Certificação LEED: Entenda Por Que Ela é Indispensável na Construção Civil

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação que tem como objetivo incentivar práticas de construção sustentável. Ela está presente em mais de 160 países e avalia questões como eficiência do uso da água, uso de materiais sustentáveis, redução da emissão de carbono, entre outros requisitos.

A certificação LEED foi criada em 1993 pelo United States Green Building Council, mais conhecido como USGBC. Trata-se da maior organização mundial que atua no incentivo à práticas sustentáveis na construção civil.

É importante destacar que a arquitetura sustentável está se tornando cada vez mais discutida pela sociedade, por isso a certificação LEED já não é apenas um diferencial, e sim uma necessidade das novas construções.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar com mais detalhes tudo que você precisa saber sobre o assunto e como obter certificação LEED. Boa leitura!

O que é certificação LEED?

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação que tem como objetivo incentivar práticas de construção sustentável. Ela está presente em mais de 160 países e avalia questões como eficiência do uso da água, uso de materiais sustentáveis, redução da emissão de carbono, entre outros requisitos.

O que é certificação LEED (foto: GBC Brasil)

O que é certificação LEED (foto: GBC Brasil)

Uma curiosidade é que o Brasil é o 4º país do mundo com mais processos de certificação LEED, de acordo com levantamento realizado pela Green Building Council Brasil. Esse dado mostra que, cada vez mais, os empreendimentos brasileiros precisam se adaptar para oferecer soluções sustentáveis.

Veja também: O que é Retrofit? Confira Se Vale a Pena Investir + 5 Exemplos no Brasil

Qual é a importância da certificação LEED?

A certificação LEED é um dos principais incentivos para que o segmento da construção civil reduza impactos ambientais como a extração de recursos naturais, a emissão de CO2, a geração de resíduos e o alto consumo de água e energia.

Ela criou um padrão de ações e metas que comprometem grandes empreendimentos a oferecer soluções sustentáveis. O sistema mostra as melhores práticas e incentiva uma concorrência verde, que faz com que o mercado de construção diminua os impactos que causa na natureza.

Além disso, a certificação LEED aponta para a sociedade quais são as diferenças entre edifícios sustentáveis e aqueles que não têm um pacto com a causa ambiental. Diante desse contexto, novos empreendimentos terão que se adaptar para continuar atraindo compradores e usuários.

Certificação LEED: Edifício Bosco Verticale, em Milão (projeto: Stefano Boeri)

Certificação LEED: Edifício Bosco Verticale, em Milão (projeto: Stefano Boeri)

Veja também: O Que é Cidade Sustentável? Exemplos e Dicas de Como se Tornar Uma

Como a certificação LEED funciona?

A certificação LEED funciona por meio de um sistema de pontuação. Primeiramente, é preciso definir qual é a tipologia do empreendimento de acordo com as suas características. As mais utilizadas no Brasil são 4:

  • LEED BD+C – para Novas Construções e Grandes Reformas
  • LEED ID+C – para interiores
  • LEED O+M – para Operações e Manutenção
  • LEED ND – para Desenvolvimento de Bairros

Após essa classificação, são analisadas as estratégias sustentáveis adotadas dentro das categorias de cada tipologia. Cada qual conta com pré-requisitos (ações obrigatórias) e créditos (que somam pontos).

Como funciona a certificação LEED Brasil pontuação

Como funciona a certificação LEED Brasil: pontuação (foto: GBC Brasil)

Confira as categorias avaliadas na certificação LEED:

  • Localização e Transporte;
  • Espaço Sustentável;
  • Eficiência do uso da água;
  • Energia e Atmosfera;
  • Materiais e Recursos;
  • Qualidade Ambiental Interna;
  • Inovação e Processos;
  • Créditos de Prioridade Regional.

Conforme o número de pontos alcançados (mínimo 40 – máximo 110 pontos), o projeto pode ganhar um dos quatro níveis de classificação LEED: Certificado (Certified), Prata (Silver), Ouro (Gold) ou Platina (Platinum).

Veja também: O que é Arquitetura Bioclimática? Veja os Benefícios e Exemplos a Seguir

Quais são as vantagens de ter a certificação LEED?

A busca pela certificação LEED traz melhorias para o empreendimento, que terá uma redução nas contas de água, luz, entre outras. Trata-se de um benefício que também ajuda a sociedade como um todo, pois soluções sustentáveis são essenciais para garantir a preservação do nosso planeta.

Além disso, empreendimentos que alcançam a certificação LEED ganham prestígio e se valorizam, já que mostram que há uma preocupação em reduzir os impactos ambientais. Dessa forma, a revenda ou locação desses espaços é mais fácil.

Quais são as vantagens da certificação LEED edifício verde e projeto de arquitetura (foto: iStock)

Quais são as vantagens da certificação LEED: edifício verde e projeto de arquitetura (foto: iStock)

Veja agora como obter certificação LEED no Brasil.

Veja também: Automação Residencial – Entenda Como Usar e Encantar o Cliente!

Como obter certificação LEED no Brasil?

Para obter a certificação LEED no Brasil, você precisa acessar o site do GBC Brasil e registrar seu empreendimento. Veja o passo a passo:

1) Registro do projeto junto ao USGBC via plataforma LEED Online: https://lo.usgbc.org/

2) Coleta de informações pelo time de projetos: Os pré-requisitos e créditos do LEED devem ser documentados ao longo das etapas de projeto e obra, e a documentação deve ser carregada na plataforma LEED Online, juntamente com os templates (formulários) padronizados com cálculos e evidências.

3) Submissão: Quando todo o material tiver sido reunido e a equipe estiver pronta para a revisão, o administrador do projeto deve submeter a documentação.

4) Análise da documentação: O material enviado será analisado e se necessário o revisor do GBCI pode solicitar  informações adicionais ou esclarecimentos, que devem ser enviadas pela equipe de projeto.

5) Certificação: Assim que a análise final do material tiver sido concluída, a equipe de pode recorrer e solicitar a revisão de qualquer crédito individual desde que seja paga uma taxa adicional ao GBCI.

Importante: vale destacar que a Certificação LEED tem um custo que varia de acordo com a tipologia da certificação escolhida, a metragem da área certificada e o modelo de avaliação.

Gostou de aprender mais sobre o que é certificação LEED? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

comentários em "Certificação LEED: Entenda Por Que Ela é Indispensável na Construção Civil"