Lã de Vidro: Entenda Como o Material Ajuda no Conforto Térmico e Acústico

Lã de vidro é um material usado na construção civil feito com filamentos de vidro e ingredientes silicosos. Trata-se de um isolante térmico e acústico aplicado tanto em projetos residenciais como comerciais.

Ele é perfeito para ambientes que precisam melhorar o conforto térmico e acústico, mas é preciso estar atento(a) em algumas desvantagens que podem comprometer seu projeto.

Quer descobrir quais são? No post de hoje, vamos mostrar onde comprar lã de vidro, vantagens e desvantagens do material e exemplos práticos de aplicação. Acompanhe!

O que é lã de vidro?

Lã de vidro é um material usado na construção civil feito com filamentos de vidro e ingredientes silicosos. Trata-se de um isolante térmico e acústico aplicado tanto em projetos residenciais como comerciais.

Placa de lã de livro (foto: Doce Obra)

Placa de lã de livro (foto: Doce Obra)

Como funciona a lã de vidro?

Agora que você já sabe o que é lã de vidro, vamos detalhar um pouco mais sobre a composição do material. Além do vidro, ele também leva sílica e sódio aglomerados por resina sintética. Esse componentes são inspecionados, selecionados e aquecidos à 1.100ºC. Essa temperatura faz com que o vidro seja fundido (torne-se líquido).

Um fio de vidro cai sobre um disco refratário e, sob efeito da força centrífuga, divide-se em um grande número de fibras com diâmetro médio de 2 microns. Em seguida, elas são agrupadas e partem para o final do processo, que é o corte nos tamanhos e espessuras desejadas.

Forro de lã de vidro (foto: Habitíssimo)

Forro de lã de vidro (foto: Habitíssimo)

Dessa forma, a textura e a porosidade da lã de vidro permite que as ondas do som e de calor sejam absorvidas facilmente. Dessa forma, cria-se uma fricção entre sua superfície e as ondas, convertendo parte delas em calor e contribuindo para que percam intensidade.

Mas, afinal, para que serve lã de vidro?

Para que serve lã de vidro?

A lã de vidro é um excelente isolante térmico e acústico que apresenta ótimo custo benefício. A solução é bastante utilizada quando o cliente precisa abafar sons externos, melhorar a acústica do ambiente ou evitar que o som produzido no local se reproduze no lado de fora.

Cada vez mais, principalmente nas grandes cidades, o barulho externo dos ambientes é uma questão que incomoda e pode trazer muito estresse. Os ruídos podem vir tanto da rua, devido à movimentação de carros ou pessoas, como também de vizinhos.

Diante desse contexto, a lã de vidro torna-se a melhor opção para trazer conforto acústico para o cliente e evitar dores de cabeça.

Lã de vidro ajuda no confoto acústico e evita dores de cabeça com os vizinhos (foto: Blog da MRV)

Lã de vidro ajuda no conforto acústico e evita dores de cabeça com os vizinhos (foto: Blog da MRV)

Veja também: O Que é Vidro Fantasia? Conheça os Tipos, Benefícios e Aplicações

Quando usar lã de vidro?

A lã de vidro é um material usado com frequência na construção civil. Veja os ambientes em que o material pode ser aplicado:

Galpões industriais ou comerciais: são locais que produzem muito ruído, principalmente em espaços urbanos. A lã de vidro também ajuda no conforto térmico desses locais (que costumam sem bem quentes).

Manta de lã de vidro em galpão (foto: Isopur)

Manta de lã de vidro em galpão (foto: Isopur)

Residências ou apartamentos: a lã de vidro pode ser usada tanto para isolamento acústico (nas paredes) como para reduzir a entrada de calor no ambiente e deixar o local mais fresco. Além de reduzir barulhos internos, ela também ajuda a melhorar a acústica de um cômodo (como uma sala de TV, por exemplo).

Aplicação de lã de vidro em parede de drywall (foto: Ciamon)

Aplicação de lã de vidro em parede de drywall (foto: Ciamon)

Ambientes comerciais: o material pode ser usado para revestir forros ou paredes de qualquer tipo de comércio. Restaurantes e hospitais são outros exemplos de ambientes que podem contar com a lã de vidro.

