em sua primeira participação na CASACOR São Paulo, Lilian apresenta peças autorais em dois ambientes de destaque: a Adega Legado, assinada pelo arquiteto Gabriel Rosa, e a Casa Toushi, projeto da Duratex com curadoria de Bruno Carvalho.
Formada em Biologia, Lilian encontrou na cerâmica uma forma de expressão, onde ciência, arte e natureza se entrelaçam. Ela se destaca pelo uso da porcelana ‘Bone China’, modelada em seu ateliê nos Jardins, em São Paulo. Suas criações revelam uma estética minimalista, mas carregada de significado, fruto de experiências internacionais em países como Japão, Dinamarca, Itália, Inglaterra e Coreia. Lilian celebra o imperfeito e valoriza os limites da matéria, imprimindo em cada peça sua busca pela essência e pela beleza natural.
Para a CASACOR 2025, Lilian foi capaz de imprimir sua linguagem artística com sutileza e profundidade, encontrou na matéria-prima o ponto de partida para refletir sobre as dualidades que permeiam seu trabalho: a tensão entre o bruto e o delicado, o claro e o escuro, a rigidez e a fluidez. “Tudo vem do estado bruto e vai se lapidando e se organizando num ciclo. E esse ciclo, depois, retorna para assumir nova forma”, comenta Lilian.

Foto :Vitor Guilherme
Ambiente Adega Legado, de Gabriel Rosa

Foto :Vitor Guilherme
Ambiente Adega Legado, de Gabriel Rosa
Na Adega Legado, projeto do arquiteto Gabriel Rosa, a cerâmica de Lilian ganha papel sensível em um ambiente que celebra o tempo, a ancestralidade e a estética negra com sofisticação e simbolismo. Integrando o conceito Black Dandy, o espaço é marcado por uma paleta intensa e texturas refinadas. As peças cerâmicas contribuem para essa narrativa ao evocarem memória e permanência, como pequenos altares visuais que sustentam a poética do espaço.

Créditos :MCA Estúdio – Denilson Machado
Ambiente Casa Toushi, concebido por Bruno Carvalho para a Duratex
Já na Casa Toushi, concebida por Bruno Carvalho para a Duratex, a artista dialoga com um universo totalmente diferente — inspirado na tradição oriental chinesa, especialmente nos valores de equilíbrio, espiritualidade e delicadeza. O espaço homenageia o papel “Toushi”, presente nos tradicionais painéis asiáticos, interpretado aqui com contemporaneidade por meio dos lançamentos da Duratex. A obra de Lilian se alinha com esse conceito ao trazer leveza, pureza formal e uma reverência silenciosa à natureza e ao tempo, reforçando o elo entre tradição e inovação proposto no ambiente.

Divulgação
Ambiente Casa Toushi, concebido por Bruno Carvalho para a Duratex

Divulgação
Ambiente Casa Toushi, concebido por Bruno Carvalho para a Duratex
A participação de Lilian Malta na CASACOR SP 2025 reafirma seu olhar autoral e sua capacidade de transitar entre diferentes linguagens da arquitetura e do design, sempre trazendo o toque humano e sensível de suas criações.
Sobre Lilian Malta
Apaixonada pela natureza e sempre em busca de excelência, a bióloga Lilian Malta decidiu enveredar pelos caminhos da Arte e em julho de 2023 lançou sua marca no mercado. Com um moderno ateliê nos Jardins, em São Paulo, a artista é uma expert no trabalho com a porcelana ‘Bone China’ e a partir de leituras contemporâneas de técnicas e referências que acumulou em viagens e workshops na Inglaterra, Itália, Dinamarca, Japão e Coréia, cria obras de arte feitas à mão e à alma, que nos conectam a natureza de maneira única e sofisticada.
Assessoria de imprensa :
a4&holofote comunicação