Cariátides: Conheça a Origem + Exemplos no Brasil e no Mundo

Uma cariátide é uma figura feminina esculpida que funciona como uma espécie de coluna ou pilar de sustentação com um entablamento na cabeça. Criada na Grécia Antiga, trata-se de um tipo de peça marcante usada em obras de arquitetura.

A arquitetura grega encanta pela sua simetria, monumentalidade e riqueza de detalhes, não é mesmo? Quando falamos dos templos gregos, as cariátides de Atenas são um dos elementos mais marcantes. Devido a sua beleza, esse tipo de escultura passou a ser usada em obras ao longo dos anos e remete à arquitetura clássica.

Quer descobrir mais sobre as cariátides? No post de hoje, vamos mostrar mais detalhes da sua origem e exemplos maravilhosos. Boa leitura!

O que são cariátides?

Uma cariátide é uma figura feminina esculpida que funciona como uma espécie de coluna ou pilar de sustentação com um entablamento na cabeça. Criada na Grécia Antiga, trata-se de um tipo de peça marcante usada em obras de arquitetura.

O que são cariátides foto iStock

O que são cariátides (foto: iStock)

Mas, afinal, qual é o significado da palavra cariátides? Em grego, ela significa literalmente “moças de Karyai”, uma antiga cidade do Peloponeso.

As cariátides mais famosas foram criadas para o Templo de Erecteion, erguido na Acrópole de Atenas no século V a. C. Vamos falar mais sobre elas?

Veja também: O Que é Proporção Áurea? Entenda Como Ela Mudou a História da Arquitetura

Qual a origem das cariátides de Atenas?

As cariátides tiveram sua origem no Templo grego de Erechtheion (em português, Erecteion), construído entre 421 a 406 a.C. Consagrado a Atena e Poseidon, ele é considerado o mais belo monumento em estilo jônico e está presente na Acrópole de Atenas, na Grécia.

De acordo com a lenda, o templo foi erguido no local onde Atena e Poseidon lutaram pela posse de Attica. Esse local apresenta uma irregularidade natural do solo, o que trouxe a necessidade de dividi-lo com uma parede interior formando duas seções: a oriental e a ocidental.

A primeira é dedicada a Athena Polias e abrigou o xoanon, antigo culto à estátua de madeira da deusa. A seção ocidental foi dividida em três partes e foi dedicada ao culto de Poseidon-Erechtheus, Hephaistus e o herói Boutes.

No lado norte da cela há uma varanda com seis colunas jônicas, com bases e capitéis elaborados com decoração em relevo. Já no lado sul do edifício está o famoso Pórtico das Virgens (Korai), ou o Pórtico das Cariátides, que consiste em seis estátuas de mulheres jovens, de pé, apoiando o telhado da varanda que era parte do túmulo de Kekrops acima do solo.

Uma curiosidade é que as cariátides que estão no Templo de Erecteion não são as originais.

O Templo de Erechtheion é famoso pelas estátuas que sustentam o balcão no lado sul, chamadas de cariátides. Foto Rafael Dantas

O Templo de Erecteion é famoso pelas estátuas que sustentam o balcão no lado sul, chamadas de cariátides. Foto: Rafael Dantas

Cariátides no templo de Erechtheio foto Pexels

Cariátides no templo de Erecteion (foto: Pexels)

Onde estão as cariátides originais do Templo de Erecteion?

Em 1978, 5 cariátides originais foram removidas do Templo de Erecteion e substituídas por réplicas com o objetivo de preservá-las da poluição da cidade. Atualmente, as peças estão expostas no Museu da Acrópole.

Cariátides no Museu da Acrópole, na Grécia foto penaestrada.blog.br

Cariátides no Museu da Acrópole, na Grécia (foto: penaestrada.blog.br)

A sexta cariátide encontra-se no British Museum, em Londres, e está envolvida em uma polêmica. De acordo com o site G1, desde o início do século XX a Grécia exige oficialmente a devolução de um friso de 75 metros que foi retirado do Templo Partenon e levado para a capital inglesa.

O país mediterrâneo também exige que uma das cariátides do Templo de Erecteion seja devolvida, pois alegam que as peças foram pilhadas durante a ocupação otomana de seu território.

Já o museu alega que elas foram adquiridas legalmente por meio de uma compra feita pelo diplomata britânico Lord Elgin em 1802, que revendeu as peças ao museu.

Exemplos de cariátides na arquitetura

Nascidas na Grécia, as cariátides tornaram-se um elemento decorativo usado na arquitetura ao longo dos anos. No exemplo abaixo, elas estão presentes na Igreja de St Pancras, obra renascentista grega construída em Londres.

Cariátides na nova igreja de St. Pancras foto erinlawless.files.wordpress

Cariátides na nova igreja de St. Pancras (foto: erinlawless.files.wordpress)

No Brasil também temos diversas obras com cariátides. Um exemplo é o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Museu Nacional de Belas Artes cariátides na fachada foto Flávio Veloso

Museu Nacional de Belas Artes: cariátides na fachada (foto: Flávio Veloso)

Gostou de conhecer mais sobre as cariátides de Atenas? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

Não há comentários em "Cariátides: Conheça a Origem + Exemplos no Brasil e no Mundo"