Cama Multifuncional: Use Móveis Inteligentes e Otimize Espaço no Projeto

A cama multifuncional é um móvel que apresenta diversas funções atreladas a sua estrutura e conta muitas vezes com a presença de gavetas, nichos, baú, estante e até escrivaninha embutida, tornando-se a peça perfeita para aqueles que desejam otimizar o espaço do dormitório.

Podendo ser encontrada em diferentes tamanhos, cores, acabamentos, a cama multifuncional foi pouco a pouco se tornando a “queridinha” de muitos arquitetos e design de interiores, já que sua estrutura democrática e versátil além de atender as necessidades dos clientes também se adaptava aos mais diferentes projetos.

Logo, pensando na importância que a cama multifuncional traz para inúmeros projetos de decoração, preparamos esse conteúdo. Confira, se inspire em diferentes modelos de cama multifuncional e tire suas dúvidas para a criação de novos ambientes!

Cama casal multifuncional de madeira com gavetas laterais. Fonte: Minha Casa Abril

1. Cama casal multifuncional de madeira com gavetas laterais. Fonte: Minha Casa Abril

O que é cama multifuncional?

Com o crescimento da verticalização, principalmente nos grandes centros urbanos, os imóveis sofreram uma redução considerável de suas áreas. Esses espaços cada vez menores, por sua vez, deram margem para a criação de projetos com móveis ainda mais criativos e versáteis, como é o caso da cama multifuncional.

A cama multifuncional, como o próprio nome já diz, é uma cama que além de servir para o descanso também assume diferentes funções no dormitório. No mercado existem diferentes modelos de cama multifuncional com tamanhos, formatos, cores, acabamentos e compartimentos distintos. Alguns modelos podem vir acompanhados de gavetas, nichos e baú, enquanto outros modelos de cama multifuncional podem contar com a presença de estante, camas embutidas (bicama, tricama…) e até escrivaninha embutida.

Veja também: Marcenaria Criativa: Inspire-se com 17 Ideias Geniais

Aproveite a estrutura da cama multifuncional para organizar roupas de cama, mesa e banho dentre outros acessórios. Fonte: ACF Arquitetura

2. Aproveite a estrutura da cama multifuncional para organizar roupas de cama, mesa e banho dentre outros acessórios. Fonte: ACF Arquitetura

Por que investir em uma cama multifuncional?

A principal vantagem de investir em uma cama multifuncional é certamente a otimização de espaço. Logo, a partir das suas necessidades de espaço atrelada às suas necessidades pessoais (rotina de trabalho, dinâmica do dormitório, itens para organização…) é possível escolher uma cama com funções mais assertivas e que de fato irão te auxiliar no dia a dia.

Por exemplo, se você mora em um imóvel pequeno e os armários já estão cheios de itens, você pode optar por uma cama multifuncional com baú ou por uma cama multifuncional com gavetas e armários. Dessa forma, você poderá aproveitar o espaço da cama para também organizar roupas de cama, mesa e banho, sapatos, roupas de frio e demais acessórios.

A cama casal multifuncional com baú ajuda na organização do dormitório. Fonte: Pinterest

3. A cama casal multifuncional com baú ajuda na organização do dormitório. Fonte: Pinterest

Veja também: Móveis de Alvenaria: Veja Como Fazer + 20 Exemplos Sofisticados

Agora se você normalmente tem o costume de hospedar familiares e amigos em sua casa ou apartamento, a dica é optar por uma cama multifuncional com bicama ou tricama. Assim você aproveita a estrutura de uma cama para hospedar outras pessoas. Neste caso a atenção deve ser redobrada quanto a abertura da cama embutida no dormitório – fique atento às medidas do projeto.

A cama multifuncional do tipo tricama é perfeita para o quarto infantil. Fonte: Mooui

4. A cama multifuncional do tipo tricama é perfeita para o quarto infantil. Fonte: Mooui

Além da otimização, a variedade de modelos de cama multifuncional com tamanhos, cores e acabamentos que podem ser encontrados no mercado também é um fator que conta muitos pontos, já que a estrutura pode se conectar aos mais diversos estilos de decoração.

