Aprenda como contratar funcionários excelentes com essas dicas e monte a equipe perfeita!

como-contratar-funcionarios-excelentes

como contratar funcionários excelentes

Apesar da crise enfrentada nos últimos anos, diversos setores conseguiram se manter ativos e até crescer. Esse foi o caso do mercado de decoração – e por vários motivos, como a mudança no comportamento dos consumidores, valorização pessoal, um maior acesso a conteúdos de decoração e moda e, ainda, questões que envolvem a construção civil e o setor imobiliário, que tiveram um bom desempenho.

Além disso, hoje em dia, os brasileiros estão dispostos a gastar mais com artigos de decoração para suas casas e não consideram esses itens como supérfluos e apenas luxo.  A última década tem sido marcada pelo aumento de consumidores de diversas classes econômicas, os quais têm investido cada dia mais na manutenção de suas casa e em elementos que oferecem conforto. Com o aumento do consumo, os escritórios crescem e se veem obrigados a contratar mais funcionários.

Quer saber mais? Baixe o nosso ebook:

4 insights do mercado de decoração

O segmento está em ascensão e podemos encontrar diversos microempresários no mercado competindo entre si para se manterem na frente de seus concorrentes. Mas, há diversas dúvidas que rondam os pequenos escritórios de decoração, assim como micro e pequenos escritórios de arquitetura de qualquer outro segmento.

Administrar um pequeno negócio que passa por um aumento em seu fluxo de trabalho não é uma tarefa fácil. Então, como garantir a qualidade de seus projetos e ainda manter o foco na qualidade do atendimento aos clientes?

Normalmente, esses escritórios de arquitetura contam com um pequeno quadro de funcionários e poucos recursos para investimento, mas, para garantir o aumento de sua produtividade e seu rendimento, a contratação funcionários excelentes é uma das formas mais eficazes para organizações de pequeno porte.

Aumentar o número de funcionários envolve diversas questões burocráticas e, muitas vezes, microempresários enfrentam desafios, como alta rotatividade de seu time e a falta de pessoal especializado no departamento de recursos humanos.

Portanto, para que sua organização esteja preparada para selecionar as pessoas certas e que se adequem ao seu negócio, confira a seguir algumas dicas:

Como contratar funcionários excelentes?

 

como-contratar-funcionarios-excelentes-escolha

como contratar funcionários excelentes: escolha

 

O processo de contratação de um novo funcionário é uma etapa trabalhosa que exige muita atenção e preparo do departamento de recursos humanos. Observar as capacidades de cada candidato e analisar os diversos currículos das pessoas que buscam pela vaga deve ser uma tarefa realizada minuciosamente para que erros não sejam cometidos.

A realização de um processo seletivo em um pequeno escritório de arquitetura apresenta algumas desvantagens se comparada às grandes organizações, as quais possuem os recursos e a estrutura necessária no setor de RH, ou ainda dispõem de grandes investimentos para contratar um escritório de arquitetura terceirizada que seja especializada na tarefa.

Enquanto isso, nos pequenos negócios, normalmente, é o próprio empreendedor ou algum membro confiável de sua equipe, que já está há mais tempo no escritório de arquitetura, que irá fazer a avaliação dos candidatos e realizar a contratação.

Como em muitos casos, o profissional responsável pela seleção já possui acúmulo de outras responsabilidades, além de não contar com conhecimento ou preparo para desempenhar essa função, tende a não se atentar a todos os critérios e errar em sua escolha.

Outro grande erro cometido por pequenos escritórios é considerar o parentesco ou proximidade dos candidatos com algum funcionário sem levar em conta suas habilidades e experiências. A contratação de amigos ou familiares é uma prática muito comum por ser facilitada, mas pode trazer grandes prejuízos, tanto para a produtividade, quanto para o setor financeiro do escritório de arquitetura.

Portanto, para ajudar no processo de seleção e recrutamento de funcionários, há algumas práticas recomendadas que irão lhe auxiliar na hora de identificar bons profissionais.

1 – Deixe claro as características da vaga disponível

 

como-contratar-funcionarios-excelentes-lista

como contratar funcionários excelentes: lista

Primeiramente, antes de divulgar o cargo que está disponível em seu escritório de arquitetura, é necessário considerar duas questões: você deve definir qual será o papel da pessoa que irá assumir aquela função e quais serão as habilidades que ela deve ter para ter êxito.