Lã de Vidro em estrutura de steel frame (foto: Acartonale Construções a Seco)

Lã de vidro em estrutura de steel frame (foto: Acartonale Construções a Seco)

A lã de vidro pode revestir paredes de drywall, telhas metálicas, forros, telhados distintos e lajes. Ela é bastante comum em projetos de wood frame e steel frame, que utilizam painéis estruturais para a criação das paredes.

Nesses casos, a lã de vidro é aplicada dentro desses painéis como se fosse uma espécie de “recheio”.

Veja também: Tiny House – Aprenda Como Projetar e Inspire-se com 41 Exemplos Lindos

Quais são as diferenças entre lã de rocha e lã de vidro?

A primeira diferença está em sua matérias-primas. No primeiro caso, o material é feito com  fibras minerais de rochas vulcânicas, como basalto e calcário. Já a lã de vidro, como o próprio nome diz, tem o vidro como principal componente.

Além disso, a lã de rocha, por ter mais densidade, é indicada para locais maiores ou com ruídos extremos. Sua resistência ao fogo também é maior. Devido à leveza, a lã de vidro é a mais indicada para o preenchimento de painéis de drywall e revestimentos de forro.

Lã de rocha é mais resistente ao fogo do que a lã de vidro (foto: Doce Obra)

Lã de rocha é mais resistente ao fogo do que a lã de vidro (foto: Doce Obra)

Independentemente das diferenças, os dois materiais apresentam excelente desempenho no conforto térmico e acústico. A melhor escolha vai depender das características do projeto e necessidades do ambiente.

Onde comprar lã de vidro?

A lã de vidro pode ser comprada em:

  • lojas virtuais de hipermercados;
  • lojas de material de construção;
  • lojas especializadas em conforto térmico e acústico .

O material é comercializado por meio de rolos ou painéis de diferentes tamanhos e densidades.

Em relação ao preço da lã de vidro, a média fica entre R$ 15,00 e R$ 25,00 (o m²).

Lã de vidro com véu preto (foto: Isopur)

Lã de vidro com véu preto (foto: Isopur)

Lã de vidro: Vantagens e Desvantagens

Vantagens

 

Traz segurança ao cliente

É testado e comprovado que a fibra de vidro não causa nenhum dano à saúde das pessoas e não tem relação ou semelhança com as fibras de amianto.

É altamente resistente

O material resiste ao fogo, umidade, proliferação de fungos e bactérias e ao ataque de insetos ou roedores. Além disso, a capacidade isolante acústica da lã de vidro não acaba com o tempo.

Vale destacar que a lã de vidro também é incombustível. Ou seja: não contribui para espalhar chamas e alimentar focos de incêndio.

Lã de vidro em forro de parede de alvenaria (foto: Forrotec Forros e Divisórias)

Lã de vidro em forro de parede de alvenaria (foto: Forrotec Forros e Divisórias)

Oferece ótimo custo-benefício

Devido ao seu rendimento e durabilidade, a lã de vidro oferece ótimo custo-benefício ao cliente, que não vai precisar se preocupar com constantes manutenções.

Gera economia de energia

Como a lã de vidro ajuda no conforto térmico do ambiente, o uso de aparelhos como ventilador e ar condicionado é reduzido.

Desvantagens

 

Não é resistente a incêndios grandiosos

Apesar de não contribuir para a propagação do fogo, a lã de vidro não resiste a grandes incêndios com temperatura acima de 800 °C. Nesse caso, o material deve ser substituído ou usado com a lã de rocha (ou cerâmica) como complemento.

A aplicação não é tão simples

A aplicação da lã de vidro deve ser feita por profissionais especializados que conhecem as estruturas mais usadas e sabem a melhor forma de incluir a lã de vidro. Diante desse contexto, a mão de obra pode ter um valor maior.

Aplicação de lã de vidro em parede de drywall (foto: Habitíssimo)

Aplicação de lã de vidro em parede de drywall (foto: Habitíssimo)

Você já usou lá de vidro em algum projeto? Compartilhe com a gente nos comentários 😀