Você sabe o que é proposta de valor? Descubra o que falta para conquistar os seus clientes

Você decidiu que é hora de abrir seu negócio, cansou de ter chefe e acredita que tem uma ideia de produto ou serviço que vai te deixar rico?

Mas como saber se sua ideia é mesmo alguma coisa que seus futuros clientes desejam de verdade?

Você sabe como definir a proposta de valor de seu negócio?

Nesta postagem, você vai aprender:

  • O que é uma proposta de valor e sua importância
  • Como montar uma proposta de valor
  • Dicas para criar uma proposta de valor clara e objetiva
  • Vai conhecer o canvas de proposta de valor
  • A dica do um livro sobre o tema

Você já conhecia o canvas de proposta de valor? Não confunda com o canvas de modelo de negócio!

Capacitação para empreender é fundamental. Aproveite e confira em nosso blog 6 dicas de livros incríveis para aprender a como conquistar clientes e vender mais.

Proposta de valor: como ser a marca preferida de seus clientes

 

proposta-de-valor-sucesso-entre-os-clientes

proposta de valor: sucesso entre os clientes

O mercado de arquitetura está cada vez mais competitivo. Por isso, ser a primeira opção de escolha e assumir uma posição de destaque em seu mercado é o sonho de qualquer empresa.

O que faz um cliente adquirir um produto ou serviço de uma marca em vez de outra é justamente o valor que aquilo representa para ele. Dessa forma, é comum que se adote uma série de estratégias que colocarão em evidência os benefícios que a empresa oferece ao seu público.

Subestimada por muitos, a criação de uma proposta de valor é peça fundamental no processo estratégico de fidelização de clientes, principalmente para quem usa estratégias de marketing digital.

Imagine que você tivesse que enunciar a proposta de valor de seu negócio neste minuto, o que você diria?

Precisa de uma dicas?

O que é uma proposta de valor e qual sua importância?

 

A proposta de valor é um conjunto de vantagens que determinado produto ou serviço oferece a certo segmento de mercado. Ela descreve os diferenciais de uma empresa em relação aos seus concorrentes.

Essa proposta vai determinar os motivos pelos quais os clientes escolhem a marca X e não a marca Y. É a partir disso que o consumidor fará a análise de custo-benefício para decidir se vale a pena comprar o que lhe é ofertado.

Por melhor que um produto ou serviço seja, a decisão do cliente dependerá de mais que atributos para ser bem sucedida. É preciso levar em consideração também a percepção de valor que o consumidor tem da sua marca e do que está sendo oferecido.

A criação desse tipo de proposta tem como objetivo explicar as características do produto e salientar seus diferenciais. Assim, o cliente será capaz de perceber que aquilo que a sua marca oferece é ideal para suprir as necessidades dele, suas dores.

É essa soma de argumentos que mostrará com clareza por que você e sua marca devem ser escolhidos.

A proposta de valor também faz parte de uma das etapas do Ciclo do Encantamento:

ciclo-do-encatamento

Mas como chegar nesses argumentos?

Como montar uma proposta de valor?

 

Existem diferentes maneiras de se montar uma proposta eficiente de valor. Porém, a mais comum tem a seguinte estrutura:

  • Título: em uma frase curta, defina as vantagens que a sua marca oferece.
  • Subtítulo: explique, em duas ou três linhas, o que é e para quem o seu produto ou serviço é direcionado e os seus benefícios.
  • Bullet points: faça uma lista breve com as principais vantagens e benefícios que a empresa oferece.
  • Recursos visuais: faça uso de imagens que reforcem a mensagem principal.

Veja alguns exemplos de proposta de valor criados por marcas de sucesso com base nessa estrutura:

  • Uber: Basta solicitar no app e um carro virá diretamente até você: é fácil, está sempre pronto quando você precisar e com opções do econômico ao luxo.
  • Netflix: Sua próxima história, agora. Assista onde quiser, cancele quando quiser.
  • Tag Livros: Todos os meses, enviamos um livro surpresa para sua casa. Descubra livros que normalmente você não leria e explore novos universos literários.

Confira outras dicas de marketing para empreendedores em nosso blog: Como usar os 4 Ps do marketing para o sucesso do seu negócio

4 dicas para criar uma proposta de valor eficiente

 

Depois de tanta teoria, que tal 4 dicas práticas?

