Luz de Emergência: Como Funciona, Tipos e Onde Instalar

A luz de emergência é um equipamento de segurança que serve para iluminar e sinalizar, em caso de falta ou queda da energia elétrica, os acessos em locais de circulação, como corredores, halls de entrada, rampas e escadarias.

Esse item é muito útil e até mesmo obrigatório em condomínios e estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas, já que garante que as pessoas consigam acessar a saída do imóvel com segurança.

Dessa forma, é fundamental que você profissional da área da construção civil esteja ciente sobre as funcionalidades da luz de emergência, seus diferentes tipos e locais de instalação. Pensando nisso, preparamos esse post para você com diversas informações importantes sobre luz de emergência. Confira!

Para que serve a luz de emergência?

A luz de emergência é um equipamento de segurança que serve para iluminar e sinalizar, em caso de falta ou queda da energia elétrica, os acessos em locais de circulação, como corredores, halls de entrada, rampas e escadarias.

De acordo com a norma técnica ABNT NBR 10.898 – Sistema de Iluminação de emergência, esse item é muito útil e até mesmo obrigatório em condomínios residenciais ou comerciais incluindo áreas como escadas de serviço, saídas de emergência, elevadores, teatros, cinemas, escolas, hotéis e shoppings, já que garante que as pessoas consigam acessar a saída do estabelecimento com segurança.

Quando investir na luz de emergência residencial?

Infelizmente a instalação de luz de emergência residencial ainda não é muito comum nos dias de hoje, mas saiba que em casos específicos elas podem trazer benefícios irreparáveis, como é o caso das casas com presença de crianças, idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção. A luz de emergência evita que eles caiam ou batam nas paredes do imóvel, além de minimizar o pânico de estar em um ambiente sem iluminação. Por sua vez, a luz de emergência proporciona segurança física e psicológica para os moradores.

Vale ainda comentar que a presença da luz de emergência no imóvel ainda dispensa a necessidade de velas, que sempre podem apagar, ou mesmo provocar incêndios.

Veja também: Projeto de Iluminação: Veja 6 Dicas Essenciais + Inspirações Modernas

A luz de emergência garante a iluminação dos ambientes em caso de falta de energia. Fonte: Hiper Fire Extintores

1. A luz de emergência garante a iluminação dos ambientes em caso de falta de energia. Fonte: Hiper Fire Extintores

Quanto tempo dura a luz de emergência?

Existem equipamentos de luz de emergência no mercado que podem durar até 6 horas. Essa variação de durabilidade da luz de emergência está diretamente relacionada com o modelo da lâmpada escolhida e outros ajustes do próprio aparelho que podem ser pré-definidos pelo usuário (níveis de iluminação, consumo da bateria…).

A luz de emergência evitam acidentes quando tudo está escuro. Fonte: Intelbras

2. A luz de emergência evitam acidentes quando tudo está escuro. Fonte: Intelbras

Quais são os tipos de luz de emergência?

Segundo a norma técnica ABNT NBR 10.898 – Sistema de Iluminação de Emergência, existem dois tipos de luz de emergência: a de clareamento e a de sinalização.

A luz de emergência de clareamento é usada para iluminar o piso dos ambientes, sendo obrigatória em locais de circulação horizontal (corredores, hall de entrada…) e vertical (escadas e rampas) que direcionam as pessoas para a saída do imóvel. Já a luz de emergência de sinalização é responsável por indicar as mudanças de direção, obstáculos, degraus, rampas e saídas.

Veja também: O Que é Quadro de Distribuição? Veja Como Funciona, Dicas e Mais!

Existem dois tipos de luz de emergência, as de aclaramento e a de sinalização. Fonte: Faz Fácil

3. Existem dois tipos de luz de emergência, as de aclaramento e a de sinalização. Fonte: Faz Fácil

Afinal, como acertar no modelo de luz de emergência?

A escolha do modelo de luz de emergência vai depender diretamente do tamanho do espaço que precisa ser iluminado. Dessa forma é preciso estar atento quanto a taxa de intensidade da iluminação da luz de emergência, ao qual é medida em lux, que se trata da relação da quantidade de lúmen (unidade de fluxo luminoso) por m² do espaço a ser iluminado.

Por exemplo, de acordo com a norma técnica ABNT NBR 10.898, é recomendado fixar uma luz de emergência de clareamento em locais planos com o mínimo de 3 lux, enquanto que em locais com desníveis o recomendado é no mínimo 5 lux, ou seja, em uma área de desnível com cerca de 57m², o ideal é usar uma luminária com 288 lúmens. Agora em se tratando da luz de emergência de sinalização, o fluxo luminoso do ponto de luz, exclusivamente de iluminação de sinalização, deve ser no mínimo igual a 30 lúmens.

A luz de emergência de sinalização indica onde fica a porta, corredores, degraus ou rampas. Fonte: Galazzo Engenharia

4. A luz de emergência de sinalização indica onde fica a porta, corredores, degraus ou rampas. Fonte: Galazzo Engenharia

Qual o melhor tipo de luz de emergência?

A luz de emergência pode ser composta por lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas de LED. Entre as opções mencionadas, o melhor tipo de luz de emergência indicado é a luz de emergência led, pois elas além de apresentarem uma excelente durabilidade também são mais econômicas a longo prazo.

Veja também: O Que é Luminária Solar? Como Funciona e Vantagens de Usar no Projeto

A luz de emergência residencial pode ser compostas por lâmpadas fluorescentes ou de LED. Fonte: Lightng Styles

5. A luz de emergência residencial pode ser compostas por lâmpadas fluorescentes ou de LED. Fonte: Lightng Styles

Luz de emergência preço

Dependendo do modelo, da intensidade da iluminação e do tipo de lâmpada (fluorescentes, led…), a luz de emergência preço pode variar entre R$ 15 e R$ 200.

A luz de emergência deve ser fixado em lugar alto. Fonte: Light Solutions

6. A luz de emergência deve ser fixado em lugar alto. Fonte: Light Solutions

Como funciona luz de emergência

A luz de emergência funciona a partir de uma bateria interna recarregável, ou seja, na falta ou queda de energia elétrica a luz de emergência, seja ela de clareamento ou de sinalização, é acionada automaticamente.

Sua estrutura fica conectada à tomada e durante a falta ou queda de energia elétrica, ela acende. No mercado, grande parte dos modelos de luz de emergência oferecem dois níveis de iluminação – mínimo e máximo, que podem ser alterados pelo usuário de acordo com a sua necessidade.

Veja também: Como Fazer Iluminação Industrial? Dicas Práticas Para Acertar No Projeto

A luz de emergência é um item de segurança muito útil. Fonte: GSD Engenharia

7. A luz de emergência é um item de segurança muito útil. Fonte: GSD Engenharia

E aí, o que achou desse post sobre luz de emergência, gostou? Sim?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O Que é Ofuscamento? Veja Como Evitar o Problema na Iluminação” e descubra como fazer a correta compatibilização em um projeto de acordo com a uniformidade mínima e média da luminância.

Comentários

comentários em "Luz de Emergência: Como Funciona, Tipos e Onde Instalar"