5 aplicações criativas com revestimento que você nunca imaginou

Os revestimentos cerâmicos e porcelanatos vem ganhando cada vez mais destaque em projetos criativos de arquitetos e designers de interiores, muitas vezes assumindo o papel de protagonista em um ambiente.

A versatilidade é uma das principais características desses revestimentos: o avanço da tecnologia de produção do material já permitiu grandes novidades para os revestimentos, inovações como texturas em relevo 3D e impressão em alta resolução, gerando uma gama muito grande de texturas, cores e formatos.

O que muitos ainda desconhecem é que a versatilidade dos revestimentos cerâmicos e porcelanatos não se encontra apenas na diversidade de acabamentos, mas se estende também a inúmeras possibilidades de uso e aplicação.

Listamos aqui 5 aplicações de revestimento criativo que inovam em seu uso e demonstram toda a potencialidade desse material com soluções originais e personalizadas.

5 formas inusitadas e criativas de aplicar o revestimento

 

1 – Bancadas e cubas

 

revestimento-criativo-revestimento-de-bancada-em-porcelanato

revestimento criativo: revestimento de bancada em porcelanato

Nem só de granito ou mármore se pode fazer uma bancada. Uma das aplicações mais inovadoras de revestimentos cerâmicos é o uso desse tipo de material em bancadas e ilhas de cozinha, banheiros e área de serviço.

O porcelanato, por exemplo, é um material que pode ser utilizado para bancadas pois apresenta grande resistência e durabilidade, baixa absorção e é pouco poroso, o que dificulta o aparecimento de manchas. Outra vantagem é a diversidade de acabamentos, cores e texturas disponíveis no mercado, permitindo abusar da criatividade nos projetos.

No caso dos porcelanatos, além da superfície das bancadas, também é possível moldar a própria cuba no mesmo material, as chamadas cubas montadas ou “cubas esculpidas”.

Esse é um recurso muito interessante pois uniformiza completamente a peça e consegue-se resultados estéticos muito satisfatórios, valorizando o projeto.

revestimento-criativo-pia

revestimento criativo: bancada e cuba moldada em porcelanato padrão mármore travertine

Um cuidado que é preciso considerar no uso das bancadas em porcelanato é que a execução deve ser feita por profissional com experiência, pois demanda um acabamento apurado para garantir o bom resultado. As emendas exigem atenção na execução para que não fiquem frágeis e danifiquem com facilidade.

A execução das bancadas em porcelanato é feita de forma muito similar à execução de bancadas de pedra. As chapas do revestimento são cortadas e coladas com massa plástica e embutidas na parede ou então fixadas com mãos-francesas. As juntas aparecem apenas nos encontros entre as peças. Com um bom acabamento e polimento, essas juntas ficam praticamente invisíveis.

Quer calcular quanto material vai gastar? Confira como calcular metro quadrado para piso e azulejo e inclua no seu orçamento!

cta-planilha-de-orcamento-de-obra

2 – Revestimento de cabeceiras e lambris

 

Uma cabeceira de cama em revestimento cerâmico, isso é possível? Com muita criatividade, sim. O revestimento cerâmico pode ser utilizado para compôr, por exemplo, uma cabeceira ou mesmo um lambri na parede.

revestimento-lambri

revestimento lambri de madeira

Lambri é o nome utilizado para um tipo de revestimento de parede, geralmente feito em madeira, que apresenta meia-altura (em alguns casos tem altura da parede inteira) e que serve também como uma moldura para o ambiente.

O lambri pode ter diferentes texturas, desde acabamento liso até paginações em ripas e peças com formatos diferenciados, dependendo do efeito desejado no projeto.

cabeceira-de-cama-com-revestimento

cabeceira de cama com revestimento: lambri/cabeceira com peças em porcelanato padrão mármore branco

O revestimento cerâmico se apresenta como uma boa alternativa para cabeceiras e lambris devido ao custo mais baixo em relação a materiais naturais como o mármore e madeiras nobres e à sua resistência.

Um cuidado que se deve ter ao utilizar o revestimento cerâmico em cabeceira é lembrar que o material vai proporcionar a sensação de “frio” quando tocado, portanto é recomendado que se utilize almofadões para garantir maior conforto ao usuário.