Veja também: MDP ou MDF: Qual a Diferença? Veja Qual Tipo de Madeira é Melhor

Tipos de cama multifuncional para otimizar o espaço do projeto

Há uma infinidade de modelos de cama multifuncional no mercado, por isso é importante que você esteja atento às medidas do cômodo e leve em conta as necessidades e expectativas dos clientes, para que a escolha do móvel seja a mais assertiva possível.

Confira abaixo alguns modelos de cama multifuncional que podem fazer parte do seu projeto.

A cama multifuncional ajuda na organização do dormitório

Caso as necessidades do seu cliente estejam atreladas a organização do dormitório procure propor durante a criação do projeto modelos de cama com baú, gavetas e nichos, pois assim ele terá espaço de sobra para guardar roupas de cama, mesa e banho, sapatos, livros, brinquedos e demais acessórios.

Modelo de cama multifuncional solteiro com nichos e baú na parte frontal. Fonte: Espaço do Traço

5. Modelo de cama multifuncional solteiro com nichos e baú na parte frontal. Fonte: Espaço do Traço

Se o quarto for compartilhado e as medidas do cômodo permitir você pode propor o uso de uma cama multifuncional beliche com estante embutida. Dessa forma, além de acomodar as duas pessoas no espaço a estante pode ser usada coo apoio para itens do dia a dia e objetos decorativos.

Veja também: Madeira Clara: Confira os 7 Tipos Mais Lindos + Como Usar Com Perfeição

Cama multifuncional solteiro com estante. Fonte: Tendencee

6. Cama multifuncional solteiro com estante. Fonte: Tendencee

A cama multifuncional ajuda a acomodar mais pessoas no ambiente

Caso seu cliente tenha o costume de receber e hospedar familiares e amigos em casa a dica é optar pelos modelos de cama multifuncional com bicama e tricama. Assim, será possível acomodar o visitante de maneira aconchegante e segura.

Cama multifuncional solteiro com estrutura de bicama e armário embutido na parte frontal. Fonte: Revista Viva Decora

7. Cama multifuncional solteiro com estrutura de bicama e armário embutido na parte frontal. Fonte: Revista Viva Decora

A cama multifuncional favorece os estudos dentro do quarto

No entanto, se a necessidade do cliente está atrelada a criação de um ambiente que favoreça a prática de estudos e trabalho, recomenda-se optar pelo modelos de cama multifuncional com escrivaninha embutida. No projeto abaixo, o móvel se encaixou perfeitamente no dormitório. Observe que o acabamento branco dos móveis intensificou a sensação de amplitude no espaço.

Cama multifuncional solteiro com nichos e escrivaninha embutida. Fonte: Lucia Wjuniski

8. Cama multifuncional solteiro com nichos e escrivaninha embutida. Fonte: Lucia Wjuniski

Confira mais alguns modelos de cama multifuncional

Cama solteiro multifuncional com gavetas para quarto compartilhado. Fonte: Revista Viva Decora

9. Cama solteiro multifuncional com gavetas para quarto compartilhado. Fonte: Revista Viva Decora

Cama multifuncional com nichos que auxiliam na organização do quarto das crianças. Fonte: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

10. Cama multifuncional com nichos que auxiliam na organização do quarto das crianças. Fonte: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Cama solteiro multifuncional feita sob medida com nichos, gavetas e bicama. Fonte: Anna Maria Parisi

11. Cama solteiro multifuncional feita sob medida com nichos, gavetas e bicama. Fonte: Anna Maria Parisi

Cama solteiro multifuncional do tipo bicama com acabamento amadeirado. Fonte: Revista Viva Decora 2

12. Cama solteiro multifuncional do tipo bicama com acabamento amadeirado. Fonte: Revista Viva Decora 2

Cama multifuncional com estrutura bicama e gavetas. Fonte: LojasKD

13. Cama multifuncional com estrutura bicama e gavetas. Fonte: LojasKD

Modelo de cama casal multifuncional planejada com escrivaninha. Fonte: Pinterest

14. Modelo de cama casal multifuncional planejada com escrivaninha. Fonte: Pinterest

Cama multifuncional do tipo beliche com piscina de bolinha. Fonte: Revista Crescer

15. Cama multifuncional do tipo beliche com piscina de bolinha. Fonte: Revista Crescer