Piso Térmico: Veja Como Funciona e Deixe o Ambiente Aconchegante

Piso térmico é um sistema de aquecimento instalado no contrapiso que tem como objetivo aquecer o piso e o ambiente como um todo. Ele pode ser usado em casas, apartamentos, hotéis, escritórios, entre outros locais.

Trata-se de uma solução bastante usada em países de clima frio, mas que ainda não se popularizou por aqui. O que muitas pessoas não sabem é que ele pode ser a melhor opção para quem ter alergias ou não quer comprometer o espaço com sistemas de aquecimento.

Quer aprender mais sobre o piso térmico? No post de hoje, vamos explicar tudo sobre o material e mostrar como usar piso térmico para banheiro. Acompanhe!

O que é piso térmico?

Piso térmico é um sistema de aquecimento instalado no contrapiso que tem como objetivo aquecer o piso e o ambiente como um todo. Ele pode ser usado em casas, apartamentos, hotéis, escritórios, entre outros locais.

O que é piso térmico (foto: Carluc)

O que é piso térmico (foto: Carluc)

Como funciona o piso térmico?

O funcionamento do piso térmico é muito simples: basta instalar um sistema de aquecimento, que pode ser elétrico ou hidráulico, no contrapiso. Ao ser ligado, ele irradia calor para todo o ambiente a partir do chão.

A diferença entre um sistema elétrico ou hidráulico de piso térmico está na forma de aquecimento. No primeiro caso, o aquecimento do piso térmico é feito por meio de cabos calefatores, filmes, polímeros ou mantas.

Já o aquecimento do piso térmico com sistema hidráulico (ou hidrônico) é feito por meio de uma tubulação onde passa a água quente.

Ambos os sistemas são controlados por meio de termostatos analógicos ou digitais.

Piso térmico: funcionamento do termostato (foto: UFRGS)

Piso térmico: funcionamento do termostato (foto: UFRGS)

Posso usar qualquer tipo de revestimento para criar um piso térmico?

Sim! Os sistemas de piso térmico permitem o uso de qualquer tipo de revestimento (cerâmica, granito, laminado, assoalho de madeira, porcelanato, cimento queimado, entre outros). Inclusive, é uma boa ideia para quando o cliente quer usar um piso frio devido à estética, mas, ao mesmo tempo, busca conforto térmico.

Quais são os tipos de piso térmico?

 

Cabos calefatores de contrapiso ou de acumulação

É o tipo de piso térmico mais comum. Nesse caso, os cabos calefatores vão dentro do contrapiso e, por esse motivo, é importante usar um material isolante de qualidade para preservar o material. Ele leva mais tempo para atingir a temperatura ideal se comparado aos outros tipos de piso térmico.

O piso térmico de acumulação é mais utilizado em países onde a tarifa de energia varia bastante durante o dia. Por isso, o sistema acumula calor durante a noite, quando a tarifa é mais barata, e desliga durante o dia, quando a tarifa é mais cara.

Instalação de piso térmico (foto: Termopiso)

Instalação de piso térmico (foto: Termopiso)

Cabos calefatores de superfície ou aquecimento direto

No piso térmico de superfície, os cabos calefatores são instalados acima do contrapiso. A principal vantagem desse sistema é que a instalação é feita quase que simultaneamente com o revestimento, trazendo agilidade para a obra.

É o mais eficiente para países como o Brasil, onde a tarifa pouco varia durante o dia. Além disso, se somado a um sistema de placa solar, torna-se o sistema com o melhor custo benefício.

Piso hidrônico

O piso térmico com sistema hidrônico conta com tubulações onde a água quente passa e irradia o calor para o ambiente. A temperatura é controlada por meio de válvulas termostáticas.

O uso desse tipo de piso térmico vem perdendo espaço graças ao crescimento de fontes renováveis de energia, como as placas fotovoltaicas de energia solar.

Piso térmico: hidrônico (foto: Canal no YouTube Casa Mais)

Piso térmico hidrônico (foto: Canal no YouTube Casa Mais)

Quando usar piso térmico em um projeto?

O piso térmico não é usado com tanta frequência no Brasil, afinal somos um país de clima quente, mas ele pode ser interessante em algumas cidades com clima mais frio. Na região sul, por exemplo, o piso térmico traz conforto no meses de inverno.

Além de ser usado em projetos residenciais, o piso térmico torna-se um diferencial em hotéis localizados em cidades de clima frio. Em Campos do Jordão (SP), por exemplo, vários hotéis de luxo oferecem o piso térmico para os hóspedes curtirem uma experiência mais agradável.

Quem tem problemas de alergia também pode se beneficiar com o piso térmico, já que ele reduz a necessidade de aquecedores no ambiente.

Piso térmico para banheiro: chega de passar frio depois de sair do chuveiro

Sem dúvida, sair do chuveiro em um dia frio e pisar no chão gelado é uma sensação que todo mundo gostaria de evitar, não é mesmo? Diante desse contexto, o piso térmico para banheiro é o sonho de consumo de várias pessoas.

Uma dúvida bastante comum sobre esse assunto é: será que é seguro usar no box? A resposta é sim, mas claro que o material precisa ser testado e certificado para esse tipo de uso. Por isso, é essencial procurar fornecedores com referências para garantir a segurança do cliente.

Piso térmico no banheiro traz conforto em dias de frio (foto: CGN)

Piso térmico no banheiro traz conforto em dias de frio (foto: CGN)

Piso Térmico: vantagens e desvantagens

 

Vantagens

 

Dispensa o uso de ar condicionado

O piso térmico irradia calor para o ambiente todo, e não apenas para o piso. Sendo assim, ele traz conforto térmico sem deixar o ar seco ou movimentar partículas de pó. É uma solução vantajosa para quem tem alergias respiratórias como rinite e sinusite, por exemplo.

Também vale destacar que o piso térmico, diferente do ar condicionado, não ocupa espaço na parede. Com apartamentos cada vez menores, cada cantinho livre torna-se muito valioso e o piso térmico pode ajudar nessa questão.

Traz sensação de conforto

Quem tem ar condicionado sabe que a temperatura que sentimos perto dele não é a mesma de quando nos afastamos. Já o piso térmico propaga o calor uniformemente pelo espaço, trazendo mais sensação de conforto.

Desvantagens

 

Gasto de energia

A principal desvantagem do piso térmico é o gasto de energia, que se aproxima do mesmo consumo de um ar condicionado. Quanto maior o tamanho do ambiente, mais cara pode vir a conta de luz.

Qual o preço do piso térmico?

O metro quadrado do piso térmico está em torno de R$ 190,00, mas o valor pode variar de acordo com alguns fatores, como o tipo de sistema de aquecimento usado.

Gostou de aprender mais sobre o piso térmico? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários

Não há comentários em "Piso Térmico: Veja Como Funciona e Deixe o Ambiente Aconchegante"