Os 7 melhores filmes para arquitetos e profissionais de interiores obrigatórios em seus currículos

Tais como livros, os filmes e documentários são instrumentos para se aperfeiçoar e se tornar um profissional mais qualificado. A sétima arte nos apresenta a universos muitas vezes desconhecidos e nos faz mergulhar em realidades inimagináveis. Nesta lista, selecionamos sete filmes imperdíveis para arquitetos e profissionais de interiores. Confira!

7 filmes para arquitetos e designers de interiores que todos deveriam assistir

 

1. A Vida é um sopro (2007/Brasil), de Fabiano Maciel

 

O cineasta Fabiano Maciel apresenta o trabalho de um dos maiores arquitetos de todos os tempos, Oscar Niemeyer. Leve e envolvente, apresenta como o curvo substituiu as retas duras em seus projetos e como ele revolucionou a arquitetura moderna brasileira. Um filme de arquitetura por excelência.

A Vida é um sopro

2. O homem ao lado (2009/Argentina), de Mariano Cohn e Gastón Duprat

 

Mais um dos filmes de arquitetura de nosso lista que destaque um dos grandes personagens dessa atividade.

Nele, os argentinos Mariano Cohn e Gastón Duprat fazem do cotidiano o ponto de partida para essa trama. O filme presta homenagem a um dos maiores gênios da arquitetura, Le Corbusier. Se passa na única residência que o arquiteto suíço assinou na América, em La Plata (Argentina), e é uma comédia romântica em que vizinhos começam a ter desentendimentos por fatos simples do dia a dia.

O homem ao lado

3. The Human Scale (2012/Dinamarca), de Andreas Dalsgaard

 

The Human Scale é um filme dinamarquês de 2012, dirigido por Andreas Dalsgaard. A partir de dados acadêmicos e entrevistas com urbanistas e arquitetos, reflete sobre como construímos as cidades e como nos relacionamos com os espaços públicos ao nosso redor. Segundo o doc, 50% da população mundial hoje vive em centros urbanos e a previsão é que este número suba para 80% até o meio do século.

Mas será que esses espaços estão prontos para receber tanta gente? Será que as cidades estão sendo pensadas, planejadas e construídas para incluir ou será que a malha urbana corrobora com a desigualdade e a exclusão? Vale a pena assista, na obra que se destaca também pela fotografia.

The Human Scale

4. Medianeras (2011/Argentina), de Gustavo Taretto

 

Gustavo Taretto apresenta como a arquitetura de Buenos Aires e a cultura virtual criam um ambiente que corrobora com a solidão. É uma obra sobre estar sozinho no meio da multidão, uma realidade de grandes centros urbanos.

Com certeza, um filme para arquitetos e designers de interiores que querem integrar mais as pessoas em seus projetos.

Medianeras

5. Life as a house (no Brasil, Tempo de recomeçar – 2001/EUA), de Irwin Winkler

 

Um arquiteto de meia idade descobre que está com um câncer terminal. Para aproveitar o pouco tempo de vida que lhe resta, decide se reaproximar de seu filho e construir uma casa para deixar como herança.

Uma ficção emocionante e que merece constar de nosso lista de filmes de arquitetura e que você precisa conferir.

Life as a house

6. A Origem (2010/EUA), de Christopher Nolan

 

Neste que é um dos melhores filmes para arquitetos, o surrealismo guia cada cena deste filme protagonizado por Leonardo di Caprio. O galã hollywoodiano é um ladrão especializado em extrair informações do inconsciente de outras pessoas enquanto elas dormem.

Di Caprio tem o desafio de chegar à origem do pensamento de um rival de seu cliente. Ao desbravar cada plano onírico, uma nova atmosfera é revelada. A arquitetura surpreende e mundos inimagináveis invadem o filme. Um clássico.

A Origem

7. Elevado 3.5 (2007/Brasil), de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo

 

Aqui, o protagonista é o Minhocão, uma via expressa de 3.5 km que cruza o centro de São Paulo. A narrativa apresenta depoimentos de quem vive próximo ao elevado, de pessoas que o cruzam de carro e de quem caminha ao seu redor. Além das histórias pessoais, mergulha no momento histórico em que o Minhocão foi erguido, em plena ditadura militar.

Elevado 3.5

Gostou da nossa lista de filmes para arquitetos e designers de interiores? Então, você também vai gostar destes posts::