Pinterest: Como usar? O que é? Um guia para você ter um perfil matador na plataforma

Assim como o Instagram, o Pinterest é a rede social perfeita para conteúdos puramente visuais. A rede é utilizada como uma da principais fontes de inspiração para projetos, reformas, tutoriais e receitas por mais de 175 milhões de usuários.

Em outras palavras: é a rede social que todo profissional de arquitetura, decoração e design de interiores deve estar.

como-usar-o-pinterest-decoracao

como usar o pinterest: decoração

Por ser muito visual, o conteúdo fotográfico que você produz se encaixa perfeitamente na demanda dos usuários da rede, que podem muito bem ser seus potenciais clientes.

Uma das vantagens do Pinterest é o tempo de duração de cada postagem: enquanto cada post no Facebook tem vida útil média de 4 dias, os pins tem tempo médio de 3.5 meses! Mas você sabe como funciona o Pinterest e como usar o melhor desta plataforma de compartilhamento de imagens?

Nesta postagem, além de saber em detalhes o que é Pinterest, vamos passar uma série de dicar para fazer o seu perfil bombar na rede!

Instagram ou Pinterest? Você sabe qual rede social pode trazer mais resultado financeiro para seu negócio?

Como usar o Pinterest: O que é e como funciona?

 

como usar o Pinterest

Como usar o Pinterest

A lógica do Pinterest é um pouco diferente das outras redes sociais, mas é simples de ser entendida. A rede funciona através de pastas (boards ou painéis) de imagens, que podem ser “pinados” em diferentes painéis com categorias diversas, do jeito que você achar melhor.

Imagine um quadro de cortiça em que você pendura imagens de referência para um futuro projeto ou só por inspiração: essa é a ideia do Pinterest!

como-usar-o-pinterest-inspiracao

como usar o pinterest: inspiração

Como usar o Pinterest?

 

1 – Criando o perfil

 

O primeiro passo é criar um perfil. Você pode criar um perfil vinculado a sua conta pessoal do Facebook ou criar uma específica para a rede a partir do seu e-mail.

Acrescente uma foto de perfil que represente a sua marca, faça uma breve descrição do seu trabalho utilizando as principais palavras-chave do seu negócio e insira os links das suas redes sociais. Se tiver um site, esse é o seu link mais importante!

como-usar-o-pinterest-perfil

como usar o pinterest: perfil

Feito isso, você receberá sugestões de categorias para seguir. Marque as categorias que mais te interessam: desse modo, a plataforma saberá quais conteúdos mostrar na sua página inicial com mais frequência.

Não se preocupe em marcar tudo no início. Você poderá deixar de seguir os perfis que desejar e sempre poderá acrescentar novas categorias e perfis no seu feed inicial.

Além disso, o Pinterest pode sugerir novas categorias e pins com base nas suas pesquisas recentes. Explore o máximo que puder!

Para começar a interagir na rede social, você precisará criar os seus próprios painéis.

2 – Como criar boards no Pinterest?

 

Primeiro, clique na sua foto de perfil e clique na seção “pastas”.

como-usar-o-pinterest-criar-pasta

como usar o pinterest: criar painel

Clique no “+” e nomeie o seu painel. Segmente-os do jeito que preferir: pode ser por seus próprios projetos, cômodos, ou inspirações.

como-usar-o-pinterest-nomear-painel

como usar o pinterest: nomear painel

Criado o painel, agora é hora de adicionar seus pins!

3 – Como criar pins

 

Criar novos pins com fotos suas

 

Assim como nos boards, você pode criar um pin na página do seu perfil ou dentro de um board.

como-usar-o-pinterest-criar-pin

como usar o pinterest: criar pin

Você pode escolher carregar uma foto do seu computador ou de algum site externo. Não se esqueça de colocar uma boa descrição para a sua foto!

como-usar-o-pinterest-carregar-pin

como usar o pinterest: carregar pin

Não desanime se precisar de criar designs para as suas produções. O ideal, mesmo, é contratar um profissional que identificará a melhor maneira de retratar o seu trabalho. Mas você pode explorar algumas ferramentas que te ajudam a desenvolver peças gráficas por sua própria conta.

Não tem fotos boas? Veja nossas dicas de fotografia para interiores e bombe no Pinterest!

Da mesma forma, é interessante criar painéis de pins de terceiros. Isso mostra aos seus seguidores de onde vêm as suas ideias e inspirações.

Como “repinar” fotos de terceiros

 

Para pinar uma foto, clique no ícone do pin escrito “salvar”. Escolha a pasta em que deseja salvar aquela foto ou crie uma nova.

como-usar-o-pinterest-pinar-foto

como usar o pinterest: pinar foto

Pine alguns projetos que estão na sua lista de desejos, só esperando e o cliente e a oportunidade certas para executá-los. Quem sabe alguém não compra a sua ideia por lá?

Mas lembre-se: alimente pelo menos um dos seus painéis com imagens suas! Afinal, você está utilizando a rede social também como um portfólio, então tenha sempre em mente que é necessário mostrar o seu trabalho através de fotografias de qualidade.

