5 dicas para criar uma iluminação de sala de TV prática e aconchegante

Um bom home theater é perfeito para oferecer momentos de lazer e descontração entre amigos e família, não é mesmo?

Ele permite que você assista aos seus programas ou filmes favoritos de uma forma muito mais realista.

A luz, quando bem planejada, ajuda na visualização do conteúdo reproduzido na tela. Além de valorizar a arquitetura, a iluminação correta deste espaço é essencial para um ambiente mais aconchegante.

Quer aprender a criar a iluminação de sala de TV ideal? Acompanhe as dicas que o Ilunato separou para você e evite erros!

Confira mais dicas sobre iluminação:

5 dicas para criar a iluminação de sala de TV ideal

 

1- Utilize spots de teto

 

Os focos de luz sobre o home theater devem ser posicionados apenas nas sancas ou em pequenos spots no teto. Aqui, o ideal é que possuam dimmers para reduzir ou aumentar a claridade sobre a tela da TV.

IIuminação de sala de TV: spots no teto

IIuminação de sala de TV: spots no teto

Mas você deve estar atento a duas regras:

Regra 1: nunca coloque um spot em cima da TV!
Regra 2: tente minimizar os possíveis pontos de reflexo na tela, crie uma luz confortável, com opção de controle de nível de iluminância.

2- Invista em arandelas nas laterais

 

O home theater necessita de uma iluminação geral para o dia a dia. Utilize uma fonte de luz como arandelas nas laterais. Esse tipo de iluminação com luz indireta traz conforto visual sem interferir na imagem da TV.

Iluminação de sala de TV: arandelas nas laterais

Iluminação de sala de TV: arandelas laterais

3- Ilumine os nichos

 

Os spots embutidos sempre serão uma boa opção, pois possuem uma luz suave e indireta. Fique atento ao posicionamento para que não incida luz diretamente sobre a tela.

Iluminação de sala de TV: spots embutidos

Iluminação de sala de TV: spots embutidos

Os nichos podem ter uma iluminação com minidicroicas, que possibilitam uma iluminação mais baixa e diferenciada no local.

Iluminação de sala de TV: nicho de home teather iluminado

Iluminação de sala de TV: nicho iluminado

Sancas ou aberturas de luz sobre o home theater permite um controle na intensidade da luz e criam “cenas” interessantes no local.

4- Aposte em sistemas de iluminação para balizamento

 

A ideia é ter dois circuitos, no mínimo, um para a luz geral e outro para os balizadores.

A função dos balizadores é criar uma cena “cinema” onde a luz geral fica apagada, contudo o piso fica iluminado, permitindo uma circulação segura.

Pode se apostar em diversas soluções para fazer o balizamento, desde balizadores embutidos de parede até fitas de led incorporadas na parte de baixo dos móveis.

iluminação de sala de TV: balizadores

iluminação de sala de TV: balizadores

Devem ser utilizados modelos de baixo fluxo luminoso, pois o objetivo é criar um contraste bem acentuado com a luz da tela.

E por incrível que pareça modelos de apenas 1 watt de potência com fluxo em torno de 50 lúmens são capazes de iluminar bastante.

O que ocorre é que existe uma adaptação visual, o olho faz isso de forma contínua com o nível de iluminância do ambiente.

No caso de um ambiente mais escuro, como uma sala de TV no modo cinema, os olhos vão dilatar a pupila, permitindo uma entrada de luz maior, por isso peças de baixa intensidade já são suficiente.

Vale considerar que essa adaptação é lenta e pode levar até 10 minutos.

Aposte em diversas soluções simultâneas, por exemplo luz para balizamento, luz geral indireta, luz de destaque com spot e luz na marcenaria decorativa.

Você ainda pode utilizar peças decorativas como arandelas, abajures e lustres.

Aposte em todos esses sistemas dimerizáveis para ter o ajuste fino da iluminação. Com um projeto luminotécnico bem elaborado a sua sala de TV vai ficar linda e funcional.

5- Utilize fontes de luz com baixa intensidade

 

Utilizar fontes de luz com baixa intensidade direcionadas para o teto ou para baixo possibilita um contraste na composição e controle da fonte de luz sobre a TV.

Spots utilizados nas laterais não refletem sobre a tela. O indicado é não utilizar em cima da TV para que não prejudique o contraste.

iluminação de sala de TV: iluminação traseira

iluminação de sala de TV: iluminação traseira

A iluminação traseira costuma ser uma grande aliada dos home theaters. Esse tipo de iluminação, chamada, dimming, pode ser utilizada com fitas de led, permitindo uma redução de energia de até 40%.

Iluminação de sala de TV: spot sobreposto

Iluminação de sala de TV: spot sobreposto

O spot sobreposto é indicados apenas quando há a necessidade de criar efeitos sobre o teto ou algum elemento de destaque do local, porém não direcionando para a TV.

O Spot duplo sobre o home theater permite um efeito arquitetônico interessante quando direcionado sobre elementos decorativos.

Escolher uma luz para sala de TV nem sempre é tarefa fácil, mas com nossas dicas você vai arrasar na iluminação desse ambiente.

Ficou alguma dúvida? Assista esse vídeo da ilunato sobre iluminação de Home Theater:

Gostou das nossas informações sobre iluminação de sala de TV? Buscamos sempre oferecer, além de conteúdos, guias e cursos, uma série de produtos da mais alta qualidade, perfeitos e indicados para a decoração e iluminação do seu lar.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Ilunato loja virtual de iluminação e decoração.