O Que é Rodateto? Conheça as Vantagens, Tipos e Use no Seu Projeto

O rodateto é um tipo de moldura para o teto que além de criar um acabamento diferenciado no ambiente também serve de proteção para a junção entre a parede e o teto.

Podendo ser encontrado em diferentes tipos de materiais (rodateto de gesso, rodateto de madeira, rodateto autocolante, rodateto poliestireno..) tamanhos e formatos, o rodateto se adapta a diversos estilos de decoração, agregando valor estético em ambientes como sala de estar, sala de jantar, banheiros, lavabos, cozinha e quartos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira nosso post repleto de dicas exclusivas sobre rodateto. Se inspire e use no seu próximo projeto!

O que é rodateto?

O rodateto é um tipo de moldura para o teto que além de criar um acabamento diferenciado no ambiente também serve de proteção para a junção entre a parede e o teto.

Rodateto de gesso, rodateto de madeira, rodateto autocolante e rodateto poliestireno são alguns dos modelos que podem ser encontrados no mercado. Logo, pode-se afirmar que a versatilidade do produto é de encher os olhos, o que facilita a sua inserção nos mais diversos projetos de decoração.

Qual a diferença entre sanca e rodateto?

O rodateto se trata basicamente de uma moldura decorativa de pequena largura que percorre toda a extensão da junção parede-teto. Já a sanca apresenta uma estrutura mais complexa e normalmente vem acompanhada de uma iluminação diferenciada, ou seja, além de decorar a sanca também auxilia no projeto luminotécnico do cômodo.

Veja também: Sanca Com LED: Inspire-se com 11 Exemplos de Cair o Queixo

O rodateto branco traz um charme especial para o quarto de casal. Fonte: Triplex Arquitetura

1. O rodateto branco traz um charme especial para o quarto de casal. Fonte: Triplex Arquitetura

Veja também: Sanca Fechada – Veja Quando é Indicada + Exemplos Modernos

Quais as vantagens de usar rodateto no projeto?

Se você ainda está em dúvidas se vale a pena investir no rodateto, separamos abaixo algumas vantagens atreladas ao uso dessa moldura no ambiente, sendo elas:

  • Favorece o acabamento: o rodateto é uma moldura que pode esconder a falta de alinhamento ou outras imperfeições entre a parede-teto;
  • Extremamente versátil: a variedade de modelos de rodateto que podem ser encontrados no mercado, facilita a sua inserção nos mais diversos estilos de decoração, indo do clássico ao contemporâneo;
  • Apresenta fácil instalação: o rodateto é uma moldura que apresenta fácil instalação ainda mais em se tratando dos modelos de rodateto autocolante. No entanto, se você não tem prática com a fixação do material procure contratar um profissional especializado.
Quarto infantil com rodateto e rodapé de madeira. Fonte: Espaço do Traço Arquitetura

2. Quarto infantil com rodateto e rodapé de madeira. Fonte: Espaço do Traço Arquitetura

Tipos e modelos de rodateto

No mercado é possível encontrar uma variedade enorme de modelos de rodateto feito com materiais, formatos e tamanhos distintos. Por isso, antes de escolher o tipo de rodateto que irá compor o ambiente, procure definir o estilo de decoração para que o acabamento do rodateto se harmonize com o restante do espaço. Confira abaixo alguns dos tipos de rodateto que podem ser encontrados:

Rodateto de gesso

O rodateto de gesso é um dos modelos mais tradicionais, já que sua estrutura combina muito bem com o forro de gesso. Sua estrutura é resistente e pode ser usada em ambientes úmidos como lavanderias, lavabos e banheiros. É de fácil instalação, porém pode quebrar com facilidade.

Rodateto de madeira

O rodateto de madeira é uma alternativa bem clássica e perfeita para projetos que contam com forro de madeira. Sua estrutura apesar de poder ser encontrada em diferentes estilos, não é indicada para ambientes úmidos, pois com o tempo o material tende a apodrecer.

Rodateto de MDF

Tornando-se uma ótima alternativa para os modelos de rodateto de madeira, o rodateto de MDF além de apresentar um ótimo custo-benefício, sua presença é mais leve e deixa o ambiente mais aconchegante.

Rodateto poliestireno (de isopor)

O rodateto poliestireno se trata de uma moldura de isopor. No projeto, o rodateto poliestireno é uma opção econômica, flexível e de fácil instalação, já que sua estrutura é leve. O rodateto epex de poliestireno, por exemplo, apresenta boa resistência e pode ser usado em diferentes ambientes.

Veja também: O Que é Fissura na Parede? Tipos, Como Corrigir e Evitá-las

Sala de estar moderna com rodateto de gesso. Fonte: Mariana Martini

3. Sala de estar moderna com rodateto de gesso. Fonte: Mariana Martini

Rodateto de poliuretano

O rodateto de poliuretano também é uma alternativa bem interessante. Sua estrutura apresenta boa resistência, não racha, não descasca e pode ser feito em diferentes acabamentos.

Rodateto de PVC

Para os projetos que contam com forro de PVC, o rodateto de PVC torna-se uma ótima alternativa. Sua estrutura é resistente a umidade, tornando-se perfeito para ambientes molhados como lavabos, banheiros, lavanderias e cozinhas.

Rodateto autocolante

Nos últimos anos, o rodateto autocolante passou a conquistar cada vez mais espaço nos projetos de decoração. A moldura feita com EVA é uma das opções de rodateto autocolante. Elas são leves, flexíveis e de fácil instalação. No entanto, o único ponto negativo desses modelos de rodateto autocolante é que sua estrutura não é indicada para ambientes úmidos.

Rodateto branco e papel de parede estampado trazem um toque moderno ao quarto de casal. Fonte: Érica Salguero

4. Rodateto branco e papel de parede estampado trazem um toque moderno ao quarto de casal. Fonte: Érica Salguero

E aí, gostou do nosso post sobre rodateto? Sim?! Então, aproveite a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O Que é Planta de Forro? Veja Como Fazer de um Jeito Fácil” e descubra como fazer planta de forro de um jeito fácil.

Comentários

Não há comentários em "O Que é Rodateto? Conheça as Vantagens, Tipos e Use no Seu Projeto"