Acompanhamento e Controle de Obras: Qual a Sua Importância e Como Fazer?

Se você é um profissional da construção civil, então sabe que, na hora de evitar atrasos e custos extras, a etapa de acompanhamento e controle é tão importante quanto a etapa de planejamento.

Mas o fato é que muitos engenheiros e arquitetos não costumam acompanhar de perto os acontecimentos no canteiro de obras – o que é uma pena pois, certamente, muitos dos problemas que você lida no dia-a-dia da obra poderiam ter sido antecipados por meio do acompanhamento e controle. 

Para te ajudar, separamos neste artigo algumas dicas e práticas para te ajudar nessa tarefa. Boa leitura!

Planejamento de obras: onde tudo começa

É aqui que o seu trabalho como gestor de obras começa! A etapa de planejamento é fundamental para garantir o sucesso da sua obra, pois é nesse momento que você irá identificar qual o investimento necessário, os prazos de execução da obra, os materiais e insumos necessários, a mão de obra a ser contratada, e por aí vai.

Pense no seu planejamento como uma espécie de roteiro de viagem. É ele que irá te guiar durante todo o processo de obra, além de servir como comparação para quando chegar na etapa de execução.

Acompanhamento e controle: pense no seu planejamento como uma espécie de roteiro de viagem. Fonte: AdobeStock

1. Acompanhamento e controle: pense no seu planejamento como uma espécie de roteiro de viagem. Fonte: AdobeStock

Compartilhe as informações com os colaboradores  

Como você bem sabe, para transformar o seu projeto em realidade é preciso contar com uma série de profissionais. E no dia-a-dia do canteiro de obras, grande parte dos imprevistos acontecem por conta de ruídos de comunicação entre esses profissionais.

Certamente você já passou por alguma dessas situações: etapas que se atropelaram pela falta de conhecimento de um colaborador sobre a função do outro, materiais que não chegaram em tempo hábil para serem utilizados em determinada etapa, e até retrabalhos devido à falta de alinhamento de informação. 

É por isso que garantir o compartilhamento de informações entre os colaboradores de obra é fundamental para o sucesso da obra. Mais do que isso, é preciso fazer o acompanhamento e controle da obra, para ter certeza de tudo aquilo que foi estipulado na etapa de planejamento de fato está sendo cumprido.

É preciso fazer o acompanhamento e controle da obra para ter certeza de tudo aquilo que foi estipulado está sendo cumprido. Fonte: AdobeStock

2. É preciso fazer o acompanhamento e controle da obra para ter certeza se tudo aquilo que foi estipulado está sendo cumprido. Fonte: AdobeStock

Veja também: Atrasos na Obra: Confira 4 Dicas Infalíveis para Evitá-los!

Faça o controle de compras e uso dos materiais

Não é exagero dizer que o desperdício no canteiro de obras tornou-se algo cultural: pesquisas apontam que o desperdício médio do canteiro de obras é de 8%, podendo chegar a números assustadores para materiais como o cimento, revestimento e rejunte, que chegam a passar a marca dos 200%.

Tudo isso significa custos extras para o seu cliente! Por isso, tão importante quanto planejar os insumos necessários para a execução da obra é fazer o acompanhamento e controle das compras e do uso de materiais.

Na hora de comprar, escolha os seus fornecedores com cautela, considerando não só o preço e qualidade do material, mas também o zelo do fornecedor com o cliente no que diz respeito ao transporte do produto, por exemplo. 

Outro ponto importante é se atentar a organização do canteiro de obras. Planeje-se para que os materiais fiquem o menor tempo possível no canteiro, assim você evita depreciação e perda.

Acompanhamento e controle: planeje-se para que os materiais fiquem o menor tempo possível no canteiro. Fonte: AdobeStock

3. Acompanhamento e controle: planeje-se para que os materiais fiquem o menor tempo possível no canteiro. Fonte: AdobeStock

Veja também: 6 problemas que você precisa evitar na gestão da sua obra

Faça o acompanhamento e controle das etapas da obra

Para que seja possível entregar a obra dentro dos prazos e limites estipulados pelo cliente, é preciso fazer o acompanhamento e controle dos acontecimentos no canteiro de obras de forma sistemática e minuciosa. 

Nesse sentido, esteja sempre atento às atividades planejadas para cada uma das etapas de obra, e se elas estão acontecendo conforme o planejamento. Isso é o que vai ajudar a identificar possíveis gargalos e desvios de rota de forma ágil, o que permite que você crie um plano de correção efetivo.

Para te ajudar nessa etapa, é importante contar com um diário de obras. Esse documento é fundamental para o acompanhamento e controle pois, além de permitir o registro do dia-a-dia no canteiro de obras, ajuda também a identificar se a sua equipe foi produtiva e eficiente.

Conclusão 

Se você chegou até aqui, então já percebeu que fazer o acompanhamento e controle da obra é uma tarefa que exige o manejo de uma quantidade enorme de variáveis, como o orçamento, o cronograma, a lista de compras, a gestão dos colaboradores e, claro, tudo isso enquanto se deve lidar com as expectativas do cliente. 

É por isso que cada vez mais o uso de tecnologias no canteiro de obras se faz tão presente. Os softwares especializados têm sido responsáveis por transformar as relações de trabalho no canteiro de obras.

Além de trazerem maior assertividade para a etapa de planejamento e controle da execução, esses softwares também são responsáveis por ajudar no processo de tomada de decisão, aumentar a produtividade da equipe no canteiro de obras e, principalmente, por conferir maior transparência e segurança no relacionamento entre cliente e profissional. 

Quer saber mais sobre os benefícios de usar um software de gestão de obras? Confira o nosso e-book gratuito sobre Como planejar e gerenciar uma obra do começo ao fim, e entenda como a tecnologia pode te ajudar a melhorar os seus resultados. 

Este artigo foi produzido pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras e empresas desenvolvido para o profissional que quer alavancar os seus resultados.