Esclarecer esses dois pontos são essenciais para ajudar você a se focar em quais tarefas seu escritório de arquitetura precisa de ajuda para crescer e, assim o RH ou profissional responsável pela contratação poderá se focar em quais características deve buscar nos candidatos;

A objetividade nesse momento é importante para que o pequeno empresário não busque por pessoas para apenas preencher lacunas e esperar que o profissional seja um multitarefas, sem exigir nenhuma qualificação específica.

Portanto, faça uma lista descrevendo todas as tarefas referentes ao cargo para, assim, criar uma série de critérios de escolha que avalie as habilidades e qualidades de cada candidato.

2 –  Saiba onde divulgar

 

como-contratar-funcionarios-excelentes-divulgacao

como contratar funcionários excelentes: divulgação

Após definir o tipo de profissional que está procurando, a próxima tarefa é anunciar a vaga disponível. É essencial atingir o público-alvo certo nessa hora. Para isso, utilize os recursos disponíveis para levar a oportunidade para os lugares certos. Há diversas ferramentas na internet que podem ser usadas nessa tarefa, como impulsionamento e escolha de públicos em redes sociais, bancos de dados de currículos, entre outros.

Na hora de criar o anúncio, capriche na descrição do cargo, detalhe as responsabilidades e critérios que a pessoa deve ter, além das habilidades, experiências e escolaridade exigidas.  Dessa forma, você conseguirá excluir aqueles que não se adequarem e fazer uma prévia da seleção de candidatos para reduzir o trabalho do RH na hora de analisar cada currículo recebido, além de conseguir atingir os profissionais certos que poderão se tornar essenciais para os negócios.

3 –  Realize etapas diferentes para realizar a contratação

 

como-contratar-funcionarios-excelentes-avaliacao

como contratar funcionários excelentes: avaliação

Na maioria das vezes, por necessitar de alguém para ocupar o cargo vago e não querer perder tempo, os escritórios de arquitetura realizam a contratação rápido demais e não verificam todas as questões necessárias para fazer a melhor escolha, o que pode resultar em uma contratação equivocada. Além disso, tempo e dinheiros são gastos desnecessariamente, pois uma nova seleção precisará ser realizada.

Portanto, é preciso dividir o processo seletivo em etapas para conseguir analisar cada ponto importante do candidato e levar o tempo que for necessário para identificar aquele que melhor atende a todas as exigências do escritório de arquitetura.

4 – Seja claro e objetivo na entrevista

 

como-contratar-funcionarios-excelentes-entrevista

como contratar funcionários excelentes: entrevista

Na hora da entrevista, nada de informalidades. Pesquise os antecedentes e currículo do candidato para já ter em mãos as perguntas que irá fazer. Questione o profissional como as habilidades dele podem atender às expectativas de seu escritório de arquitetura e como a experiência que possui poderá contribuir para o desenvolvimento do cargo em questão. Faça uma boa avaliação antes de contratar um funcionário.

Lembre-se de que o candidato também está lhe avaliando para saber se realmente quer trabalhar em seu escritório de arquitetura, portanto, seja educado, mostre profissionalismo e explique um pouco sobre a história de seu escritório de arquitetura e sua proposta para que ele se sinta atraído a fazer parte de sua equipe.

Após a entrevista, faça uma boa avaliação antes de contratar o funcionário.

5 – Treine e acompanhe o novato no período de experiência

 

como-contratar-funcionarios-excelentes-integracao

como contratar funcionários excelentes: integração

Depois de selecionar quem irá ocupar o cargo, é necessário ter em mente que a contratação não acaba aí. Seu escritório de arquitetura deve integrar o novo funcionário a equipe e prepará-lo para melhor desenvolver suas atividades.

Que tal um exercício de criatividade coletivo para motivar a equipe, e ainda trabalhar a integração dos funcionários?

Para que ele se adapte no período de experiência e seja efetivado na função, é importante oferecer os treinamentos necessários e acompanhar de perto sua evolução. Apenas assim será possível saber ao certo se ele foi o candidato ideal.

Os pequenos escritórios, assim como os grandes, devem tomar muito cuidado nesse processo para não ter futuros problemas e prejuízos financeiros. Realizar uma contratação adequada de primeira evita retrabalhos e impede que a produtividade dos negócios seja atrapalhada. Como não contam com grandes recursos e profissionais para analisar cada candidato detalhadamente, os microempresários devem utilizar essas dicas pontuais para acertar.

Procure sempre realizar um planejamento prévio, antes de definir todos os critérios listados, isso irá otimizar suas contratações e irá ajudar seu escritório de arquitetura a alcançar melhores resultados.

E você? Como você faz no seu escritório? Conte para gente nos comentários!

Este artigo foi escrito por Bernardo Jaber da Xerpa, uma plataforma online de Recursos Humanos.