1 – Conheça seu público-alvo

 

proposta-de-valor-publico-alvo

proposta de valor: público alvo

Saber com quem você está lidando é fundamental para identificar as demandas do público que se deseja atingir e, assim, propor soluções em que ele enxergue valor.

Alinhe a linguagem utilizada para se comunicar com os potenciais consumidores e se aproximar deles. Procure conhecer alguns traços do perfil do seu público-alvo, como faixa etária, hábitos de consumo, nível de escolaridade, gênero, etc.

Crie uma persona, um personagem fictício que corporifica um cliente ideal do seu negócio. Veja mais detalhes nesta postagem de nosso blog: Buyer persona ou público alvo? Entenda as diferenças e a importância para o seu negócio

2 – Conheça seus concorrentes

 

proposta-de-valor-de-olho

proposta de valor: de olho na concorrência

Essa dica é tão importante quanto a anterior. Isso porque saber o que o seu concorrente tem a oferecer te ajudará a elaborar o seu diferencial de mercado.

3 – Determine o principal benefício do seu produto

 

O que faz a sua oferta ser diferente e original? Na maioria das vezes, o diferencial que a sua empresa busca para se destacar no mercado encontra-se nos detalhes.

Por mais vantagens que os seus produtos ou serviços possam vir a oferecer, seu público estará mais interessado em pequenos detalhes que para ele fazem toda a diferença.

Exemplos: frete grátis, atendimento personalizado, comodidade, segurança, etc. Defina o que você faz melhor que seus concorrentes e deixe bem claro para seu público.

4 – Opte por uma linguagem clara e objetiva

 

proposta-de-valor-linguagem

proposta de valor: linguagem

Clareza e objetividade são essenciais para expressar os benefícios oferecidos. Além disso, é importante utilizar a mesma linguagem que o cliente.

Se o seu público alvo é mais jovem, talvez seja melhor se comunicar de maneira mais informal e despojada, por exemplo. Dessa forma, ele já começa a se identificar com seu produto ou serviço.

Lembra do canvas de proposta de valor? Chegou a hora de conhecê-lo!

Canvas de proposta de valor

 

Este Canvas é, na verdade, um detalhamento de dois blocos do conhecido Canvas de Modelo de Negócio (Business Model Canvas): o bloco “Segmentos de Clientes” e o bloco “Proposta de Valor”.

Você não conhece o modelo de negócio canvas? Veja detalhes neste post: Acabou de montar o seu escritório? Não perca tempo e faça um bom plano de negócio para escritório de arquitetura

O canvas de proposta de valor foi criado com o objetivo de compreender esses que são os principais segmentos de qualquer modelo de negócio: clientes e proposta de valor.

A intenção é promover o encaixe entre “o que” se produz e “para quem” se produz e assim criar e oferecer produtos e serviços que se conectem aos desejos mais caros do público-alvo.

Repare na ilustração:

De forma resumida, o canvas de proposta de valor ajuda você a pensar em produtos ou serviços que consigam realizar as “tarefas” que os clientes gostariam de ver resolvidas para eles por sua empresa.

Para isso, seu produto ou serviço deve corresponder aos ganhos que o cliente deseja e, de alguma forma, minimizar suas dores, resolvendo seus problemas.

Dica de livro: Value Proposition Design

 

proposta-de-valor-value-proposition-design

proposta de valor: value proposition design

Se você quer se aprofundar nesse assunto, indicamos um livro sobre proposta de valor. O Value Proposition Design ajuda a compreender como se aproximar dos clientes e desenvolver propostas que evidenciem o valor de tudo o que a sua empresa tem a oferecer.

Por meio de exercícios práticos, ilustrações, ferramentas diversas e linguagem didática, esse livro te ajudará a criar propostas inovadoras de valor e, assim, alcançar bons resultados.

Ficou claro para você o que é proposta de valor e como usá-la em seu negócio?

Se quiser se capacitar ainda mais nesse importante tema, visite o Viva Decora PRO Academy, um site especialmente criado para capacitar arquitetos e designers de interiores na arte do empreendedorismo. Confira o curso sobre a Proposta de Valor!