8 dicas essenciais para aumentar o engajamento nas redes sociais sem gastar nada

Quero aumentar o engajamento nas redes sociais mas não tenho verba. O que fazer?

 

Você já deve ter percebido que imagens valem mais do que palavras e influenciam muito no engajamento nas mídias sociais. Seja no Facebook ou no Instagram, só de rolar a sua timeline você vê que a maioria dos posts de empresas são artes criadas por um designer.

E se eu te dissesse que é possível criar arte online grátis? Continue lendo e confira 8 dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais sem gastar nada!

Veja também: Marketing digital para arquitetos e designers de interiores

Por que decorar?

 

Essa pergunta pode ser facilmente decifrada por nós, amantes da arte, profissionais da área ou entusiastas do universo do design. A resposta é, entretanto, de certa forma subjetiva, pois reflete emoções únicas de cada um, o que nem sempre é fácil traduzir em palavras.

Então, para exemplificar, se imagine acordando.

Um cheiro de café fresquinho no ar.

Uma brisa morna envolvendo as cortinas e dando espaço aos primeiros raios de sol.

Você se levantando e fazendo o desjejum na varanda, contemplando as montanhas.

Cada pessoa naturalmente idealizou um cenário diferente. Eu poderia ter mencionado que a máquina de café espresso foi cuidadosamente escolhida para combinar com todos os demais eletrodomésticos, bem como com o restante da decoração da cozinha. Também poderia ter dito que sua noite de sono foi incrível, embalada em jogos de lençóis compostos por milhares de fios de algodão egípcio, além de citar que a varanda abriga plantas ornamentais devidamente cuidadas por um paisagista capacitado e que todo o design foi projetado para lhe proporcionar a mais profunda sensação de bem-estar ao amanhecer.

engajamento-nas-redes-sociais-bom-dia

engajamento nas redes sociais: bom dia

A decoração abrange diversos aspectos das relações entre as pessoas e o ambiente. Se você alcançar um estado de equilíbrio e harmonia entre o espaço e os sentidos, o objetivo final certamente foi cumprido.

Veja também: Pinterest: Como usar? O que é? Um guia para você ter um perfil matador na plataforma

Imagens valem mais que palavras

 

É um velho clichê, mas não custa reforçar: somos seres visuais, cujas decisões são, na grande maioria das vezes, tomadas com base nas emoções. Estamos sempre em busca de algo que torne nossa vida mais alegre, mais colorida, mais harmoniosa. E então trocamos as roupas, compramos um carro novo, reformamos a casa.

Por mais adorável que sua rotina possa parecer, a novidade é sempre bem-vinda. Lançamentos da moda, salões de automóveis, planejamento de viagens inéditas são exemplos de como o ser humano tem gosto pelo novo. Igualmente ocorre no universo da decoração e do design: a casa é o local de paz, de descanso, o refúgio e o espaço de conforto e bem-estar absoluto. Portanto, todo o esforço para fazer com que este ambiente seja o mais agradável possível torna-se lógico e justificável.

engajamento-nas-redes-sociais-pedido

engajamento nas redes sociais: pedido

Estimular a materialização desses desejos fica muito mais fácil quando você visualiza o objeto dos sonhos, não?

Nos dias atuais, um empreendimento ou uma marca, dificilmente consegue se sustentar sem a produção e divulgação de conteúdos relevantes de maneira regular, sejam eles vídeos, textos informativos ou posts ilustrativos. E reforçando o que foi dito anteriormente, o apelo visual é o grande impulsionador de engajamento nas redes sociais que fará com que seu nome se torne conhecido, compartilhado, valorizado.

Pensando em como ajudar a transmitir essa mensagem ao seu público de uma maneira simples e objetiva, apresentamos o Canva, um editor de imagens e textos que tem a missão de proporcionar a qualquer pessoa a liberdade para criar lindas artes online, sem complicação.

O programa é gratuito, intuitivo, fácil de manusear, e já conta com um acervo de modelos pré-configurados, dispostos em categorias, para que sejam editados de acordo com as suas necessidades de negócio.

