O Que é Fissura na Parede? Tipos, Como Corrigir e Evitá-las

A fissura na parede se trata de um corte de até 0,5 mm de espessura, ou seja, uma anomalia na estrutura do imóvel que ocorre devido a falhas no projeto, materiais e execução.

No projeto, as fissuras podem aparecer de diferentes maneiras, por isso, é fundamental avaliar as principais causas da fissura na parede para que assim seja possível repará-la da forma adequada. Quer saber mais sobre o assunto? Então, atente-se aos próximos tópicos e tire todas as suas dúvidas sobre fissura na parede

O que são fissuras na parede?

A fissura na parede se trata de um corte de até 0,5 mm de espessura, ou seja, uma anomalia na estrutura do imóvel que ocorre devido a falhas no projeto, materiais e execução. 

Fendas, rachaduras, trincas e fissuras na parede: qual a diferença?

De acordo com a norma técnica ABNT NBR 9575 – Impermeabilização -Seleção e Projeto, a diferença entre fendas, rachaduras, trincas e fissuras na parede está em seus respectivos tamanhos. A fissura na parede, por exemplo, tem até 0,5 mm. As trincas apresentam entre 0,5 mm e 1,0 mm. As rachaduras já apresentam entre 1,0mm até 1,5mm. Agora as fendas são ainda maiores e apresentam espessura superior a 1,5 mm.

Veja também: O Que é Steel Deck? Vantagens, Preço e Como Usar no Projeto

As fissuras são patologias que se manifestam nas paredes e teto dos imóveis. Fonte: Mapa da Obra

1. Fissura na parede: as fissuras são patologias que se manifestam nas paredes e teto dos imóveis. Fonte: Mapa da Obra

Veja também: Tijolos Por Metro Quadrado – Veja Como Calcular do Jeito Certo

Quais são os tipos de fissuras em paredes?

Para buscar as melhores soluções para essas deformidades é preciso antes de mais nada identificar primeiro quais são os tipos de fissuras em paredes. Confira abaixo os diferentes tipos de fissuras em paredes que podem aparecer na estrutura do imóvel.

Fissura vertical na parede

A fissura vertical na parede pode surgir nas argamassas com resistências insuficientes, por meio do bloco e argamassa com resistência insuficiente ou pela falta de uma junção adequada entre materiais distintos como concreto e alvenaria. Logo, se a fissura na parede surgiu devido ao próprio peso da alvenaria, a mesma deverá ser feita. Agora caso a fissura na parede tenha aparecido e não tenha evoluído é possível apenas realizar um reparo pontual na alvenaria do imóvel, removendo o revestimento comprometido e realizando o tratamento com selante elástico ou tela inserida.

Fissura na parede na vertical. Fonte: Fórum da Casa

2. Fissura na parede com traço vertical. Fonte: Fórum da Casa

Fissura horizontal na parede

A fissura horizontal na parede pode surgir próximo ao teto ou na base das paredes. A fissura na parede próxima ao teto pode aparecer devido a falta de amarração da parede com a viga superior ou pelo adensamento da argamassa de assentamento. Já a fissura na parede próxima a base da parede pode ser causada pelo recalque do baldrame ou pela infiltração de água no solo.

Veja também: 6 Tipos de Forro Que Você Precisa Conhecer Antes de Iniciar uma Obra

Fissura na parede horizontal. Fonte: Marina Silva

3. Fissura na parede com traço horizontal. Fonte: Marina Silva

Fissura na parede na diagonal

A fissura na parede com traço na diagonal normalmente surge acima ou abaixo de janelas e portas e, muitas vezes, está associada a uma falha nas vergas e contravergas ou a carga aplicada na alvenaria é maior do que a estrutura poderia suportar. Entenda que os elementos estruturais são responsáveis por suportar as movimentações das esquadrias, no entanto, quando mal dimensionados e instalados é natural que a fissura na parede apareça próximo a essas esquadrias.

Fissura na parede na diagonal. Fonte: Fibersals

4. Fissura na parede na diagonal. Fonte: Fibersals

Fissuras encontradas em elementos estruturais

As fissuras encontradas em elementos estruturais como vigas e pilares certamente não são um bom sinal para o imóvel. Isso porque, essas fissuras comprometem as características de instabilidade e colocam a estrutura totalmente em risco. Dependendo da espessura da fissura na parede a mesma pode ter surgido devido uma corrosão de armadura o que seria um fato ainda mais preocupante, ou seja, independente das causas essas fissuras não podem ser ignoradas e devem ser avaliadas por uma equipe técnica.

Veja também: Eira, Beira e Tribeira: Descubra o Que é + Origem do Ditado Popular

Fissuras encontradas no pilar do imóvel. Fonte: Faz Fácil

5. Fissuras encontradas no pilar do imóvel. Fonte: Faz Fácil

O que pode causar fissura na parede?

Como podemos perceber no tópico acima, existem diferentes tipos de fissura na parede, indo das mais simples e superficiais até as mais preocupantes e profundas. Dessa forma, é fundamental observar onde aparece cada fissura na parede para assim começar a traçar as causas reais do problema.

De modo geral, a fissura na parede pode estar associada a etapas de pintura (fissura na parede superficial que afeta a cobertura da parede), alvenaria (fissura na parede preocupante que afeta a diretamente a alvenaria) e estrutural (fissura na parede presente em elementos estruturais como vigas e pilares).

Confira abaixo 3 possíveis causas de fissura na parede

  • Excesso de carga na construção: quando o profissional não realiza o correto cálculo de distribuição de carga na construção, o peso da construção do imóvel acaba se tornando maior que o peso suportado por sua base, resultando em fissuras nos elementos estruturais;
  • Mal dimensionamento da fundação: assim acontece com a fundação também, ou seja, quando a base da construção é mal dimensionada, o imóvel pode sofrer movimentação e afundar no terreno, provocando fissuras em vários componentes estruturais;
  • Reboco mal feito: a aplicação deficiente ou a quantidade equivocada do material pode resultar no surgimento de fissura na parede que irão atingir o reboco e a pintura do ambiente.
Fissura na parede: fique atento aos sinais que o imóvel apresenta. Fonte: Miguel Imóveis

6. Fissura na parede: fique atento aos sinais que o imóvel apresenta. Fonte: Miguel Imóveis

Como corrigir a fissura na parede?

Para que o reparo seja eficaz é preciso que seja identificada a causa da fissura na parede.

Logo, em se tratando de fissura na parede superficial, presente somente no reboco e na tinta, basta remover todos o reboco da área afetada que não estiver aderido, raspando o material e fazendo uma nova cobertura e pintura. Agora, fissura na parede mais profunda que afeta a alvenaria e elementos estruturais do imóvel deve ser avaliada por um profissional técnico. Nesses casos, o reparo da fissura na parede pode ir desde reforço da estrutura até preenchimento e cobertura de vãos com materiais flexíveis.

A fissura na parede pode ser sinal de alerta. Fonte: Miguel Imóveis

7. A fissura na parede pode ser sinal de alerta. Fonte: Miguel Imóveis

E aí, gostou do nosso texto sobre fissura na parede? Então, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Alvenaria: Saiba Tudo Sobre o Sistema Construtivo Mais Usado No Brasil” e conheça de perto todos os detalhes de como esse sistema construtivo funciona.

Comentários

Não há comentários em "O Que é Fissura na Parede? Tipos, Como Corrigir e Evitá-las"