Concreto Usinado: Vale a Pena Usar em Obras Pequenas? Descubra!

O Concreto Dosado em Central (CDC), mais conhecido como concreto usinado, é produzido em uma usina com controle total da dosagem de materiais e tempo de mistura. O processo de fabricação monitorado garante a homogeneidade completa do concreto, além de proporcionar mais segurança e durabilidade para a estrutura

O concreto usinado é usado principalmente em fundações, vigas, pilares, lajes e escadas. Trata-se de um material muito aplicado em obras de médio e grande porte, mas será que o investimento também vale a pena em obras menores?

Se você ainda tem dúvidas sobre o material, não se preocupe! No post de vamos, vamos mostrar as vantagens e desvantagens do concreto usinado e o preço médio encontrado no mercado. Acompanhe!

O que é concreto usinado?

O Concreto Dosado em Central (CDC), mais conhecido como concreto usinado, é produzido em uma usina com controle total da dosagem de materiais e tempo de mistura. Trata-se de um processo monitorado que garante a homogeneidade completa do concreto.

Durante o processo de fabricação do concreto usinado, são feitos ensaios da umidade nos materiais finos e testes de densidade dos insumos para garantir que o material seja compatível com a necessidade dos contratantes.

O transporte do concreto usinado é feito por meio de caminhões betoneira ou veículos sem equipamento mecânico de mistura.

O que é concreto usinado: aplicação (foto: Ambar Tech)

O que é concreto usinado: aplicação (foto: Ambar Tech)

A principal norma que diz respeito ao concreto usinado é a ABNT NBR 7212 (Execução de Concreto Usinado em Central – Procedimento). As outras normas que também podem ser usadas são:

ABNT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento

ABNT NBR 12655 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento

ABNT NBR 8953 – Concreto para fins estruturais – Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência

Qual a diferença do concreto usinado e do concreto produzido no canteiro de obras?

O concreto usinado é fabricado em um processo que monitora a quantidade exata de materiais e tempo de mistura. Já o concreto produzido em obra, apesar de utilizar os mesmo materiais na mistura, deixa a desejar no controle exato das quantidades.

Concreto usinado: usina de concreto (foto: Amplytude - Equipamentos Rodoviários)

Concreto usinado: usina de concreto (foto: Amplytude – Equipamentos Rodoviários)

Isso acontece porque o processo em canteiro de obra é feito manualmente, geralmente com pás e baldes. Sendo assim, o concreto usinado apresenta melhor qualidade, já que a usina de concreto utiliza equipamentos dosadores que garantem uma mistura homogênea.

Concreto usinado produzido no canteiro de obras (foto: Mapa da Obra)

Concreto usinado: concreto produzido no canteiro de obras (foto: Mapa da Obra)

A aplicação do concreto usinado também é diferente do concreto produzido in loco.

No primeiro caso, o material é aplicado todo de uma vez, permitindo uma concretagem mais rápida e homogênea.

Já o segundo tipo de concreto é aplicado de forma fracionada, o que pode causar tempos de cura diferentes e várias misturas com dosagens desiguais.

Qual o preço do concreto usinado?

O preço do concreto usinado fica em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00 reais o metro cúbico.

Mas esse valor pode variar de acordo com a sua aplicação. Por exemplo, se o concreto usinado precisa ser lançado em um andar mais alto de um prédio, o custo é maior.

Qual o preço do concreto usinado?

Qual o preço do concreto usinado?

Quais são as vantagens e desvantagens do concreto usinado?

 

Vantagens

 

Garantia de qualidade do concreto usinado

O concreto usinado é fabricado com equipamentos tecnológicos e monitoramento do processo de mistura. Dessa forma, o contratante fica tranquilo em relação à qualidade do material e segurança da estrutura.

Economia de espaço na obra

Como o material já vem pronto da usina de concreto, não é necessário ter espaço de estocagem para areia, cimento e brita no canteiro de obras.

Concreto usinado evita acúmulo de materiais na obra (foto: Buildin)

Concreto usinado evita acúmulo de materiais na obra (foto: Buildin)

Otimização do tempo

O tempo gasto na aplicação do concreto usinado é reduzido, já que ele chega ao canteiro de obras pronto para o uso.

Redução do desperdício de material

Infelizmente, é comum que haja desperdício de materiais quando o concreto é feito diretamente na obra. O concreto usinado elimina esse problema, já que vem pronto para aplicação.

Mão de obra reduzida

A fabricação do concreto in loco necessita de mais mão de obra para fazer a mistura. Como o concreto usinado já chega pronto, é possível contratar uma equipe mais reduzida.

Desvantagens

 

Aumento do custo da obra

A principal desvantagem do concreto usinado é o alto investimento, que pode não ser acessível de acordo com o orçamento do projeto.

Falta de disponibilidade de acordo com a região

É fundamental que o tempo de transporte do concreto usinado não ultrapasse duas horas (no caso do caminhão betoneira) ou 1 hora caso seja transportado por veículo sem equipamento mecânico de mistura.

Sendo assim, a usina de concreto precisa ser necessariamente próxima do canteiro de obras, do contrário o material pode ser comprometido.

Prazo de entrega da obra depende da usina de concreto

Outra desvantagem do concreto usinado é que a obra precisa aguardar o prazo de entrega do material. Essa falta de liberdade pode provocar atrasos nas etapas da construção.

Vale a pena usar o concreto usinado em pequenas obras?

O concreto usinado, além de apresentar mais qualidade e homogeneidade, otimiza o trabalho no canteiro de obras. No entanto, seu custo elevado pode não ser interessante em pequenas construções e reformas.

Para garantir a segurança desse tipo de obra é importante levar em conta a quantidade de concreto que será utilizada, a procedência dos materiais e a qualificação da mão de obra contratada.

Concreto usinado em obras pequenas pode ser desnecessário (foto: Quartzolit)

Concreto usinado em obras pequenas pode ser desnecessário (foto: Quartzolit)

Quais são os cuidados na hora de receber o concreto usinado na obra?

Assim que o caminhão betoneira chega ao canteiro de obras é importante checar se a numeração lacre corresponde à nota fiscal. Esse cuidado é para garantir que o caminhão que chegou é o correto.

Em seguida, o horário de saída do concreto deve ser confirmado. Lembre-se que o trajeto entre a usina e o canteiro de obras tem que ser de, no máximo, duas horas.

Outros pontos analisados são referentes as especificações feitas pelo contratante. É importante verificar:

  • se a consistência do concreto usinado está dentro da faixa solicitada
  • se o aditivo é o que foi pedido
  • se a resistência e o volume do material estão de acordo

Agora que você já conhece mais sobre o concreto usinado, veja mais dicas para sua obra: Como Fazer Orçamento de Obra: Aprenda a Montar o Seu + Dicas de Apps!