Além disso, selecionamos algumas dicas úteis e de grande grande impacto para você alavancar sua presença nas mídias sociais:

1) Simples e impactante – construa o cabeçalho de sua página como se ele fosse seu principal outdoor

 

Aposte na simplicidade e no uso das cores para causar impacto: no exemplo abaixo, o vermelho das framboesas também promove a associação inconsciente da paixão pelas frutas. Sua marca no topo.

engajamento-nas-redes-sociais-framboesa

engajamento nas redes sociais: framboesa

2) Menos é sempre mais – Comunique através de imagens

 

Promova seu negócio através de publicações que estimulem a curiosidade ou despertem os sentidos.

engajamento-nas-redes-sociais-sexta-feira

engajamento nas redes sociais: sexta-feira

3) Torne-se parte da a comunidade visual – reinvente a linguagem

 

Você não precisa elencar todos os itens em promoção na liquidação anual de sua loja. Desperte o desejo, deixando a mensagem subjetiva, porém incluindo algumas fotos reais, como o exemplo abaixo:

engajamento-nas-redes-sociais-promocao

engajamento nas redes sociais: promoção

Veja também: Aprenda em 5 passos como fazer um post perfeito no Facebook

4) Mostre o propósito e a personalidade de seu negócio – Construa narrativas visuais

 

Uma incrível forma de engajamento nas redes sociais é quando você consegue estabelecer conexões com seu público através da identificação com um propósito em comum. Histórias são um meio poderoso para criar esses laços.

engajamento-nas-redes-sociais-comemorar

engajamento nas redes sociais: comemorar

5) Convide seu público à ação – foque no engajamento através da emoção

 

Uma CTA (Call To Action) ou Chamada para a Ação precisa ir além da compra de um produto ou serviço. Ela deve promover a identificação do público com seu negócio e a consequente fidelização desses clientes.

engajamento-nas-redes-sociais-post-cta

engajamento nas redes sociais: post cta

Veja também: Ciclo do Encantamento: o passo a passo para arquitetos e designers de interiores captarem mais clientes por meio do marketing digital

6) Mantenha o diálogo – Promova o convite à participação

 

Uma das grandes vantagens das mídias sociais é exatamente a viabilização da troca, ou seja, sua audiência passa a “fazer parte do negócio” a partir do momento em que tem o direito de compartilhar o que é público, bem como tem suas dúvidas solucionadas, suas escolhas atendidas.

engajamento-nas-redes-sociais-votacao

engajamento nas redes sociais: votação

7) Mantenha a consistência e o foco, explorando novas alternativas – promova novos conteúdos em diferentes canais

 

Para uma vida saudável, todo ser humano deve saber dosar as quantidades e variedades de alimentos, bebidas, exercícios físicos, noites de sono, trabalho e momentos de lazer. O mesmo se aplica à produção de conteúdo. Não canse o leitor com excessos de texto ou milhares de imagens. Nem tampouco use apenas um único canal de comunicação. Diversifique e acompanhe o dinamismo do mundo moderno para engajar ainda mais em diferentes mídias.

8) Seja original – promova o seu estilo único

 

Os pilares das mídias sociais são estabelecidos basicamente na distribuição e no compartilhamento de conteúdo. Isso significa que a grande maioria das publicações são réplicas de algo que já foi anteriormente postado. O que abre a você portas para a criação de um mundo totalmente original e inovador. Afinal, não era sobre atração por novidades que estávamos falando logo no início deste artigo?

Sempre conectado – Colaboração e engajamento

 

De acordo com pesquisas recentes, o Brasil é o país da América Latina que possui o maior percentual de usuários acessando as redes sociais regularmente. São mais de 90 milhões de pessoas, o que corresponde a quase a metade da nossa população. O acesso à internet é ainda maior via smartphone. Além disso, outro dado impressionante revela que somos líderes absolutos em tempo gasto conectados: passamos mais de 650 horas por mês navegando pelo Facebook e demais redes.

E por qual razão estes números estão aqui, num espaço sobre decoração e design?

Porque eles representam seus clientes potenciais. Eles sinalizam o local onde encontrar seu futuro leitor, seu próximo comprador, fornecedor ou até mesmo um parceiro de negócios.

Nós acreditamos fortemente no poder da comunicação e do engajamento online. E por isso, enfatizamos a necessidade de estreitar esse elo de ligação entre empresas e clientes, entre pessoas com objetivos e aspirações em comum.

Pensando nisso, o Canva também disponibiliza de um recurso para tornar esse relacionamento uma “via de mão dupla”: o compartilhamento de design com permissão de edição. Sendo assim, um ou mais usuários terão acesso ao arquivo e poderão realizar ajustes, tornando o processo uma grande comunidade de colaboração virtual.

Gostou? Aproveite para aplicar o conhecimento com essas 22 ferramentas de marketing digital para arquitetos e designers de interiores!

O Canva é uma plataforma de design intuitiva e fácil de usar, pensada para quem não tem experiência na área. Com a nossa biblioteca de recursos gráficos e templates personalizáveis, seus materiais ficam com visual profissional em questão de minutos.