Gostou?

Confira nosso infográfico com 10 dicas para bombar nessa plataforma incrível!

Como usar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital?

 

1 – Crie painéis com palavras-chave no título

 

como usar o Pinterest

Pinterest: como usar as palavras chave

As capacidades de pesquisa do Pinterest são fantásticas, o que ajuda ainda mais pessoas a encontrar o seu negócio usando as palavras-chave dos seus títulos. Confirme que você selecionou uma categoria para cada painel, para que seja mais fácil encontrá-los e para que o próprio Pinterest possa recomendar o seu painel.

2 – Transmita as suas ideias através das descrições dos pins

 

como usar o Pinterest

Pinterest: como usar ideias de decoração

Novamente, use palavras-chave na sua descrição e tenha em mente que as pessoas podem tweetar os seus pins. Apesar de um tweet só aceitar 140 caracteres, a dica do próprio Pinterest é você fazer uma descrição de até 210 caracteres. Descreva ao máximo o seu pin e coloquei informações relevantes e que chamem atenção do usuário.

3 – Longas imagens verticais chamam mais atenção

 

como usar o Pinterest

Pinterest: como usar longas imagens

Você sabe como usar o Pinterest com imagens longas? Quanto maiores e mais longas forem as suas imagens no Pinterest, mais você tirará proveito do tanto de espaço visual que você dispõe e será reconhecido. Você pode criar imagens a partir de 735×1102 pixels, o que será quase um convite para que repinem o seu pin. Veja 22 ferramentas de design gratuitas que vão te ajudar a criar imagens incríveis para seu Pinterest.

4 – Aproveite os campos de links

 

No Pínterest, você possui duas oportunidades para acrescentar seus links relevantes: na descrição e na fonte do pin. Use-os!

5 – Incorpore pins no seu blog

 

como usar o Pinterest

Pinterest: como usar pins no blog

De acordo com o que sabemos, o seu blog deve ser bem visual, não é? Procure referências no Pinterest, de outros sites, e incorpore esses pins no seus posts através do código gerado na rede social. Essa é uma ótima maneira de conseguir mais repins e visualizações no seu Pinterest.

Veja também: Como criar um site para arquiteto e atrair os clientes certos

6 – Compartilhe os seus pins em outras redes sociais

 

Use o twitter, mostre o que você está pinando na sua página do Facebook, mas não deixe de incorporar o seu Pinterest em outras redes sociais em que eles sejam relevantes. Para ganhar ainda mais acessos e engajar seus usuários, eles precisam saber que você tem uma página do Pinterest. Então, use em e-mails, assinaturas, cartão de visita etc.

O Instagram também é uma ótima forma de divulgação. Você já sabe como usar todas as funções do Stories?

7 – Gere relatórios com o Pinterest for Business

 

como usar o Pinterest

Pinterest: como usar pinterest para negócio

Analise a performance dos seus pins, veja quais são os mais populares e compartilhe-os novamente em novos painéis ou em outras redes sociais. Quanto mais seus pins aparecem, mais interações eles terão.

8 – Tenha uma imagem compartilhável em todos os artigos do seu blog

 

Os usuários mais assíduos do Pinterest possuem uma extensão no navegador que permite transformar em pin qualquer imagem da página em que ele se encontra. Ou seja, é importante que você se preocupe com as imagens que compartilha no seu blog: se não for você, qualquer outra pessoa pode transformá-la em pin!

9 – Crie painéis temáticos

 

Uma boa ideia é criar painéis com temas e quantidades de pins já fechados, como se fosse um álbum. Um painel com 10 dicas de decoração para determinado cômodo, por exemplo pode ser uma boa ideia. Veja na prática esse nosso board com decoração para home offices.

como usar o Pinterest

Pinterest: como usar pinterest com painéis temáticos

10 – Crie e participe de painéis colaborativos

 

como usar o Pinterest

Pinterest: como usar pinterest com painéis colaborativos

Os painéis colaborativos são ótimos para atingir novos grupos de seguidores e ter os seus pins vistos por ainda mais gente. Apenas tome cuidado na seleção dos painéis colaborativos em que você for entrar e com quem colabora com seus painéis.

Quer saber mais sobre como usar o Pinterest para ser capaz de atrair muitos projetos? Clique aqui e baixe o infográfico “10 dicas matadoras para você virar referência no Pinterest”.

Veja outras dicas de como usar o Pinterest e outras plataformas sociais:

Quer mais? Confira o curso online do Viva Decora Pro Academy de gestão de mídias sociais e incorpore elas em sua estratégia de marketing!

Esse post foi escrito por Lucas Fonseca, CEO na agência Casa Oito Digital Intelligence, atuando há aproximadamente 10 anos em Marketing Digital, Campanhas de Mídia (PPC) e Inbound Marketing. Especialista em analisar e, efetivamente, relatar insights de dados que variam de métricas de negócio ao comportamento do usuário e desempenhos de campanhas.