O Que é Steel Deck? Vantagens, Preço e Como Usar no Projeto

O steel deck é uma laje composta pela união de aço galvanizado, telha nervurada, conectores, armadura e concreto.

Esse método de construção por sua vez, torna-se uma alternativa muito interessante para obras e empreendimentos que buscam por soluções que economizam material, insumos e dinheiro, já que o método proporciona ótimo custo-benefício, maior controle do processo, rápida execução e sua instalação colabora com uma obra mais limpa.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos nos aprofundar no conceito de steel deck e suas vantagens, entender os principais elementos que fazem parte dele, bem como, compartilhar as etapas de como instalar steel deck no projeto. Confira!

O que é steel deck?

O steel deck é uma laje composta pela união de aço galvanizado, telha nervurada, conectores, armadura e concreto. O aço galvanizado, por exemplo, é um excelente material para trabalhar a tração no projeto. Não à toa que ele faz parte do steel deck e é usado no formato de uma telha trapezoidal que serve tanto como fôrma para concreto durante a concretagem como armadura positiva para as cargas de serviço.

Em português, o termo Steel Deck significa “deck de aço”, logo já dá pra ter uma ideia de como esse sistema funciona. Vale mencionar que sua estrutura pode ser usada em pisos e coberturas.

Desenvolvido por volta do ano de 1950, nos Estados Unidos, o método construtivo de steel deck chegou ao Brasil na década de 70. Por isso, fique atento para não confundir steel deck com steel frame, ok? Temos um post que explica essa outra técnica e você pode conferir clicando na palavra steel frame.

Qual a norma técnica para laje steel deck

Ainda não existe uma norma técnica específica que aborde exclusivamente a execução da laje steel deck. Contudo, a NBR 16421 –  Telha-fôrma de aço colaborante para laje mista de aço e concreto – Requisitos e ensaios, que está em vigor desde outubro de 2015, estabelece os requisitos e ensaios mínimos necessários para telhas-fôrmas usadas durante a construção de lajes, o que inclui as lajes steel deck.

Steel deck preço

Segundo informações no mercado o steel deck preço do metro quadrado pode ser encontrado a partir de R$ 64,00.

A laje steel deck é composta pela união de aço galvanizado, telha nervurada, conectores, armadura e concreto. Fonte: ContruindoDECOR

1. A laje steel deck é composta pela união de aço galvanizado, telha nervurada, conectores, armadura e concreto. Fonte: ContruindoDECOR

Quais são os elementos que fazem parte do steel deck?

A laje de steel deck é composta basicamente por cinco elementos sendo eles: telha de aço galvanizado, concreto estrutural, tela nervurada, armadura adicional e conectores de cisalhamento.

Telha de aço galvanizado

No método steel deck a telha de aço galvanizado funciona como forma para o concreto e como armadura positiva para todo o restante da estrutura. Formadas a frio e permanentes, as telhas apresentam ranhuras que entram em contato com o concreto. Além disso, as telhas de aço galvanizado podem apresentar espessuras variadas de 0,80 mm a 1,20 mm, além de comprimento aproximado de até 12 metros.

Concreto estrutural

Na maior parte dos projetos o concreto usinado é o mais utilizado, porém não é exigido nenhuma especificação diferenciada. Contudo, deve-se ficar atento quanto ao lançamento do material durante as etapas de concretagem, fazendo-o de forma paralela às nervuras.

Tela nervurada

No método de steel deck a tela nervurada tem a função de absorver possíveis esforços de tração, combate os efeitos da retração no processo de cura do concreto, colabora no processo de distribuição dos esforços, evitando possíveis fissuras no concreto. No projeto, a tela nervurada é colocada a 20 mm da face superior do concreto.

Armadura adicional

No método de steel deck a armadura adicional é usada quando o aço da telha galvanizada não é suficiente para suportar todos os esforços de flexão. Logo, uma vez que é necessário reforçar a estrutura do imóvel, as barras de aço nervuradas são adicionadas e posicionadas  20 mm acima da face da telha galvanizada, reforçando-a.

Conectores de cisalhamento

Por fim, temos os conectores de cisalhamento (pinos com cabeça – stud bolt), os quais tem como objetivo garantir a interação da estrutura de aço com a estrutura de concreto.

Em português, o termo Steel Deck significa “deck de aço”. Fonte: Lajes Esteves

2. Em português, o termo Steel Deck significa “deck de aço”. Fonte: Lajes Esteves

Quais as vantagens de usar steel deck no projeto?

As principais vantagens que podem se destacadas do steel deck no projeto são:

  • Os elementos que fazem parte do steel deck são leves e práticos;
  • Esse método proporciona rapidez construtiva;
  • O método de steel deck facilita a passagem de tubulações para instalações prediais;
  • Promove um alto acabamento das lajes;
  • Evita o desperdício de materiais;
  • Colabora com uma obra mais limpa;
  • O método steel deck proporciona maior segurança para os trabalhadores da obra.
Existem muitas vantagens para a construção de uma laje em steel deck. Fonte: Aço Vertical

3. Existem muitas vantagens para a construção de uma laje em steel deck. Fonte: Aço Vertical

Como instalar steel deck?

Os profissionais que desejam fazer uso dessa técnica de steel deck em suas próximas obras devem se atentar a diversos pontos. O primeiro ponto a ser levado em conta é o planejamento, ou seja, a obra já deve ser projetada e planejada para este sistema para que ocorra o máximo de aproveitamento lajes steel deck das características e vantagens atreladas às lajes steel deck.

Antes que ocorra a instalação das telhas de aço galvanizado é importante que você realize a limpeza do ambiente, ou seja, elimine as arestas, umidade e manchas de óleo da estrutura.

Durante a instalação das telhas para a formação da laje steel deck, que normalmente ocorrem com com o auxílio de guindastes ou cruas, procure avaliar se toda a estrutura está nivelada. Seguidamente realize todos os recortes necessários e coloque todas as armaduras e conectores de cisalhamento. Por fim, temos a etapa de concretagem a qual é realizada com auxílio de bomba na maioria dos casos.

O método de steel deck facilita a passagem de tubulações para instalações prediais. Fonte: Real Estruturas

4. O método de steel deck facilita a passagem de tubulações para instalações prediais. Fonte: Real Estruturas

Agora que você já está por dentro do conceito de steel deck, sabe quais os principais elementos que fazem parte da sua composição, suas principias vantagens e como ocorre a instalação do steel deck, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O que é Casa de Adobe? Saiba Tudo Sobre o Assunto +22 Fotos” e uma das técnicas mais utilizadas na bioconstrução.