Piso Polido: Descubra o Que É, Como Fazer e Quando Usar no Projeto

O piso polido é um revestimento que recebe polimento depois da fabricação, ou seja, são lapidados como verdadeiras joias, de forma a obter uma peça com superfície extremamente lisa e com alto brilho.

Apesar do piso polido se destacar pela beleza o mesmo deve ser usado com atenção, já que sua superfície lisa quando em contato com uma lâmina d’água pode oferecer risco de queda aos moradores e visitantes do imóvel. Por isso, você estudante e profissional da área de arquitetura e designs de interiores deve estar atento as características do piso polido antes de usá-lo no projeto.

Não à toa que preparamos este post para você. Confira diversas informações sobre piso polido e crie um projeto lindo, funcional e seguro.

O que é um piso polido?

O piso polido é um revestimento que recebe polimento depois da fabricação, ou seja, são lapidados como verdadeiras joias, de forma a obter uma peça com superfície extremamente lisa e com alto brilho.

Qual a diferença entre piso polido e esmaltado?

O piso polido de porcelanato se trata de um revestimento que recebe uma camada de polimento depois da fabricação. Já o piso de porcelanato esmaltado se trata de uma revestimento ao qual recebe uma camada neutra de esmalte na superfície e em seguida o desenho de sua estampa, tornando-o mais resistente a manchas e sujeiras.

Veja também: Porcelanato Grande: Tudo Sobre o Assunto para uma Reforma Perfeita

Ambiente integrado decorado com piso porcelanato polido. Fonte: Estilo Próprio By Sir

1. Ambiente integrado decorado com piso porcelanato polido. Fonte: Estilo Próprio By Sir

Tipos de piso polido para usar no projeto

O piso polido é um tipo de revestimento muito usado em ambientes internos secos e dentre as opções existentes no mercado, separamos duas versões de piso polido abaixo que certamente irá deixar o seu projeto ainda mais lindo e funcional.

Piso de concreto polido

O piso liso de concreto que antes era limitado para fábricas, galpões, centros logísticos e estacionamentos de shopping, mercados, aeroportos e prédios, dado como locais de tráfego intenso de veículos pesados, pouco a pouco foi conquistando seu espaço no design de interiores, tanto que hoje o piso polido de concreto já ocupa salas, quartos e corredores em projetos residenciais.

Nos ambientes internos, o acabamento do piso polido de concreto se dá por meio do uso de um equipamento conhecido como bambolê, helicóptero ou ventilador. Esse processo de acabamento sobre piso de concreto polido é feito de 5 a 6 horas, até que sua superfície fique totalmente lisa.

Veja também: Limestone: Conheça a Pedra que Virou Tendência na Arquitetura Mundial

Cozinha integrada com piso industrial de concreto polido. Foto: Rafaela Paoli - Fonte: Histórias de Casa

2. Cozinha integrada com piso industrial de concreto polido. Foto: Rafaela Paoli – Fonte: Histórias de Casa

Piso porcelanato polido

Agora se o seu cliente está em busca de sofisticação e elegância a dica é apostar no piso polido de porcelanato. Contudo, fique atento! Isso porque, quanto mais brilhante for a superfície do piso polido de porcelanato, mais escorregadio é o revestimento quando em contato com a água, óleos ou gorduras.

Sala de estar decorada com piso porcelanato polido. Fonte: APE.45A

3. Sala de estar decorada com piso porcelanato polido. Fonte: APE.45A

Quando usar e não usar piso polido no projeto?

O piso polido, por se tratar de um revestimento liso deve ser usado com atenção nos ambientes da casa. Isso porque, a presença de uma lâmina d’água no local pode prejudicar a segurança dos moradores e visitantes, já que o piso polido tende a ficar mais escorregadio que as demais opções no mercado.

Quando usar o piso polido no projeto:

  • Halls de entrada,
  • Sala de estar;
  • Sala de jantar;
  • Quartos;
  • Corredores;
  • Paredes de banheiro e lavabo;
  • Escritórios;
  • Demais áreas secas e internas.
Arquitetura moderna com piso industrial de concreto polido. Fonte: Life By Lufe

4. Arquitetura moderna com piso industrial de concreto polido. Fonte: Life By Lufe

Quando NÃO usar o piso polido no projeto:

  • Cozinha;
  • Lavanderia;
  • Banheiro;
  • Lavabo;
  • Escadas externas;
  • Varandas e sacadas abertas;
  • Demais áreas externas.

Veja também: O Que é Piso Fulget? Tipos, Preço, Onde Instalar +25 Fotos

Procure usar piso polido porcelanato em ambientes secos do imóvel como sala de estar e jantar. Fonte: Reforma Perrengue

5. Procure usar piso polido porcelanato em ambientes secos do imóvel como sala de estar e jantar. Fonte: Reforma Perrengue

Como fazer piso polido de concreto?

Afinal, como fazer piso polido de concreto? Para garantir a qualidade e segurança na aplicação do piso polido de concreto, o serviço deve ser feito por um profissional ou empresa especializada. No entanto, para que você possa entender as etapas de como fazer piso polido de concreto, fizemos um passo a passo especialmente para você. Confira!

Como fazer piso polido de concreto: passo a passo

  1. Nas primeiras horas do dia já dê início a preparação do concreto que irá se transformar em piso polido;
  2. No momento de aplicação do concreto no chão, a mesma deve ser realizada de forma rápida. nesta etapa, faça uso do nível a laser para marcar os pontos nivelados no concreto;
  3. Assim que a aplicação do concreto for finalizada, usa-se uma régua de alumínio para ligar os pontos do nível a laser, formando as chamadas mestras;
  4. Sobre as mestras formadas é usada uma régua vibratória. Nesta etapa, se faz os planos de concreto nível zero
  5. Finalizando esse processo, o profissional deve esperar a “pega” do concreto. A “pega do concreto” se dá por volta de 4 a 5 horas após a aplicação, neste momento o concreto começa a perder a plasticidade, tornando mais difícil a sua aplicação;
  6. Após a pega, é realizado o acabamento de polimento com o equipamento conhecido como  bambolê, helicóptero ou ventilado, esse procedimento é feito sobre o concreto até que sua superfície fique lisa, resultando no piso polido de concreto;
  7. Depois de 4 dias da concretagem, o piso recebe cortes de dilatação. Nesta etapa, é preciso realizar cortes de juntas de dilatação utilizando uma serra de carrinho ou serra clipper. As juntas são feitas  em uma malha de 4x4m (essa medida evita a formação de trincas e fissuras no piso polido).
Sala de estar decorada com piso industrial de concreto polido. Projeto ODVO Arquitetura e Urbanismo

6. Sala de estar decorada com piso industrial de concreto polido. Projeto ODVO Arquitetura e Urbanismo

E aí, o que você achou do nosso post sobre piso polido? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Piso Térmico: Veja Como Funciona e Deixe o Ambiente Aconchegante” e descubra como deixar seu ambiente mais aquecido e confortável.

Comentários

comentários em "Piso Polido: Descubra o Que É, Como Fazer e Quando Usar no Projeto"