Como abrir um escritório de arquitetura e manter aberto por bastante tempo

Papeladas, licenças, impostos, onde se instalar… Se é isso que você acha que precisa saber para descobrir como abrir um escritório de arquitetura, saiba que está muito enganado.

Estas, na verdade, são as últimas providências que você precisa tomar. Burocracias, taxas e emissão de notas fiscais, isso você resolve com um bom contador, depois que tiver tomados as providências certas.

Porque, sabe o que é difícil de verdade para quem quer mesmo saber como abrir um escritório de arquitetura?

É gerar uma carteira de clientes que sustente o seu negócio! Aliás, depois de estudar o mercado e fazer um planejamento sério, pode ser que você descubra que ainda não é hora de ter seu negócio próprio e resolva esperar um pouco antes de montar seu escritório de arquitetura.

Mas não desanime!

Aqui na Viva Decora nós criamos uma metodologia para ajudar você a saber como abrir um escritório de arquitetura passo a passo, é o Ciclo do Encantamento, onde você encontra 12 etapas desenvolvidas para que seu projeto de negócio alcance ótimos resultados.

Mas, nesta postagem, gostaríamos de acrescentar ainda mais uma ferramenta de análise para ajudar você a realizar seu sonho de empreender.

Você já ouviu falar no modelo de negócios canvas?

Criado por Alex Osterwalder e Yves Pigneus, trata-se de um quadro (canvas) com 9 campos correspondentes às 9 funções que um modelo de negócio precisa definir de uma forma harmônica e integrada para que elas, em conjunto, proporcionem a entrega de um excelente serviço ou produto para seu cliente e, ao mesmo tempo, gere lucro.

Complicou? Vamos explicar isso para você com mais clareza.

Como abrir um escritório de arquitetura com o modelo de negócios canvas

A sacada do canvas model é que como ele é um quadro, veja:

como-abrir-um-escritorio-de-arquitetura-canvas

como abrir um escritório de arquitetura: canvas

Ele mantém todas as informações, conforme você vai preenchendo, lado a lado. Assim, fica muito mais fácil de notar as correlações entre elas e ir ajustando seu modelo de negócios para que tudo trabalhe em harmonia.

É o que seus autores chamam de visão sistêmica: compreensão do todo baseado em suas partes.

Outra dica importante: ele deve ser preenchido por um grupo, a equipe que vai formar a empresa, isso traz visões e pontos de vista diversos, enriquecendo o modelo.

Tá vendo como abrir um escritório de arquitetura tem pouco a ver com contadores e licenças?

Mas para que isso funcione mais fácil, na hora de preencher os 9 campos, você pode seguir um roteiro com 4 perguntas:

As 4 perguntas do modelo canvas de negócios

 

Adaptamos estas questões para quem quer saber como abrir um escritório de arquitetura:

  1. O que? – O que vamos fazer em nosso escritório de arquitetura? Qual é o “valor” para o cliente que vamos oferecer?
  2. Para quem vamos oferecer esse valor?
  3. Como vamos criar este valor?
  4. Quanto? – Quanto vamos gastar para isso? Quanto vamos ganhar com nosso escritório de arquitetura?

Cada uma dessas perguntas corresponde a alguns dos 9 campos do modelo. Entenda como preencher.

Respondendo às perguntas nos 9 campos do modelo

O que?

 

Esta pergunta corresponde ao campo central, a proposta de valor, isto é: qual o benefício que seu escritório de arquitetura oferece aos clientes para resolver suas necessidades ou problemas?

Por exemplo: um escritório de arquitetura pode ser especializado em lojas e restaurantes, outros em escritórios comercias, ou residências e assim por diante. Defina claramente o que seu escritório faz.

Para quem?

 

Agora, os campos à direita do quadro devem ser respondidos.

Segmentos de clientes:

 

como-abrir-um-escritorio-de-arquitetura-persona

como abrir um escritório de arquitetura: persona

Ora, se é um escritório que faz projetos para salas comerciais, então seu segmento de clientes é corporativo. E isso pode ser cada vez mais segmentado, por exemplo, seu escritório pode ser especializado em criar ambientes para empresas de publicidade e propaganda, com um design diferenciado e criativo.

No caso de um escritório especializado em decoração de interiores, por exemplo, seus clientes são pessoas físicas, mas que tipo? Famílias? pessoas solteiras? De que idade?

O ideal é definir uma persona para sua empresa e definir de maneira clara quem são seus clientes. E também entender que tipo de pessoa você não deseja atender. 

Canais:

 

como-abrir-um-escritorio-de-arquitetura-canais

como abrir um escritório de arquitetura: defina seus canais

Como você vai chegar até seus clientes? Você terá um site na internet? Terá um portfólio na Viva Decora? Usará representantes comerciais para entrar em contato com empresas?

Veja como atrair clientes usando o marketing digital: Geradores de Público: Crie audiência para seu site e blog

Relacionamento com clientes:

 

É muito importante manter uma relação constante com seus clientes, os chamados pontos de contato. Um blog pode ser muito eficaz, mas existem outras maneiras de fazer isso, como uma newsletters e até eventos.

Seu escritório poderia, por exemplo, criar pequenos cursos gratuitos de decoração para se relacionar com clientes pessoas físicas, ou promover a limpeza em mutirão de um parque de sua região e revitalizar sua estrutura com um projeto paisagístico.

Use sua imaginação!

Veja também: Como fidelizar um cliente a longo prazo?

Quanto?

 

como-abrir-um-escritorio-de-arquitetura-fontes-de-receita

como abrir um escritório de arquitetura: tenha fontes de receitas claras e também de custos

Aqui a pergunta se refere aos campos fontes de receitas e estrutura de custos. Não há como abrir um escritório de arquitetura sem pensar nesta parte financeira.

Para isso, faça uma relação de todos os gastos que terá na empresa e, em seguida, defina quanto terá que conseguir de receita para cobrir isso e ainda gerar lucro.

Contando com um membro da equipe que entenda de finanças, essa parte pode ser bastante facilitada.

Esta postagem de nosso blog pode ajudar também: Como fazer o controle financeiro do seu escritório de arquitetura e da sua vida pessoal

Como vamos criar valor?

 

Agora estamos na parte esquerda do quadro, onde você e sua equipe deverão preencher os seguintes campos:

  • Recursos principais: móveis, máquinas, equipamentos, softwares, profissionais, capital necessário, instalações e outros.
  • Atividades principais: aqui vai depender de seu segmento de atuação, mas é preciso definir a lista de atividades, tais como: desenhar plantas, fazer cotações, pesquisar materiais, elaborar os projetos, captar clientes, escrever propostas etc.
  • Parcerias principais: esta é uma parte importante. Digamos que você coloque seu portfólio na Viva Decora, seremos parceiros! Você pode ter casas de material de construção onde têm descontos especiais, ou empresas de engenharia que recomendam seu escritório para projetos de interiores ou paisagismo. Defina seus parceiros e como eles podem ajudar seu escritório a dar certo!

É, como você viu, só de aprender a criar um modelo de negócios, chega a ser cansativo! Mas o empreendedorismo é assim: não tem como abrir um escritório de arquitetura sem muito planejamento e garra.

Quer saber ainda mais sobre como atender às necessidades de seus clientes e entregar mais valor a ele?

Então assista a este vídeo de uma palestra que o Maurício Queiroz deu na 7ª edição do Viva Decora PRO: