11 Tipos de Brocas Mais Usados: Saiba Qual Modelo Usar

A broca é um acessório indispensável para o funcionamento da furadeira. Isso porque, os diferentes tipos de brocas ao serem acopladas a furadeira permitem que o equipamento realize perfurações cilíndricas em superfície distintas como madeira, ferro, concreto e vidro.

No entanto, para que você escolha a broca correta é preciso ficar atento principalmente ao diâmetro do furo, bem como, a superfície que será perfurada. Afinal, com tantos tipos de brocas existentes no mercado é natural que muitas pessoas fiquem em dúvidas sobre qual modelo de broca comprar, não é mesmo?

Logo, se você deseja sanar todas as suas dúvidas sobre os diferentes tipos de brocas existentes no mercado, vem com a gente. Nesse post, vamos compartilhar os 11 tipos de brocas mais usados e suas aplicações. Confira!

Afinal, o que é uma broca?

A broca é um acessório indispensável para o funcionamento da furadeira. Isso porque os diferentes tipos de brocas ao serem acopladas a furadeira permitem que o equipamento realize perfurações cilíndricas em superfície distintas como madeira, ferro, concreto e vidro.

Tipos de brocas: a broca é um acessório indispensável para o funcionamento da furadeira. Fonte: Locadora Equiloc

1. Tipos de brocas: a broca é um acessório indispensável para o funcionamento da furadeira. Fonte: Locadora Equiloc

Qual a importância de escolher o tipo de broca correta?

Há diversos tipos de brocas no mercado e as diferenças significativas dessas brocas estão no tamanho e no formato do corpo e da ponta, que permitem que a peça se adapte a diferentes superfícies (madeira, concreto, ferro, vidro) e realize furos com diâmetros distintos.

Por isso, escolher os tipos de brocas correto faz toda a diferença no resultado final do trabalho, que inclui a segurança (uso de EPIs), a facilidade do trabalho e o acabamento final da superfície perfurada pela broca.

Veja também: Tipos de Chave: 9 Tipos Mais Usados e Suas Funções

Tipos de brocas: existem diferenças significativas no tamanho e no formato do corpo e da ponta das brocas. Fonte: NAG Abrasivos

2. Tipos de brocas: existem diferenças significativas no tamanho e no formato do corpo e da ponta das brocas. Fonte: NAG Abrasivos

Quais os diferentes tipos de brocas? 

Os diferentes tipos de brocas foram desenvolvidas para perfurar os mais diversos tipos de materiais. Não é à toa que existem tipos de brocas para madeira, tipos de brocas para metal, tipos de brocas para concreto e tipos de brocas para vidro. Confira abaixo uma lista com 11 tipos de brocas mais usados em reformas e construções.

  1. Broca de 3 pontas
  2. Broca escariadora
  3. Broca chata
  4. Broca serpentina
  5. Broca forstner
  6. Broca de pua
  7. Broca escalonada
  8. Broca de aço rápido
  9. Broca de vídea
  10. Broca SDS
  11. Broca para vidro

Tipos de brocas para madeira

Para atender as necessidades e expectativas de quem trabalha com marcenaria, existem no mercado diversos tipos de brocas para madeira. Confira abaixo alguns desses modelos.

Broca de 3 pontas

Também chamada de broca de aço carbono, ela é indicada para perfurar diversos tipos de madeira e é fabricada, normalmente, em aço carbono. Esse material confere à broca maior resistência ao calor gerado pela perfuração da madeira. A broca de 3 pontas, como o próprio nome já diz, é composta por 3 pontas na extremidade as quais oferecem maior firmeza durante as etapas de perfuração.

Tipos de brocas para madeira: a broca de 3 pontas é também chamada de broca de aço carbono. Fonte: Marceneiro Expresso

3. Tipos de brocas para madeira: a broca de 3 pontas é também chamada de broca de aço carbono. Fonte: Marceneiro Expresso

Broca escariadora

A broca escariadora, também conhecida como broca com escareador, faz parte da lista de tipos de brocas para madeira. Esse modelo de broca é indicado para escarear (alargar) furos na madeira. Normalmente esses tipos de brocas são usados na hora de realizar rebaixos ou chanfros nos furos, permitindo que a cabeça do parafuso fique embutida na superfície.

Tipos de brocas para madeira: a broca escariador é também conhecida como broca com escareador. Fonte: Mercado Livre

4. Tipos de brocas para madeira: a broca escariador é também conhecida como broca com escareador. Fonte: Mercado Livre

Broca chata

A broca chata, que também faz parte da lista de tipos de brocas para madeira, possui uma grande variedade de tamanhos. Esses tipos de brocas são usados para fazer furos ou rebaixos com diâmetros maiores, ou seja, a peça é indicada para furos que não precisam ter um acabamento fino. Vale mencionar que esses tipos de brocas possuem uma capacidade de perfuração acima de 20 cm.

Tipos de brocas para madeira: a broca chata é indicada para furos que não precisam ter um acabamento fino. Fonte: Tudo na Mão Acessórios Para Móveis

5. Tipos de brocas para madeira: a broca chata é indicada para furos que não precisam ter um acabamento fino. Fonte: Tudo na Mão Acessórios Para Móveis

Broca serpentina

A broca serpentina tem esse nome devido ao seu formato ser em espiral e com uma ponta parecida com um parafuso. Esses tipos de brocas são perfeitos para quem deseja realizar furos profundos, rápidos e com perfeição no acabamento, já que seu formato em espiral evita a presença de lascas e arestas na superfície da madeira perfurada.

Veja também: Cama Multifuncional: Use Móveis Inteligentes e Otimize Espaço no Projeto

Tipos de brocas para madeira: a broca serpentina tem formato em espiral e ponta parecida com um parafuso. Fonte: Casa das Furadeiras

6. Tipos de brocas para madeira: a broca serpentina tem formato em espiral e ponta parecida com um parafuso. Fonte: Casa das Furadeiras

Broca forstner

A broca forstner também faz parte da lista de tipos de brocas de madeira. Esse modelo de broca é muito usado para fazer furos e rebaixos com diâmetros maiores. Seu formato circular traz mais firmeza para as etapas de perfuração, o que resulta em um maior equilíbrio das forças na hora de manter a posição desejada do furo. Normalmente esses tipos de brocas são usadas na instalação de dobradiças de caneco, presente na estrutura da maioria dos armários.

Tipos de brocas para madeira: a broca forstner é muito usada na instalação de dobradiças de caneco. Fonte: Ferramentas Kennedy

7. Tipos de brocas para madeira: a broca forstner é muito usada na instalação de dobradiças de caneco. Fonte: Ferramentas Kennedy

Broca de pua

A broca de pua também pertence ao grupo dos tipos de brocas para madeira. No entanto, para usar a broca de pua é necessário ter em mãos o arco de pua (antiga ferramenta manual, utilizada para fazer furos em madeira). Para que a pessoa consiga realizar um furo grande, de qualidade e com bom acabamento é necessário empregar muita força no equipamento.

Tipos de brocas de madeira: para usar a broca de pua é necessário ter em mãos o arco de pua. Fonte: Mercado Livre

8. Tipos de brocas de madeira: para usar a broca de pua é necessário ter em mãos o arco de pua. Fonte: Mercado Livre

Tipos de brocas para metal

Mais do que conhecer os diferentes tipos de brocas para metal que existem no mercado é fundamental ficar de olho na velocidade recomendada pela fabricante do equipamento de perfuração. Como dica, procure sempre usar uma velocidade menor para não correr o risco de queimar a broca e perder seu fio de corte da peça.

Broca escalonada

A broca escalonada, faz parte da lista de tipos de brocas para metal, e tem esse nome devido ao seu formato ser cônico e com degraus. Esse tipo de broca é muito usada para realizar furos em chapas de metal. A broca escalonada apresenta um excelente acabamento com pouco aquecimento.

Tipos de brocas para metal: modelo de broca escalonada de 4 a 32. Fonte: Palácio das Ferramentas

9. Tipos de brocas para metal: modelo de broca escalonada de 4 a 32. Fonte: Palácio das Ferramentas

Broca de aço rápido

A broca de aço rápido que pertence ao grupo de tipos de brocas para metal, possui um formato helicoidal e uma haste cilíndrica. Como sua estrutura é feita de puro aço, confere a broca alta precisão nas perfurações, ou seja, mesmo com o aumento da temperatura provocada pelo atrito da perfuração, a capacidade de corte da broca não é prejudicada.

Tipos de brocas para metal: a broca de aço rápido possui um formato helicoidal e uma haste cilíndrica. Fonte: Loja do Mecânico

10. Tipos de brocas para metal: a broca de aço rápido possui um formato helicoidal e uma haste cilíndrica. Fonte: Loja do Mecânico

Tipos de brocas para concreto

Agora se você procura por tipos de brocas para concreto, saiba que no mercado existem modelos específicos para esse tipo de superfície. Os tipos de brocas de concreto são desenvolvidos com ligas mais duras do que aquelas que são usadas nas brocas de madeira. Vale mencionar que os tipos de brocas para concreto tem a capacidade de perfurar concreto, cerâmica e mármore.

Broca de vídea

A broca de vídea, também conhecida como broca de metal duro, também faz parte da lista de tipos de brocas para concreto. Esses tipos de brocas são indicadas para perfurar materiais resistentes como concreto, mármore e granito. Vale comentar que como a broca de vídea apresenta formato de flecha (mais larga que o corpo da broca), evita que o cavaco gerado durante a perfuração trave a broca dentro do furo, o que traz agilidade e rapidez no trabalho.

Veja também: Cozinha de Alvenaria: Veja Dicas Profissionais + 23 Ideias de Cair o Queixo!

11. Tipos de brocas de concreto: a broca de vídea. Fonte Casa do Serralheiro Máquinas

Broca SDS

Esses tipos de brocas são divididos em: SDS MAX (usada para marteletes superiores a 4 kg) e SDS PLUS (usada em marteletes de até 4 kg). Esses tipos de brocas são indicadas para perfuração em superfícies como concreto, mármore, granito e tijolo. Vale destacar que esses tipos de brocas são mais resistentes que as brocas comuns, já que apresentam um sistema de encaixe especial na furadeira que previne possíveis deslizes da peça na superfície.

Tipos de brocas de concreto: a broca SDS é dividida em SDS MAX e SDS PLUS. Fonte: Magazine Luiza

12. Tipos de brocas de concreto: a broca SDS é dividida em SDS MAX e SDS PLUS. Fonte: Magazine Luiza

Tipos de brocas para vidro

O vidro é um material bastante delicado, por isso existe no mercado uma broca específica para que seja possível realizar a sua perfuração, chamada de broca diamantada. A broca diamantada como o próprio nome já diz se trata de uma peça com revestimento de diamante. Esse revestimento por sua vez traz maior qualidade para as etapas de acabamento do furo, já que a dureza elevada do diamante traz mais firmeza na perfuração de materiais mais duros. Vale mencionar que além do vidro, a broca diamantada também é usada para perfurar outros materiais como mármore, granito e porcelanato.

Veja também: O Que é Vidro Fantasia? Conheça os Tipos, Benefícios e Aplicações

Tipos de brocas para vidro: modelo de broca diamantada. Fonte: Palácio das Ferramentas

13. Tipos de brocas para vidro: modelo de broca diamantada. Fonte: Palácio das Ferramentas

Agora que você já sabe quais são os tipos de brocas mais usados, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Conheça os 10 Tipos de Buchas Mais Usados e Suas Aplicações” e conheça de perto 10 tipos de bucha para parede mais usados e suas aplicações.

Comentários

comentários em "11 Tipos de Brocas Mais Usados: Saiba Qual Modelo Usar"