Deixe o ambiente ainda mais bonito com um bom projeto de iluminação para o quarto.

3 – Mesas, bancos e aparadores

 

Outra grande inovação no uso de revestimentos cerâmicos é a aplicação do material em mobiliários como mesas, bancos e aparadores.

De tampos de mesas a bancos com desenhos inusitados, essa é uma aplicação inovadora no mercado e que tem conquistado muitos adeptos que procuram personalidade nos projetos.

A grande vantagem de se utilizar o revestimento cerâmico nesse tipo de mobiliário é, mais uma vez, o custo, a durabilidade, a resistência e a diversidade de acabamentos existentes.

Explorando a criatividade, é possível projetar móveis exclusivos e que se adequem perfeitamente ao projeto, vencendo a grande dificuldade muitas vezes enfrentada por arquitetos e designers de interiores de encontrar móveis com linguagem harmônica e coerente à estética geral do projeto.

revestimento-criativo-mesa-com-tampo-em-porcelanato

revestimento criativo: mesa com tampo em porcelanato padrão mármore nero marquina

revestimento-criativo-tampo-ceramico

revestimento criativo: mesa com tampo revestido em revestimento cerâmico

revestimento-criativo-banco-e-mesa

revestimento criativo: banco (à esquerda) e mesa letras (à direita) em porcelanato

Não sabe qual revestimento usar? Confira o catálogo da Ceusa:

lp-catalogos-ceusa-cta-blog

4 – Estantes, nichos e prateleiras

 

Estantes, nichos e prateleiras são móveis versáteis utilizados tanto para a organização de ambientes como também enquanto itens de decoração em salas, dormitórios, cozinhas, banheiros e escritórios.

De prateleiras e nichos na parede a extensas estantes, são inúmeras as possibilidades de uso e composição entre esses elementos, podendo-se utilizá-los separadamente ou combinar diferentes peças num conjunto.

Quando se procura exclusividade no projeto, os revestimentos cerâmicos também podem ser uma ótima opção para nichos, estantes e prateleiras com diferentes desenhos, tamanhos e formatos.

De formas geométricas até linhas mais orgânicas, o material permite originalidade no desenhos de móveis que se destacam nos ambientes, ganhando, mais do que a função de armazenamento, papel de objeto de design. Uma maneira de incrementar o projeto através do uso de móveis que passam longe do convencional.

Em casos em que o material esteja pendurado na parede (como nichos e prateleiras), provavelmente será necessário o uso de algum tipo de reforço, como estrutura metálica, mão francesa, etc.

revestimento-criativo-estante-em-porcelanato

revestimento criativo: estante em porcelanato

5 – Fachadas

 

Apesar de muito utilizado em pisos e paredes de áreas internas, alguns revestimentos cerâmicos também podem ser utilizados em fachadas, desde que apresentem o acabamento específico para esse fim.

Nesse caso, o grande atrativo do material é reunir qualidades como durabilidade, resistência e custo baixo, vantagens que muitas vezes superam materiais como pedra natural, revestimentos metálicos, etc.

Outras vantagens importantes quando se fala em revestimentos de fachada é a impermeabilidade e o acabamento uniforme, além da rápida instalação.

Para cidades com elevada umidade do ar, o revestimento pode ser uma boa alternativa na garantia de maior durabilidade da edificação, proporcionando inclusive maior conforto térmico no interior do ambiente.

O uso de porcelanatos também é ideal para a elaboração de fachadas ventiladas, onde deve haver um afastamento entre a parede do edifício e o revestimento, criando uma câmara de ar que se movimenta. Esse espaço entre parede e revestimento permite a ventilação natural da parede ininterruptamente, evitando o acúmulo de umidade.

revestimento-criativo-fachada-com-revestimento-ceramico

revestimento criativo: fachada com revestimento cerâmico

Gostou? Essas são apenas algumas das várias aplicações que você pode fazer. Confira outras possibilidades de onde usar revestimento e inspire-se!

banner-ceusa

Esse post foi escrito pela Ceusa Revestimentos Cerâmicos, a única empresa que garante assentamento junta seca, com produtos monotom, monocálibre e textura flossy.